InícioCoronavírusCaxias confirma 30 surtos da doença

Caxias confirma 30 surtos da doença

Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde o início da pandemia do coronavírus, Caxias do Sul registrou 30 surtos, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde. Desses, 25 estão ativos e cinco foram encerrados. A maioria tem número baixo de pacientes positivos, entre dois e nove casos por local, sendo os maiores com 437, 66 e 49 casos.

Segundo a norma técnica nº 15 da Secretaria Estadual da Saúde, o surto ocorre quando há, pelo menos, dois casos suspeitos ou confirmados, em ambientes de longa permanência, com vínculo de até 14 dias entre as datas de início dos sintomas. O surto é caracterizado em empresas sem atendimento direto a público externo, instituições de longa permanência de idosos, clínicas de repouso, população albergada, unidades prisionais e dormitórios coletivos, entre outros. 

Pelos dados da secretaria, 744 pessoas foram contaminados nestes surtos. Em indústrias alimentícias ocorreram quatro casos, com 470 pacientes. A maioria foi registrada na unidade de Ana Rech do frigorífico da JBS. Indústrias de transformação, como têxteis, plástico, metalmecânico e automotivo, respondem por 19 surtos e 178 funcionários positivos. Na penitenciária do Apanhador foram 66 confirmações em um caso e, em instituições de cuidados a idosos, mais três, com 23 exames positivos. Em fábricas/comércio ocorreram mais três surtos e sete contaminações.

DEMORA NA LIBERAÇÃO DE LAUDOS

O prazo de 10 dias para obtenção dos laudos de diagnóstico dos testes do tipo RT-PCR para Covid-19 deve-se ao fato de o Ministério da Saúde não ter enviado kits de reagentes extratores suficientes para realizar o procedimento no Laboratório Municipal de Caxias do Sul. O esclarecimento foi prestado na tarde de quarta (19) pela Secretaria da Saúde, com a informação adicional de que isto tem exigido o envio de todas as amostras ao Lacen, laboratório do Estado, em Porto Alegre.

A secretaria informa ter solicitado ao ministério 15 kits, mas recebeu apenas sete. Cada kit possibilita a realização de 94 testes. Os insumos são os mesmos para testagens de HIV e HCV, os quais não podem ser suspensas devido ao programa do ministério. Em 5 de agosto, o equipamento responsável pela execução do procedimento estragou. O representante da empresa fez a troca da peça no dia 14. A secretaria garante solução assim que o ministério enviar mais kits à cidade.

ATUALIZAÇÃO

Após dias seguidos com vítimas fatais, que somam 78 desde o início da pandemia, nesta quarta não houve registro de mortes em Caxias do Sul. Já o número de casos confirmados segue em forte alta. Na quarta foram mais 118, elevando o total para 4.590. Destes, 3.556 estão recuperados. Dos ativos, 902 encontram-se em isolamento domiciliar, 342 em enfermaria e 22 em unidades de terapia intensiva (UTI). No aguardo de resultado de exames há 270 pessoas. Foram descartados 33.875 exames e registrados 78 óbitos. A ocupação de UTI pelo SUS é de 73%, com 53 leitos em uso. Na rede privada, são 67 leitos ocupados, equivalente a 81%.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido