O sentimento de angústia reside naquele bairro e ainda não sabemos quando isso irá mudar. O relato dos vereadores na última sessão é preocupante, citando que os moradores se sentem desamparados. Para quem não se recorda aquela localidade foi uma das maiores afetadas pelo temporal do dia 17 de novembro, onde centenas de moradores tiveram que deixar suas residências por riscos de deslizamento. O relato que mais me desconfortou foi o que trouxe o presidente da Câmara, Cícero Altreiter (MDB), descrevendo que os moradores sentem medo de estarem em suas casas, seja quando uma chuva ou vento forte se iniciam. Até o barulho das raízes das árvores se escuta. Imaginem essa situação…
Fomos atrás
O Integração foi atrás dos contribuintes para elucidar essas situações, mas os moradores preferem falar somente na semana que vem, quando a reportagem prepara um matéria especial com todos os envolvidos, incluindo a Prefeitura, para esclarecer o que, de fato, se passa por ali.
Duas questões: primeiro faço coro ao que disse o Ike Koetz (PP), a situação não pode ser utilizada como palanque político, seja do interesse de A ou B, o caso é muito grave para tratar com tanto “interÉsse”. Segundo, aqueles moradores merecem atenção. Algo assim não pode ser tratado da forma que está. Só pelo fato deles se sentirem desamparados e angustiados já acende o alerta. Não precisa mais do que estes sentimentos para esclarecer e informamos o que está acontecendo para os principais interessados: os moradores.
Trânsito
Outra fala que me chamou a atenção foi a do Rodrigo Paim (MDB), reclamando de mais um repasse para a empresa responsável pelo transporte público em Gramado. De acordo com o vereador, o serviço não é bom, porém não para de receber repasses é mais repasses. “Deem para Gramado o Transporte que o município merece”, disse. Ele ainda afirmou que a pasta de Trânsito, na figura do secretário Tiago Procópio, teria revelado que uma licitação para prestação do serviço seria lançada, o que até o momento não ocorreu.
O Integração recebe, na semana que vem, o secretário de Trânsito, Tiago Procópio, que vai esclarecer estas e outras questões sobre a pasta.
Falando nisso…
Que fim levou a faixa de segurança iluminada entre a Av. das Hortênsias e a Borges de Medeiros? Um protótipo foi apresentado, mas o diagnóstico dado pela Secretaria é de que não funcionou. De fato, não saiu do jeito esperado. Eu fui uma das vítimas, como motorista, esperando que os pedestres apertassem e eles esperando que eu descesse do carro para apertar para eles. Enfim, mais uma situação que poderá ser esclarecida.
Ligação Prinstrop-Piratini
O cenário é assustador. Não me entendam mal, assustador para quem esteve lá no dia que a obra foi anunciada e nesta semana. O progresso é assustador. Não é uma coisa ruim. Era um terreno de grama bem verde, entre o condomínio Alphaville e o mato, que deu um lugar a uma grande cratera. A vista é impressionante, chegando ao final se tem um visual magnífico (foto) que poderá ser conferido também quando a obra estiver pronta. O ponto é que não sabemos quando ficará, já que a intervenção está suspensa.
Festa da Colônia
A melhor época do ano começa na próxima quinta, quando o Expogramado se torna o caminho para os moradores e visitantes que querem apreciar os produtos coloniais da nossa cidade. O Expogramado recebe diversas famílias produtoras que irão apresentar saquinho que foi produzido durante o ano todo aos moradores e visitantes de Gramado. Não sei vocês, mas a Festa da Colônia traz mais alegria para as ruas, (principalmente para quem sobe a rua do Expo e começa a sentir o cheirinho das cucas, pães, bolinhos de batata e etc). Mas não é só isso, a festa também tem programação cultural que vai animar a ‘gentarada’, de 25 de abril até 12 de maio.