Em meio à pandemia do novo coronavírus pelo mundo, uma das grandes dúvidas está na diferença entre quarentena e isolamento. De acordo o Ministério da Saúde a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado.
A medida é um ato administrativo e quem determina o tempo são essas autoridades. “A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, diz o documento do Ministério da Saúde.
ISOLAMENTO – Já o isolamento serve para separar pessoas de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito também em hospitais.
Segundo a norma do Ministério da Saúde o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais. Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.
“O isolamento é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas”, orientou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Já a quarentena é uma medida obrigatória. Ambas são medidas de saúde pública consideradas fundamentais para o enfrentamento da pandemia e Covid-19.
HIGIENE – Para evitar a disseminação do vírus, recomenda-se medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão com bastante frequência, evitar de tocar o rosto sem que as mãos estejam limpas. Se precisar sair de casa, ir ao mercado, por exemplo, concentre-se em usar a mão não dominante para tocar nas coisas (se por ventura você espirrar será automático levar a mão dominante à boca). Quando tossir, faça no braço (cotovelo). Quando não puder lavar as mãos, utilize álcool em gel (foto).
Fonte: Agência Brasil