A família de Denis da Silva, 35 anos, está aflita com o agravamento do quadro clínico dele. Ele precisa de uma UTI para o tratamento de Covid-19 e transferência está demorando para acontecer. A família é de Gramado e Denis está cumprindo pena na Penitenciária de Charqueadas, onde contraiu a doença.
A irmã de Denis, Lumah Moreira, procurou a reportagem para expor a situação no intuito de apressar a transferência dele para um leito de UTI Covid. “Ele foi transferido de Canela para Charqueadas e já desenvolveu diversas doenças como tuberculose, mas nunca teve tratamento adequado. Agora, nessa pandemia, ele contraiu o vírus no presídio. Ele está no hospital de Charqueadas com um balão de oxigênio e sem previsão de leito. Também já foi necessário colocar uma sonda para ele conseguir urinar, pois os rins estão comprometidos e ele está inchando cada vez mais. A família quer que ele melhore logo e volte para o presídio para cumprir sua pena. Apenas não queremos que ele morra por descaso”, contou.
A irmã confirma que os órgãos de saúde foram procurados e a resposta foi que a Central de Regulação de Leitos do Estado aguarda uma vaga para transferência de Denis, já que os leitos de UTI em Charqueadas estão lotados. “Como ele é um detento, não estamos pedindo que passem a mão na cabeça dele, apenas o que é de direito de todo cidadão, que é um tratamento adequado. Existe julgamento e preconceito por ele ser presidiário, mas por trás tem uma família que está desesperada. Nossa mãe está sofrendo muito com isso. Ele tem filhos. Precisamos de ajuda”, complementou. Denis está hospitalizado desde domingo e desde então seu quadro clínico se agrava a cada dia.
“A gente considera que a condição dele é bem séria. Em maio e junho fizemos uma videoconferência com ele e a assistente social e percebemos que se ele está com 40 quilos é muito. Então agora o quadro é bem mais sério, ele está bem debilitado, tem tuberculose, sofre de depressão, mais a Covid, é uma série de agravos, ele precisa ser transferido”, destacou a irmã.