Fiscalização fechou bares que funcionavam na madrugada de domingo (Fotos Divulgação GM)
Parte da população caxiense está desrespeitando o decreto municipal que proíbe a circulação em parques e o funcionamento de bares. Mesmo fechados, parques foram acessados, o que motivou ação mais intensa da Guarda Municipal, que dispersou o público e pediu para que voltasse para casa.
Ecoparque, Jardim Botânico e Parque Cinquentenário estão fechados desde meados de março, justamente para evitar aglomerações. No Jardim Botânico, as pessoas entraram por acessos secundários. Houve registro de aglomerações também nos parques da Lagoa do Desvio Rizzo e dos Macaquinhos, no Centro, assim como em praças de bairros.
Na madrugada de domingo, 5, a Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, com apoio da Guarda Municipal, lacrou e cassou o alvará de dois bares por descumprimento do decreto municipal de prevenção e combate ao coronavírus. Um bar, localizado no Bairro De Zorzi, tinha 40 pessoas. Após, também por denúncia, foi fechado outro estabelecimento, no Bairro Pio X, com 10 clientes.
Desde o início da campanha “Todos contra o Coronavírus” e a publicação de decretos, a comunidade foi informada para, principalmente, evitar sair de casa e aglomerações. As atividades de bares estão suspensas desde 18 de março. A abertura de bares é uma das principais denúncias no Alô Caxias e via contatos da SMU.
No final de semana estes canais receberam 270 ligações, sendo 84 com denúncias de bares abertos e pessoas nos parques e praças da cidade. O secretário João Uez reforça a importância de os proprietários colaborarem, pois caso contrário terão que pagar multa por descumprimento do decreto. "As pessoas têm que se conscientizar que o momento é de ficar em casa, em isolamento”, assinalou.
Mesmo fechado, Jardim Botânico foi acessado por moradores
Secretaria registra sete casos confirmados em dois dias
Mais sete casos de Covid-19 foram confirmados no final de semana, em Caxias do Sul, que totaliza agora 24 registros. A metade envolve profissionais da área da saúde. Dos confirmados, nove estão curados. A Secretaria Municipal da Saúde também registra 80 casos suspeitos e 89 descartados, mesmos números da sexta, 3.
Também houve a notificação de duas mortes. No domingo, 5, a de um homem de 65 anos, que foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte com problemas respiratórios graves. Houve coleta de material, que foi enviado ao Lacen/RS para análise. No sábado, faleceu um paciente, de 77 anos, morador de Farroupilha, e que estava internado na unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Saúde. O Lacen ainda não divulgou o resultado do exame.
Do total de pacientes notificados, 10 estão internados em UTis, sendo quatro positivos e seis suspeitos. Ainda há oito hospitalizações, um confirmado e sete suspeitos. De acordo com a Secretaria da Saúde, a taxa de ocupação dos leitos em UTI SUS é de 85%, considerando que Caxias do Sul é retaguarda deste serviço para mais 48 municípios.