Quem é ela?
Proprietária da Padaria Da Várzea
Como se define?
Defino-me uma mulher que não desisto dos meus objetivos, e não baixo a cabeça para nada por pior que possa ser a situação eu a encaro. Sou honesta, determinada, decidida e ambiciosa.
RELATO PESSOAL:
Catia é natural de Gramado, nasceu em 27 de março de 1983. É filha de Ledovir Luis Muraro e de Ivete G. Galle Muraro e tem dois irmãos: Diego e Laura Muraro.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Caramuru. Depois seguiu seus estudos no colégio Santos Dumont onde concluiu o ensino médio e, dando sequência cursou Administração.
Hoje, continua morando em Gramado e trabalha na Padaria da Várzea e também na empresa Viajar Gramado. É divorciada e tem três filhos: Nicolas de 15 anos, Isabela de 8, e Gabriel com 6.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Sempre fomos pessoas humildes, quando eu era pequena meu pai era assalariado. Minha mãe trabalhava no ramo de calçados, e mais em casa, ao mesmo tempo que cuidada de mim e do meu irmão.
Sempre tive muita vontade de trabalhar e ter o meu dinheiro, sonhava com isso. Por volta dos 12 anos decidi pedir serviço em uma fábrica perto da escola, todos os dias eu chegava lá, porque ficava pertinho de casa. Fazia isso escondida dos meus pais, até que um dia quando cheguei em casa da escola o dono da fábrica estava sentado lá, conversando com meu pai, kkk. Fiquei muito nervosa pois meu pai não sabia que eu estava procurando emprego. Então, o dono da fábrica, que era o Renato Bergamo, veio me convidar para ir trabalhar com eles, passar cola nos berços de nível, meu pai não queria muito que eu fosse pois achava que eu ainda precisava brincar pois era muito nova, ai chorei um pouquinho e ele deixou eu ir meio turno, então foi a maior alegria da minha vida, a partir daí nunca mais parei, consegui comprar roupas com meu dinheirinho, também meuprimeiro vídeo game!
Não existe nada que pague a sensação de poder dar teu sangue para uma empresa e no final do mês receber por isso, eu sempre procurei fazer o meu melhor, depois outra empresa me procurou com uma boa proposta de trabalho, pois sabiam que eu era muito esforçada e rápida e assim começou meu trajeto de vida profissional.
Profissional:
Quando e como você sentiu despertar o interesse pela sua profissão?
O despertar pelo negócio próprio surgiu no ano passado quando tive que enfrentar mudanças radicais, isso me fez despertar uma força além de dentro de mim e ir atrás dos meus objetivos em busca do melhor que eu poderia e ainda posso fazer.
Fui a procura de mais conhecimentos e foi aí que eu percebi o que realmente eu estava em busca na vida profissional e que era isso que eu queria mais e mais.
Quero ter uma padaria para o nosso Gramadense, ainda não está exatamente como planejei, pois foram etapas muito difíceis até aqui, mas aos poucos ela vai se tornando cada vez mais aconchegante. E hoje posso dizer que amo muito o que faço.
O início de tudo:
Tudo começou quando uma amiga me ofereceu para comprar a padaria dela, no início fiquei um pouco assustada, mas queria muito algo diferente, aí então resolvi comprar.
Nossa! Eu não sabia nem calcular o custo de um pão francês, kkk e enquanto fui dando continuidade ao trabalho da antiga proprietária foi fácil, depois tive que começar a fazer os cálculos de tudo com o aumento das matérias primas, aí o negócio apertou, então acionei o Sebrae que foi onde consegui fazer minhas planilhas de custos, etc… isso que os funcionários que estavam comigo me ajudaram muito, tanto a balconista, quanto os colegas da produção foram maravilhosos me auxiliando em tudo e assim fui aprendendo, até os vendedores colaboravam, pois percebiam a dificuldade que eu enfrentava sem ter conhecimento.
Empresas fornecedoras enviavam técnicos para auxiliar na produção quando pudemos agregar muita qualidade em nossos produtos.
A responsabilidade:
Sobre a responsabilidade deveria ser algo que todos pudessem ter a oportunidade de passar por isso, pois não é apenas ser uma empresária, temos muitas responsabilidades, custos fixos para mantermos uma empresa: salário, aluguel, agua, luz, etc… que são altíssimos, e temos que matar um leão por dia.
Seus maiores desafios:
Meu maior desafio foi quando o proprietário da sala onde estávamos instalados na Várzea Grande pediu para nós liberarmos a sala, fiquei em desespero em plena pandemia, foi em dezembro de 2020, tínhamos 30 dias para sair, este sim foi um enorme desafio! No primeiro momento sentei em uma das mesas, baixei a cabeça e chorei… fiquei pensando para onde ir com meus funcionários, mas só pensei assim naquele momento, não deixei ninguém perceber meu sentimento, levantei e fui para casa. Aí falei pra mim mesma: Essa não é a Cátia que eu conheço, bora levantar a cabeça que esse é mais um desafio, então olhei para o alto e fui em frente, fiz uma reunião e comuniquei à equipe, disse que íamos achar uma sala para mudança… foi quando todos começaram a mover montanhas para acharmos uma sala, mas todas eram pequenas ou não comportavam a padaria. Assim passaram-se quase 30 dias e nada de encontrarmos um lugar adequado, até que surgiu uma sala no bairro Floresta, que é onde estamos hoje. Lembro ainda meu pai colocando as mãos na cabeça e dizendo minha filha não faz isso e eu disse “já fiz, pai”, pois para mim era outro mundo, sair do nosso bairro Várzea Grande e ir para o Centro da cidade praticamente, onde tudo era muito mais caro, era algo fora da minha realidade, mas hoje estamos aqui, firmes e fortes. Vencemos!
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Eu digo que a pandemia quase me levou junto, pois mexeu muito com meu psicológico, sem escola, tendo que ficar em casa com as crianças e mesmo assim cuidando dos negócios, confesso que não foi fácil.
Pela manhã minhas crianças vão na escola, à tarde minha mãe toma conta de uma delas e a outra vem comigo para o trabalho, o Nicolas que é o mais velho fica em casa. Tento conciliar pela manhã na padaria e à tarde trabalho com a agência de viagens (outra empresa que tenho).
Procuro ficar mais tempo com meus filhos à noite e nos finais de semana.
Suas maiores conquistas:
Ter minha padaria próxima ao centro da cidade foi minha primeira conquista.
Poder atender o público Gramadense, transparecer confiança a todos e poder ver retorno da comunidade é gratificante.
Atender a grandes eventos da cidade que conseguimos ingressar. Também é uma grande conquista o aumento da nossa demanda, pois automaticamente triplicamos o quadro de funcionários.
Sua mensagem:
Vá em busca do seu maior sonho, sonhe sempre alto muito alto e procure realizar este sonho, coloque metas na sua jornada e busque elas no decorrer do ano, a gente consegue basta acreditar e trabalhar muito. Somos tudo aquilo que plantamos, se você plantar o bem por mais difícil que possa estar sendo, ele virá para você, mas se você for uma pessoa negativa e com pensamentos negativos você atrairá isso para vida.
Pense que a vida é uma só e o amanhã pode não vir, então faça hoje, ame hoje.