
Quero me associar à Câmara de Vereadores pela homenagem oferecida a mais quatro veteranos da segurança pública, na noite de ontem (matéria nesta edição). Pela profissão conheço todos, eis que sempre colaboram com a imprensa prestando os esclarecimentos a serem repassados à sociedade. Mas, peço licença aos demais para me referir à Jandira da Silva Guizardi. A conheço desde 1996, ano que iniciei no jornalismo e ela estava lotada na Delegacia de Nova Petrópolis. A ela e seu esposa Walter, que foram colegas lá e depois aqui em Gramado, e sempre nos trataram com todo o respeito e atenção, meu muito obrigado e meus parabéns. Caminhamos juntos este tempo todo e que seja assim até quando Deus quiser.

O Maior hotel do RS
Durante o Festuris, sexta, o governador do Estado, Eduardo Leite, participou do lançamento de um empreendimento importante para o município, o Aquarium Gramado, com projeção de investimento na monta de R$ 100 milhões. Já ontem o governador em exercício, Gabriel Souza, esteve na cidade para o lançamento da pedra fundamental do Hidros Gramado, que é para ser, conforme disse, o maior hotel do Brasil, com 870 quartos e 378 milhões de reais investidos.

Revelação
Em sua fala no lançamento da Pedra Fundamental do Hidros, o governador em exercício, Gabriel Souza, reconheceu o presidente do PP local, Márcio Coracini (vídeo postado nas redes sociais do Integração) pelo nome e função no protocolo e fez uma ressalva: “Quero saudar o Márcio, que eu vi aqui no protocolo que é o presidente do Progressistas, mas eu quero lhes dizer que eu o conheci, há anos atrás, na Juventude do MDB, lá de Cruz Alta”. Na foto, conversam, durante o coquetel, o Governador, Coracini e o secretário de Governança de Gramado, Germano Junges.
Junges em Canela?
Durante a campanha membros da campanha vencedora davam como certa a ida para lá, em caso de vitória, que se confirmou, do secretário de Governança de Gramado, Germano Junges, afim de fazer os melhores projetos para o município e captar recursos da união para a execução.
Está livre e desimpedido
Falei sobre isso ontem com o Germano. Em tom de ironia disse que Canela nem tem uma secretaria de Governança. E acrescentou que se vierem a criar uma e o convidarem, não tem impedimento legal em aceitar, mas que até aqui não há nada acordado neste sentido.
Secretaria de Governança
Não é à toa que Gramado consegue captar recursos federais através de emendas parlamentares e de ministérios. Segundo explicou Junges, a secretaria está muito bem estruturada, contando com 14 servidores: 3 eng. Civil; 1 eng. Eletrecista, 1 eng. Agrônomo, 1 eng. Orçamentista; 04 arquitetos; 1 eletrotécnico; 2 Administrador de Empresa e uma secretária. A maioria concursados. O custo anual da folha deste time gira em torno de 1,5 milhão. Logo, a captação passa a ser uma necessidade, e uma obrigação. Assumir este risco, só políticos corajosos e confiantes nos seus contatos e articulações.
Canela está disposta a isso? Tenho dúvidas. Quanto ao Junges ir ou não, a mensagem final dele é a seguinte: “Só Deus sabe. Nunca e jamais são palavras que não existem no meu vocabulário”.
Até agora, nada
Fato é que já estamos há 40 dias da eleição e nenhum nome foi oficializado pelo prefeito eleito de Canela. Enquanto isso o presidente dos Estados Unidos começou a anunciar os nomes no dia seguinte do pleito, isso que só assume dia 20 de janeiro. Claro que temos que guardar as proporções, mas dependendo do ângulo que se olha, Canela é que teria que correr mais rápido, visto a resposta das urnas. Uma lampana daquelas sugere que a população está ávida por mudanças e obviamente merece saber como a coisa está se desenhando.
Saúde, Turismo e Educação
São estes os três setores que a oposição usou com mais força para oferecer a esperança de uma grande mudança, a partir de janeiro. As altas críticas ao Turno Integral das escolas (crianças amontoadas) geraram uma expectativa que só um ótimo secretário pode liderar a reviravolta necessária.
Da mesma forma com os eventos, que penaram muito no período pós Caritas e certamente aceleram os batimentos do empresariado, especialmente do trade turístico. Quem é o líder certo para esta retomada toda?
Na saúde o atendimento do HCC e dos postos gera tensão diária na população mais pobre. As falas ácidas dos vereadores do PDT e do PSDB, que agora serão situação, foram frequentes, e inclusive se mantém. Qual o desenho para esta secretaria e para o Hospital?
Sinal amarelo
Nestes dias pós eleição de Canela, os vereadores da atual situação têm dito, algumas vezes, em respostas às críticas da oposição, que logo ali, em janeiro, vai melhorar. A vereadora Carmen foi na tribuna manifestar sua preocupação com isso na sessão de segunda. Para ela, isso coloca um peso muito grande nas costas do novo gestor, pois a população cria uma expectativa elevada. Ora, esta expectativa já foi colocada nas urnas, vereadora. A sociedade está ávida por um novo governo e não pode começar a se frustrar antes mesmo do novo governo começar.