Pacientes com coronavírus ficam separados dos demais atendidos na UPA (Foto Emanuele Nicola, Divulgação)
A entrega da primeira fase dos leitos de isolamento junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, foi realizada no sábado (4). A ação integra o planejamento contra o coronavírus e visa criar espaços para receber pacientes diagnosticados com a doença. A obra foi realizada por meio de parceria entre a Prefeitura e sociedade civil, representada pelo Centro da Indústria e Comércio, ASCON Vinhedos várias entidades e voluntários.
De acordo com o coordenador dos médicos da UPA, Rafael Massutti, são oito leitos isolados, com ventiladores e equipamentos para infusão de medicamentos, entre outros. "Este é um espaço importante, pois teremos suspeitos e confirmados separados com qualidade e suporte para manutenção de vida. Isto possibilita que tenhamos uma área da UPA isolada dos outros pacientes, deixando um espaço livre de contaminação e outro para o Covid-19", destaca.
Responsável pela obra, Milton Milan destacou que o trabalho foi feito em tempo recorde. "A necessidade de mais este espaço surgiu há 10 dias, e conseguimos construir com toda estrutura necessária". Ao mesmo tempo, houve reorganização interna da UPA. "Este espaço será um diferencial para a cidade. Com os oito leitos de isolamento, já conseguiremos atender pacientes, desafogando o Hospital Tacchini, que hoje está com a estrutura cheia. No momento, contamos com 20 leitos de UTI, mais 10 que serão entregues pelo hospital. E a UPA tem seis leitos de isolamento”, destacou o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
O prefeito Guilherme Pasin anunciou que ao longo desta semana será apresentada a segunda fase do projeto. “Estes oito leitos já representam a conclusão de uma obra realizada a muitas mãos, com voluntários, poder público, sociedade civil e empresários. Esperamos não precisar utilizar toda estrutura, mas estaremos preparados", assinalou.
Primeiro óbito na cidade
No domingo, 5, o Comitê de Atenção ao Coronavírus registrou a morte de um homem com suspeita da Covid-19. O foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Porto Alegre. O município totaliza 12 casos confirmados e 344 suspeitos. Em unidades de tratamento intensivo há dois positivos e seis suspeitos; em isolamento hospitalar, um positivo e oito suspeitos; e em domicílios, nove confirmados e 330 suspeitos.
Decreto limita uso do take-away
A Prefeitura de Bento Gonçalves publicou no domingo, 5, em edição extra do Diário Oficial, um acréscimo ao decreto 10.488/2020, que estabelece e elenca uma série de medidas, restrições e proibições a serem tomadas por toda a população. A medida limita o uso do take-away para produtos exclusivamente de alimentação, saúde e higiene, alinhando-se ao novo regramento do Estado publicado na sexta à noite, 3. A decisão foi tomada a partir de uma construção junto ao Ministério Público local e o Procurador Geral de Justiça.
Por take-away, de acordo com o texto, compreende-se a atividade de retirada de produtos exclusivamente de alimentação, saúde e higiene, adquiridos previamente, por meio eletrônico ou telefone, com hora marcada. O ingresso de clientes no estabelecimento comercial ou a formação de fila seguem proibidos. O comércio em geral deve permanecer fechado até o dia 15 de abril.
Também foram feitas alterações para serviços de pet shops, lavanderias e lavagem de carro, que ficam autorizados a funcionar mediante agendamento, e desde que os profissionais adotem o uso de máscara e luvas descartáveis, além da higienização dos equipamentos para cada atendimento. Porém, devem manter as portas fechadas. Outra modificação é a determinação do horário de funcionamento dos restaurantes até às 22h. Também foram liberadas duas atividades com foco especifico na saúde, pilates e fisioterapia, mediante indicação de profissional e agendamento.