InícioColunistasSupermulheres na LiderançaKym Franciely Pereira Martins Bastos Nunes

Kym Franciely Pereira Martins Bastos Nunes

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem é ela?

Gestora nos restaurantes Rancho Serrano, Infamiglia e Kym Nunes Gastronomia para Eventos.

Como se define?

Uma auto definição é sempre difícil, mas eu diria que sou uma mulher aguerrida, justa de opinião forte e posicionamento claro, cristã, apaixonada pela minha família, amante das causas sociais e profissionalmente realizada.  

RELATO PESSOAL:

Kym Nunes é natural de Taquari-RS. Nasceu em 13 de novembro de 1992. É filha de Flavio Luis Bastos Nunes e de Fabiana Pereira Martins Nunes e tem uma irmã: Emilly Pereira Martins Bastos Nunes.

Sua trajetória escolar iniciou na Escola Qorpo Santo. Depois seguiu seus estudos no colégio Farroupilha, onde concluiu o ensino médio e, dando sequência, cursou Gastronomia na Unisinos.  

Hoje, morando em Canela, trabalha como Gestora e Chef executiva nos restaurantes In Famiglia, Rancho Serrano e Kym Nunes Gastronomia e Eventos, é casada com Jonas Campos e eles têm três filhos: Nicolly, com 17 anos, Pietro, com 10 e Matheo com 6.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?

O empreendedorismo no ramo da gastronomia iniciou com o meu avô. Recordo que com 6 anos eu já ajudava nas fábricas de mandolate e sorvete da família, nesta mesma época minha brincadeira preferida era fazer “comidinha”. Lembro que minha mãe me deixava usar restinhos de insumos como erva mate e arroz cru e ali eu ficava entretida por horas com minhas panelinhas de plástico cor de rosa. Mais tarde meus pais começaram a trabalhar com chocolates e pizzas artesanais como renda secundária, pois minha mãe era professora e meu pai trabalhava com produção de shows. Nesta época eu já sentia despertar o empreendedorismo pois com 7 anos já vendia balas na sorveteria da família e no camping de Triunfo, cidade aonde passei toda a minha infância e juventude. Meus pais me ensinaram desde cedo o valor do trabalho e sou extremamente grata por isso pois foram os valores que aprendi na infância que me transformaram na profissional que sou hoje.

Por volta dos 10 anos de idade cheguei a sonhar em ser bióloga marinha e mais tarde policial federal, mas foi coisa passageira pois a paixão pelo empreendedorismo e pela gastronomia falou mais alto.

Profissional:

Quando e como você sentiu despertar o interesse pela sua profissão?

Em meados de 2008 quando estava terminando o ensino médio, quando que para a maioria dos jovens surge muitas duvidas em relação a que profissão seguir eu já tinha certeza do caminho que seguiria, pois os ambientes de cozinha, padaria e confeitaria eram naturais para mim uma vez que nesta época já faziam alguns anos que meus pais atuavam neste ramo. Desde o vestibular e início da faculdade já sabia que estava no lugar certo pois a cada aula, a cada aprendizado me apaixonava mais pela profissão, apesar de estar habituada com a cozinha foi na faculdade de gastronomia que pude refinar as minhas técnicas. 

O início de tudo:

Aos 8 anos de idade já estava metida na cozinha com minha mãe, avó e bisavó, mas o início de tudo foi aos meus 11 anos, quando em uma véspera de Natal não teríamos ceia, pois nesta época do ano toda a minha família trabalhava muitas vezes mais de 20 horas por dia na padaria e confeitaria para atender as demandas de encomendas. Vendo esta situação e tendo os insumos em casa resolvi que eu mesma faria a nossa ceia de Natal, usando os livros de receita da minha avó como guia, assei um peru, fiz farofa, arroz à grega e salpicão e deste dia em diante não parei mais. Dois anos depois meus pais assumiram a padaria da família e abriram também um restaurante e logo eu estava ajudando eles a tocar o empreendimento. Aos 17 anos, iniciei a faculdade de gastronomia e lá descobri minha verdadeira vocação dentro desta área e um ano depois, com a ajuda e incentivo dos meus pais, começamos a trabalhar também com gastronomia para eventos, que eu sou apaixonada. E apesar de muitas vezes, em eventos, termos que trabalhar mais de 30 horas ininterruptamente, me sinto extremamente realizada, pois os eventos em sua maioria são realizações de sonhos, como casamentos e formaturas e me gratifica poder colaborar nestas realizações todo o meu amor pela gastronomia em cada prato servido.   

A responsabilidade:

Acredito que a minha maior responsabilidade seja manter o legado da minha família de mais de 30 anos no ramo da gastronomia, não deixando se perderem as receitas de família, as quais usamos até hoje nos restaurantes. E passar elas para as próximas gerações, por isso desde cedo levo os meus filhos para as cozinhas para estimular neles o amor que tenho por essa profissão e assim não deixar morrer este legado que já dura quatro gerações.

Seus maiores desafios:

A bíblia fala em I Timóteo 5:8 “Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé”. Meu maior desafio sem duvida é cuidar da minha família, educar meus filhos e transmitir para eles os meus valores, ainda mais nos dias de hoje aonde o mundo tem perdido valores básicos como moralidade, respeito, educação e honestidade.

Já na área profissional vejo como um grande desafio a gestão de pessoas, conseguir manter uma boa comunicação com a equipe, uma cultura organizacional no ambiente de trabalho e lidar com a rotatividade na equipe são desafios diários.

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?

Por muitos anos foi bem difícil manter o equilíbrio, pois em muitos momentos dava mais atenção ao trabalho do que à minha família, tento em vista a alta carga horária que demandam os restaurantes e os eventos. Mas nos últimos anos tenho conseguido conciliar, claro que sem a minha rede de apoio não seria possível. Meu marido, que há três anos veio trabalhar comigo, tem papel importante nesta conquista, meus pais que me apoiam sempre e minha sogra que mesmo morando longe sempre está pronta para me ajudar. 

Suas maiores conquistas:

Minha maior conquista é sem dúvidas a minha família. Eles são a minha base, minha fortaleza e sem eles nem uma outra conquista material ou profissional por maior que seja faria sentido. Dentro disso, ser mãe é a melhor de todas as conquistas, dar e receber o amor incondicional dos filhos é inexplicável. Na área profissional diria que foi conquistar o meu espaço no mercado dos eventos e ser lembrada sempre por um trabalho de excelência por onde passo.  

Sua mensagem:

A bíblia diz em Colossenses 3:23 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do senhor a recompensa da herança”. Meus pais me ensinaram que independente da profissão que eu escolhesse seguir eu deveria dar o meu melhor e tenho aplicado isso na minha vida procurando fazer tudo com amor, dedicação e equilíbrio.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova doação do Parque do Palácio a Canela

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 272/2025, que oficializa a doação definitiva do Parque...

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...
error: Conteúdo protegido