GRAMADO – O prefeito Nestor Tissot falou em vídeo publicado no Facebook neste domingo (21) que ficou insatisfeito com as novas regras da cogestão anunciadas pelo governador Eduardo Leite na sexta-feira (19). Nestor disse que levará um documento ao governo estadual, explicando as diferentes características que a cidade possui.
“É uma cidade que tem poucas indústrias e as que existem estão direcionadas para o turismo. 90% da nossa economia é turística. Nossa atividade econômica está praticamente parada há um ano. A prefeitura está quebrada. Não tem mais recurso. […] O prefeito está de mãos amarradas e não pode fazer nada, a não ser seguir os protocolos do governo do estado”, explicou.
Novo esquema de vacinação
No vídeo, Nestor Tissot comentou ainda que o Governo Federal orientou ontem (20) estados e municípios a aplicar todos os imunizantes como primeira dose. Não será mais necessário reservar metade do lote para a segunda dose. A ação é uma tentativa de acelerar a vacinação.
“Então, acreditamos que na próxima semana teremos o dobro de vacinas já chegando em nossa cidade, como também em todos os municípios”, comemorou Nestor.
De acordo com o Ministério da Saúde, as mudanças de orientação acontecem porque a expectativa é começar a receber doses semanais da Fiocruz. A Fundação já entregou na semana passada um lote de imunizantes fabricados no Brasil, com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.
A estratégia foi definida considerando o prazo maior para a aplicação da segunda dose da vacina da Fiocruz, que possui um intervalo de 12 semanas entre elas, facilitando o cumprimento do esquema vacinal em locais de difícil acesso.
Assista ao vídeo completo aqui.