Quem é ela?
Diretora Criativa da Mônica Cardoso Couro
Como se define?
Me defino, primeiramente, como uma mãe e esposa muito dedicada à família, meu bem mais precioso. Uma mulher que honra os pais e as amizades duradouras, que ama celebrar a vida, inquieta, corajosa, determinada, sempre em busca de evolução e equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.
RELATO PESSOAL:
Mônica é natural de Gramado. Nasceu em 16 de Junho de 1980. É filha de Francisco Manoel Cardoso e de Maria Reni Henrique Cardoso e tem uma irmã: Juliana Henrique Cardoso.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Cenecista Visconde de Mauá, em Gramado. Depois seguiu seus estudos no Colégio Bom Conselho em Porto Alegre, onde concluiu o ensino médio e, dando sequência aos estudos cursou direito pela faculdade de São Leopoldo. É também formada em Gastronomia logrando o título de Chef Master Internacional, pela universidade Corbuse no México e especialização na Le Cordon Bleu também na unidade do México. Ainda, formou-se Consultora de Moda e Estilo na Escola de moda Dany Padilha, no Rio de Janeiro.
Hoje morando em Gramado, é proprietária da empresa Mônica Cardoso Couro, composta pela loja física, situada no centro de Gramado e pela fábrica própria, situada em Três Coroas. É casada com Diego Scariot e eles tem 2 filhos: Joaquina de 9 anos e Joaquim com 3.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Desde os 4 anos sonhava em ser advogada, sonho que vivenciei com muita alegria, por 18 anos. Minha lembrança de infância mais marcante foi a casa dos meus pais cheia, como ainda é hoje, em que nos reuníamos com os primos e tios e passávamos horas brincando no pátio. Outra recordação forte é de quando eu, minha irmã e meus pais, passeávamos juntos no domingo, ou estávamos beliscando algo de comer na sala, numa noite comum, conversando e rindo juntos.
Profissional:
Quando e como você sentiu despertar o interesse pela sua profissão?
Aos 4 anos despertei interesse pelo direito, já falava aos quatro ventos que seria advogada. Após 18 anos de carreira, me dedicando à advocacia pública, senti a necessidade de fazer uma transição para o empreendedorismo, que sempre me despertou interesse.
Me senti madura e preparada para investir meu tempo e conhecimento em um negócio meu que me fizesse brilhar os olhos, o que acontece todos os dias, quando acordo pra vir ao meu trabalho que tanto amo.
O início de tudo:
Como mencionei, a vontade de encarar novos desafios já permeava minha mente há algum tempo, mas foi em um insight ao despertar, em um dia comum, ao vestir um conjunto de couro, que pensei: é isso que quero fazer! A partir dali, comecei a ir em busca de conhecimento, pesquisa de campo, de mercado, tirei tudo do papel e iniciei, paralelamente à advocacia.
A responsabilidade:
Quando vi a empresa sair do papel, a fábrica funcionando, a loja aberta, um sócio (que encontrei nessa caminhada e veio a somar e alavancar crescimento junto comigo), funcionários, percebi que o nosso sucesso, meu e do meu sócio era também de todas as famílias que já dependiam da gente. Então essa consciência de que há mais pessoas dependendo do seu negócio gera uma responsabilidade imensa junto aos nossos colaboradores na mesma proporção da satisfação em ver essa máquina girar e sustentar várias famílias. E ainda, junto aos nossos clientes, os quais levamos muito a sério e nos comprometemos diariamente em buscar e entregar sempre o melhor.
Seus maiores desafios:
O maior desafio que enfrentei na minha jornada, foi sem dúvida a transição de carreira, não há como dissociar isso da minha vida pessoal, está tudo interligado. Eu vivia a da advocacia há 18 anos, tinha uma carreira consolidada e mudei a rota aos 41 anos!
Além de mudar para uma área muito diferente da que eu estava, havia a incerteza de como seria minha remuneração mensal, minha dedicação de tempo e etc. Escutei varias vezes: “Tem certeza? Tu é louca?” Mas aí eu já tinha certeza do que eu queria e onde queria chegar.
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Eu acho que o maior desafio da minha geração é a gestão de tempo, em um mundo que tudo acontece muito rápido, seja na realidade ou no mundo virtual. Acompanhar todo esse movimento, agir em tempo, entender o processo e ainda ser uma mãe, esposa, filha e amiga presente, não é tarefa fácil.
Mas, é preciso equilíbrio e sobretudo entender e nunca se desviar de que é na família, que a gente se fortalece, cresce e se abastece e também investe no maior dos projetos de vida de qualquer pai e mãe: na educação, criação e atenção aos seus filhos.
Suas maiores conquistas:
Sem dúvida, a evolução do meu negócio, em velocidade muito maior do que eu poderia imaginar e a constituição de uma família linda, em um ambiente de amor e harmonia.
Sua mensagem:
Não é simples mudar, arriscar, deixar as certezas para trás e partir para o desconhecido. É preciso ter coragem, planejar, estudar, confiar e realizar. Preocupar-se consigo, concorrer consigo, com a sua exigência, dar o seu melhor, exercitar a arte de bem receber, ser humilde e focar na sua empresa sem deixar de alimentar o espírito, fomentar as relações interpessoais saudáveis, ser leve e orar.
O medo aprisiona, o caminho será sempre incerto, só se tem certezas fazendo, nunca imaginando. Quem venceu, venceu realizando e dando sempre o seu melhor e onde há determinação há progresso, por isso não se distraia, seja 1% melhor todos os dias.