A apresentação das obras de contenção de danos, que ocorreu na terça-feira (23), no bairro Três Pinheiros, foi marcada pela tensão. Dezenas de moradores, que tiveram que deixar o bairro em novembro passado por conta dos riscos de rachaduras e deslizamentos, estiveram presentes, carregando medo e incertezas. Os contribuintes receberam explicações do prefeito Nestor Tissot e de Alexandre Nichel, da empresa Azambuja, que deverá realizar as intervenções. A tensão deu espaço para muita curiosidade daqueles moradores que começaram a enxergar um norte naquela apresentação. A curiosidade foi substituída novamente pela tensão quando uma chuva começou a cair. O ar pesou, o medo voltou. Só quem estava lá sentiu.
Alívio
Alexandre frisou por várias vezes que o solo não se movimentou mais desde novembro e tratou de tranquilizar os moradores. Obviamente, ele explicou que há risco, mas o panorama mostra que os moradores não devem se preocupar. No começo, conversei com alguns, que me disseram que estavam as cegas, sem um norte e temendo o que poderia acontecer, que a cada chuva ou vento o pavor se instalava. No final da reunião essa questão já era diferente, moradores animados e com perspectivas positivas.
Prioridade
Lá no encontro, Nestor ainda falou que o Três Pinheiros é prioridade e os moradores sentiram isso pela primeira vez. Concordo que eles não estão dentro das pastas e nos corredores do Executivo para saber como questão está andando e se sentem desamparados. Seis meses depois daquele susto, a Prefeitura faz o que deveria ter feito antes com os moradores, esclarecendo minuciosamente as frentes de trabalho. Demorou, mas aconteceu. Mas foi mostrado que a Prefeitura, em nenhum momento, parou de trabalhar para aqueles moradores. A matéria com valores e explicações sobre o assunto está na página 6.
Trânsito
Recebemos, nesta semana, o secretário de Trânsito de Gramado, Tiago Procópio, que falou sobre diversos temas acerca da pasta que comanda. Um deles o transporte público que deverá receber licitação após o mês de agosto. Procópio informou que uma empresa foi contratada para analisar o município e montar um projeto que irá para licitação adequado ao transporte público. Ele também ressaltou que os subsídios repassados para a Gramado Turismo são para manter a empresa responsável pelo transporte e não para investimentos em melhorias. A empresa seguidamente apresenta déficit orçamentário mensal. Confira a entrevista na página do Jornal Integração no Facebook.
Festa da Colônia
Já começou e a expectativa dos produtores está nos ares. Visitei essa semana alguns responsáveis por fazer essa festa, lá no interior, na Linha Bonita a família Rama me recebeu de braços abertos para contar sobre os preparativos para a Festa e a importância do trabalho durante o ano para chegar até o evento. Confira a matéria na página 15.
Gangorra
No Estado há a brincadeira sobre a gangorra Gre-Nal, quando um está nas alturas, normalmente, o outro vive crises. Não é lei, mas seguidamente isto acontece. A analogia foi feita para relacionar Canela e Gramado e a diferença entre os eventos e estrutura. Aqui a gangorra fica nas alturas só para um lado, quando deveria ser equiparada. Há muito o que melhorar.