TRABALHO COM PRAZER

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dia desses ouvi este comentário, em uma dessas rodas de conversa que se formam naturalmente, onde pessoas se encontram: “O Remi foi a pessoa mais trabalhadora que conheci”.O referido era o seu Remi Willrich e salvo engano foi proferida pelo ClaudiãoHoff. Nesta mesma ocasião, o Chicão do Canelinha e o Eduardo Rodrigues, o Chuchu, lembraram do seu Olício Pedroso, aposentado como ferreiro na empresa celulose e que continuou trabalhando em casa no mesmo ofício até falecer perto dos cem anos, podendo se encaixar no mesmo perfil do seu Remi.

Agora, com intuito de escrever uma crônica para o jornal e pela relevância que temas deste naipe tem para mim, lembrei-me de outro canelense, meu amigo já falecido acidentalmente há muitos anos. O referido, BalduinoGoether, era celeiro, trabalhava em couro com maestria e o que fosse possível fazer com a matéria, o Balduino fazia. Além de craque na profissão, era homem de trabalhar 18/20 horas diárias de segunda a segunda. Pronto. Relacionamos três feras fanáticas por trabalhar, conhecidas por nós.

Mas, o que motiva o ser humano a focar a sua passagem por este mundo no trabalho? Exclusivamente no trabalho? Em fazer da vida, sinônimo de trabalhar?

Há quem deseje ficar rico com o trabalho. Aos moldes de outros vícios, deve haver viciados em trabalhar. Talvez outros queiram apenas reconhecimento social, serem vistos como alguém útil na sociedade. Trabalhar por missão divina?

Existem os incansáveis. Nesta linha, conheci uma senhora que dizia ficar entristecida com a chegada dos finais de semana, pois a regra social e até os ensinamentos bíblicos determinam que se descanse ao menos um dia por semana. E ela não via essa necessidade.

Meu pai, que também trabalhou muito, mas tinha a sabedoria de saber dosar o labor, tinha uma observação sarcástica com relação ao pessoal do outro extremo, aos pouco chegados ao serviço. De forma eufemística dizia “este vai levar os ossos inteiros para o caixão”. Brincadeiras a parte, tudo na vida pode ser resumido por escolhas. Você que está lendo estes escritos deve estar se lembrando de outros virtuosos de suas relações com o perfil que falamos. Faça a sua lista.

Deve ser reconhecido que é algo muito bom ser lembrado como uma pessoa amiga do trabalho. Dignifica qualquer um.

 

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • O inicio do funcionamento do Banco do Brasil em Canela foi como posto de atendimento de Gramado em 1968, em prédio alugado, na rua Dona Carlinda. Em agosto de 1969 passa a ser agência. O cinquentenário da unidade mereceu comemoração de funcionários e clientes semana passada. Atualmente a realidade é outra, mas há 50 anos, município que quisesse se desenvolver tinha que dispor de uma agência do Banco. Praticamente era só ele que dispunha de recursos para financiar investimentos e projetos, principalmente na agricultura.Na época, a busca da agência para Canela motivou uma viagem de automóvel (Chevrolet Opala) ao Rio de Janeiro do então prefeito Henrique Spindler, Dr. Cléber Cunha Viana e Dr. José Batista.
  • Que venham as datas cívicas de Sete de Setembro – Independência e o 20 de setembro da Revolução Farroupilha. Um país e um estado necessitam destas comemorações.
  • Faz 12 anos, completados neste dia 27 que faleceu o ex-vereador João Maria da Silva aos 68 anos de idade. Foi vereador na nona legislatura 1983/1988 pelo PMDB.
  • Foi na noite do dia 26 de agosto de 2013, uma segunda-feira, para o dia 27 de agosto que aconteceu a última grande nevasca em nosso município. Chegou a acumular neve nas sarjetas.
  • O gaúcho Lupicínio Rodrigues,45 anos após a sua morte,mantém uma presença enorme na música brasileira.O compositor marca a MPB com pelo menos 15 clássicos. Não há quem não conheça Vingança, Cadeira Vazia, Felicidade, Esses moços, Nervos de Aço, Se acaso você chegasse, Loucura… Um gênio do Rio Grande.

 

O homem reza para obter o mal, como também reza para alcançar o bem. O homem está sempre com demasiada pressa”.

Corão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido