InícioColunistasSupermulheres na LiderançaKym Franciely Pereira Martins Bastos Nunes

Kym Franciely Pereira Martins Bastos Nunes

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem é ela?

Gestora nos restaurantes Rancho Serrano, Infamiglia e Kym Nunes Gastronomia para Eventos.

Como se define?

Uma auto definição é sempre difícil, mas eu diria que sou uma mulher aguerrida, justa de opinião forte e posicionamento claro, cristã, apaixonada pela minha família, amante das causas sociais e profissionalmente realizada.  

RELATO PESSOAL:

Kym Nunes é natural de Taquari-RS. Nasceu em 13 de novembro de 1992. É filha de Flavio Luis Bastos Nunes e de Fabiana Pereira Martins Nunes e tem uma irmã: Emilly Pereira Martins Bastos Nunes.

Sua trajetória escolar iniciou na Escola Qorpo Santo. Depois seguiu seus estudos no colégio Farroupilha, onde concluiu o ensino médio e, dando sequência, cursou Gastronomia na Unisinos.  

Hoje, morando em Canela, trabalha como Gestora e Chef executiva nos restaurantes In Famiglia, Rancho Serrano e Kym Nunes Gastronomia e Eventos, é casada com Jonas Campos e eles têm três filhos: Nicolly, com 17 anos, Pietro, com 10 e Matheo com 6.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?

O empreendedorismo no ramo da gastronomia iniciou com o meu avô. Recordo que com 6 anos eu já ajudava nas fábricas de mandolate e sorvete da família, nesta mesma época minha brincadeira preferida era fazer “comidinha”. Lembro que minha mãe me deixava usar restinhos de insumos como erva mate e arroz cru e ali eu ficava entretida por horas com minhas panelinhas de plástico cor de rosa. Mais tarde meus pais começaram a trabalhar com chocolates e pizzas artesanais como renda secundária, pois minha mãe era professora e meu pai trabalhava com produção de shows. Nesta época eu já sentia despertar o empreendedorismo pois com 7 anos já vendia balas na sorveteria da família e no camping de Triunfo, cidade aonde passei toda a minha infância e juventude. Meus pais me ensinaram desde cedo o valor do trabalho e sou extremamente grata por isso pois foram os valores que aprendi na infância que me transformaram na profissional que sou hoje.

Por volta dos 10 anos de idade cheguei a sonhar em ser bióloga marinha e mais tarde policial federal, mas foi coisa passageira pois a paixão pelo empreendedorismo e pela gastronomia falou mais alto.

Profissional:

Quando e como você sentiu despertar o interesse pela sua profissão?

Em meados de 2008 quando estava terminando o ensino médio, quando que para a maioria dos jovens surge muitas duvidas em relação a que profissão seguir eu já tinha certeza do caminho que seguiria, pois os ambientes de cozinha, padaria e confeitaria eram naturais para mim uma vez que nesta época já faziam alguns anos que meus pais atuavam neste ramo. Desde o vestibular e início da faculdade já sabia que estava no lugar certo pois a cada aula, a cada aprendizado me apaixonava mais pela profissão, apesar de estar habituada com a cozinha foi na faculdade de gastronomia que pude refinar as minhas técnicas. 

O início de tudo:

Aos 8 anos de idade já estava metida na cozinha com minha mãe, avó e bisavó, mas o início de tudo foi aos meus 11 anos, quando em uma véspera de Natal não teríamos ceia, pois nesta época do ano toda a minha família trabalhava muitas vezes mais de 20 horas por dia na padaria e confeitaria para atender as demandas de encomendas. Vendo esta situação e tendo os insumos em casa resolvi que eu mesma faria a nossa ceia de Natal, usando os livros de receita da minha avó como guia, assei um peru, fiz farofa, arroz à grega e salpicão e deste dia em diante não parei mais. Dois anos depois meus pais assumiram a padaria da família e abriram também um restaurante e logo eu estava ajudando eles a tocar o empreendimento. Aos 17 anos, iniciei a faculdade de gastronomia e lá descobri minha verdadeira vocação dentro desta área e um ano depois, com a ajuda e incentivo dos meus pais, começamos a trabalhar também com gastronomia para eventos, que eu sou apaixonada. E apesar de muitas vezes, em eventos, termos que trabalhar mais de 30 horas ininterruptamente, me sinto extremamente realizada, pois os eventos em sua maioria são realizações de sonhos, como casamentos e formaturas e me gratifica poder colaborar nestas realizações todo o meu amor pela gastronomia em cada prato servido.   

A responsabilidade:

Acredito que a minha maior responsabilidade seja manter o legado da minha família de mais de 30 anos no ramo da gastronomia, não deixando se perderem as receitas de família, as quais usamos até hoje nos restaurantes. E passar elas para as próximas gerações, por isso desde cedo levo os meus filhos para as cozinhas para estimular neles o amor que tenho por essa profissão e assim não deixar morrer este legado que já dura quatro gerações.

Seus maiores desafios:

A bíblia fala em I Timóteo 5:8 “Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé”. Meu maior desafio sem duvida é cuidar da minha família, educar meus filhos e transmitir para eles os meus valores, ainda mais nos dias de hoje aonde o mundo tem perdido valores básicos como moralidade, respeito, educação e honestidade.

Já na área profissional vejo como um grande desafio a gestão de pessoas, conseguir manter uma boa comunicação com a equipe, uma cultura organizacional no ambiente de trabalho e lidar com a rotatividade na equipe são desafios diários.

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?

Por muitos anos foi bem difícil manter o equilíbrio, pois em muitos momentos dava mais atenção ao trabalho do que à minha família, tento em vista a alta carga horária que demandam os restaurantes e os eventos. Mas nos últimos anos tenho conseguido conciliar, claro que sem a minha rede de apoio não seria possível. Meu marido, que há três anos veio trabalhar comigo, tem papel importante nesta conquista, meus pais que me apoiam sempre e minha sogra que mesmo morando longe sempre está pronta para me ajudar. 

Suas maiores conquistas:

Minha maior conquista é sem dúvidas a minha família. Eles são a minha base, minha fortaleza e sem eles nem uma outra conquista material ou profissional por maior que seja faria sentido. Dentro disso, ser mãe é a melhor de todas as conquistas, dar e receber o amor incondicional dos filhos é inexplicável. Na área profissional diria que foi conquistar o meu espaço no mercado dos eventos e ser lembrada sempre por um trabalho de excelência por onde passo.  

Sua mensagem:

A bíblia diz em Colossenses 3:23 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do senhor a recompensa da herança”. Meus pais me ensinaram que independente da profissão que eu escolhesse seguir eu deveria dar o meu melhor e tenho aplicado isso na minha vida procurando fazer tudo com amor, dedicação e equilíbrio.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido