Início Coronavírus EPICOVID-19 tem nova fase de testes

EPICOVID-19 tem nova fase de testes

Tempo de leitura: < 1 minuto

A 7ª etapa de testes da Universidade Federal de Pelotas para identificar a presença da Covid-19 na população gaúcha ocorre neste final de semana e segunda-feira (15 a 17). O estudo EPICOVID-19-RS, sob coordenação do Instituto Pesquisas de Opinião, entrevistará cerca de 4,5 mil pessoas nesta etapa, como nas anteriores, em nove municípios gaúchos.

Em Caxias do Sul, 500 pessoas serão testadas de forma aleatória. Como feito nas demais fases, a equipe realiza uma entrevista e aplica teste rápido para detectar quem já teve contato com o coronavírus. A pesquisa busca estimar o percentual de gaúchos infectados com o vírus e determinar o de infecções assintomáticas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados e analisar a evolução quinzenal da prevalência de contaminados no estado em um período de 45 dias.

Também fornecerá estimativas do percentual de infectados, permitindo cálculos da letalidade da doença e estimando a sensibilidade e a especificidade do teste rápido. Serão testadas e entrevistadas, ao todo, 18 mil pessoas no estado. O estudo também está sendo aplicado no restante do país.

ATUALIZAÇÃO DA DOENÇA

Os dados atualizados pela Secretaria Municipal da Saúde apontam para 4.171 casos positivos para Covid-19, dos quais 70 confirmados nesta sexta. Do total, estão recuperados 3.251 pacientes. Dentre os ativos, 798 encontram-se em recuperação em casa; 33 em enfermaria e 20 em unidades de terapia intensiva (UTI). Há 95 pacientes aguardando resultados e 31.452 exames foram considerados negativos. Com mais duas mortes confirmadas na sexta, a cidade totaliza 69 vítimas fatais. Os novos registros são de duas mulheres, de 53 e 60 anos, ambas hipertensas e diabéticas. A ocupação de leitos de UTI pelo SUS era de 76%, na sexta, com 56 unidade em uso. Na rede privada, eram 58 leitos e 70% de ocupação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido