
Sábado, dia 12, o Parque Vila da Mônica completou dois anos da sua inauguração. Fui lá curtir com meu neto, de um ano e um mês. Ou seja, tão pouco tempo e o meu gurizinho que ainda nem tinha sido concebido agora já estava definindo os brinquedos que mais gosta e até o horário para irmos para casa. Sob esta ótica, como pode tanta coisa acontecer em tão pouco tempo. Ou será que não é pouco tempo? Enfim, foi um dia muito especial para todos os envolvidos no Parque, como explicou a CEO da Vila da Mônica, Manu da Costa Moschem. Acrescento, Manu, que foi um dia muito importante para todos nós. É um empreendimento incrível que acrescenta muito à região. Muito além dos fatores econômicos, pura e simplesmente. Eu vi o sorriso das pessoas que estavam lá, digo pessoas, porque é sem limite de idade. O Matteo, com um ano e um mês, que nunca viu TV, ficou fissurado, imagina este cinquentão que tanto leu e assistiu a tulminha… Como homenagem a todos lá da Vila, reproduzo a capa da edição do dia 14 de outubro de 2022, que noticiava a abertura do parque. Até aqui certamente foi dureza, pandemia, eleição presidencial, agora as enchentes, enfim, dois anos turbulentos em termos econômicos, mas o parque vai ter uma vida muito longa e muito saudável, como o criador da Tulminha, Maurício de Souza, que aos 89 anos esbanja saúde e motivação, como disse a Manu em sua fala.
Na foto, este chacareiro, sua esposa Ivanir e o neto Matteo, a dona do parque, Manu, sua cunhada Elisa Moschem e sua sogra Jessi.

Faltam sete dias
Para o Natal Luz, 10, mas para a volta das operações do Aeroporto Salgado Filho, sete. Na próxima segunda-feira, dia 21, às 8h10, chega o primeiro voo, de São Paulo. A Secretaria de Turismo de Gramado está se organizando, juntamente com empresários locais e a secretaria de Turismo do Estado, para recepcionar os primeiros voos, como forma de boas-vindas e para demonstrar a importância de todo o país olhar para a região com um pouquinho mais de carinho, neste momento de reconstrução. O Salgado Filho está fechado desde maio. A Prawer Chocolates, conhecida como a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil, entregará mil barras de chocolates aos primeiros mil passageiros que desembarcarão. Os viajantes dos primeiros 4 voos terão essa recepção especial e, provavelmente, surpreendente, que vai simbolizar o quanto estamos felizes. Seremos, de ora em diante, ainda mais amáveis com os nossos visitantes, e simpáticos como o José Augusto Freiberger, garoto propaganda da Prawer (foto), não tenho dúvidas. É nas horas difíceis que se aprende a importância do que já nem nos chamava a atenção, às vezes até incomodava.
