Quem é ela?
Professora Municipal há 22 anos.
Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Canela
Como se define:
Responsável, honesta, sincera, amiga e companheira.
RELATO PESSOAL:
Carini nasceu em Três Coroas em 17/11/1977, mas sempre morou em Canela. É filha de Sérgio Urbano Müller e Iverli Loiva Müller (in memoria) e tem 3 irmãs: Catiani, Carolini e Cassieli.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Barão do Rio Branco, no Saiqui, onde estudou até a 5ª série, depois seguiu seus estudos na Escola Danton Corrêa da Silva, onde concluiu o ensino médio de magistério e, dando sequência aos estudos, cursou Pedagogia na UCS, e pós-graduação em Supervisão Escolar na Universidade Santa Cecília. Hoje, morando em Canela, trabalha na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, é casada com Alcir Alves Pereira e eles tem 2 filhos, Geovana de 23 anos e Ariel de 14 anos.
SEU SONHO DE MENINA E O QUE MARCOU SUA INFÂNCIA
Morei em um sítio por 41 anos, onde passei a infância brincando no pátio, juntando pinhão, fazendo casinha nas árvores. Recordo de ter sofrido muito quando minha irmã mais velha foi para a escola e eu não tinha idade para ir também. De tanto chorar, minha mãe foi na escola e pediu se eu poderia ir também depois do recesso de julho, assim aconteceu, descobri a minha profissão, a partir daquele momento sabia o que queria ser para o resto da vida, tornando minha brincadeira preferida “Aulinha”, o começo de tudo.
PROFISSIONAL:
QUANDO E COMO VOCÊ SENTIU DESPERTAR O INTERESSE PELA LIDERANÇA?
Nunca pensei no título “líder”, nunca tive esse sonho ou trabalhei para me tornar uma figura conhecida pela liderança, situações foram acontecendo de maneira natural, sem planejar.
O INÍCIO DE TUDO:
Em 2015, recebi uma ligação do Carlos Alexandre Faes de Barros, (colega de Prefeitura e amigo particular) me convidando para fazer parte de uma chapa do Sindicato para a próxima eleição. Aceitei e comecei a participar de algumas reuniões. Nossa chapa foi a vencedora e eu era do Conselho Fiscal, sempre fui uma pessoa que nada pra mim é meia boca, se aceitar, vou participar e fazer o melhor que eu puder. Em 2018 a chapa foi reeleita e me convidaram para continuar, aceitei, e para minha surpresa na primeira reunião descobri que eu era vice-presidente. Comecei a participar da Federação Estadual (FESISMERS), onde hoje sou coordenadora regional da Região Hortênsias. Em 2021, houve nova eleição e fui convidada pelo presidente da época, Marcos, para ser candidata a presidente. Foi uma decisão que mexeu com toda a minha estrutura profissional e pessoal.
Desde então tenho respirado Sindicato, porque para estar à frente de uma entidade não é só cumprir suas horas e retornar no dia seguinte, é estar disponível para estudar leis e projetos aprovados a qualquer momento, é ter que buscar melhorias e lutar por direitos, pensando em todos os servidores.
A RESPONSABILIDADE:
Represento todos os funcionários da Prefeitura de Canela, a entidade possui 870 sócios. Temos convênios e uma sede social para festas e eventos, tenho a responsabilidade de unir as categorias, evitar conflitos e trazer os sócios para dentro da entidade, através de eventos, palestras e debates. Graças a Deus tenho uma equipe e uma diretoria que não mede esforços para dividir estas tarefas comigo.
SEUS MAIORES DESAFIOS:
Percebo que o maior desafio é manter a relação com a administração municipal da forma mais amistosa possível, trabalho com o diálogo e o respeito por todos, nem sempre recebo isso de volta. Muitas vezes percebo que o machismo se faz presente nos ambientes que precisariam estar abertos para propagação de direitos iguais a todos, o que causa dificuldade em promover a real importância da entidade.
Estou à frente do Sindicato há 1 ano e já obtive muita evolução, tanto em relação às conquistas quanto evolução pessoal, mas é tarefa de formiguinha. Devagar e sempre, nem sempre só o desejo de fazer o melhor é o suficiente, é preciso paciência, estar juridicamente de acordo com a lei e acima de tudo ter pessoas que acreditam no seu trabalho.
COMO VOCÊ CONSEGUE CONCILIAR A VIDA PESSOAL COM A VIDA PROFISSIONAL?
Eu, como a maioria das mulheres, faço muitas coisas ao mesmo tempo, nossa cabeça não para nunca, são os filhos, o marido, os cachorros, a casa, os amigos, a família… entre tantas coisas de nosso dia a dia. Consigo conciliar, mas nem sempre é fácil, tem dias que é preciso um chá de camomila para aliviar as frustrações, nessa luta pelo coletivo, as vezes nos deparamos com a ingratidão e a falta de comprometimento de algumas partes. Penso que é necessário normalizar que não precisamos dar conta de tudo, é natural errar, o segredo é ter por perto pessoas que querem o nosso bem, tenho muita sorte por estar rodeada de pessoas que torcem pelo meu sucesso, dentro do Sindicato conto com o apoio da colega Deisi representando a diretoria e o Henrique nosso auxiliar administrativo. Meus dois braços, que me ajudam em tudo. Antes de assumir essa tarefa, conversei com meu esposo, que desde o início abraçou o compromisso, sendo meu suporte, estando presente e trabalhando pelo crescimento da entidade, assim como meus filhos que me apoiam nessa missão. Gostaria de citar outras tantas pessoas, que seguram minha mão para obter tão especiais conquistas, porém prefiro nomeá-los como amigos, gratidão por ter vocês por perto.
SUAS MAIORES CONQUISTAS:
Sempre fui muito focada, coloco metas em tudo, na minha vida pessoal e profissional, conquistei muitas coisas ao longo, tenho muito orgulho da educação que dei aos meus filhos, os ensinamentos e exemplos, e o quanto eles estão se tornando pessoas de bem.
Profissionalmente sempre lutei por espaço, valorização e igualdade. Considero a presidência do Sindicato uma experiência que eu nunca sonhei viver, mas que está me trazendo muitas oportunidades de lutar por meus ideais e plantar sementes, que de repente serão colhidas por sucessores, mas o simples fato de saber que lutei e estou fazendo parte da história dessa entidade, já tornam a caminhada menos árdua.
Na minha opinião, a maior conquista de uma mulher chama-se RESPEITO.
SUA MENSAGEM:
Nada é mais forte do que o exemplo, não escute o que as pessoas falam, mas observe seus atos. Falar até papagaio fala, agir é que prova a verdade de cada um.