Quem é ela?
Cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia e ortopedia facial, proprietária do consultório Dra. Andréia Reck
Como se define?
Uma mulher cheia de sonhos, que batalha e não mede esforços para alcançar os seus objetivos com persistência, dedicação e muito trabalho.
RELATO PESSOAL:
Andréia é natural de Santo Antônio do Sudoeste (PR). Nasceu em 29 de setembro de 1985. É filha de Francisco Reck e de Zenaide Telch Reck e tem um irmão, André Telch.
Sua trajetória escolar iniciou na Escola Municipal de ensino Fundamental Maximiliano Hahn, no Bairro Carniel, em Gramado e depois seguiu seus estudos no Colégio Estadual Santos Dumont, onde concluiu o ensino médio e, dando sequência aos estudos, cursou Odontologia pela ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, e fez sua pós graduação em Ortodontia e Ortopedia facial pela UNINGÁ, Universidade de Maringá (PR).
Hoje, morando em Gramado, trabalha em seu consultório, é casada com Alceu Lucas e eles tem duas filhas gêmeas: Gabryela e Manuella, de 10 anos, e Andréia tem também seu enteado, Bruno.
Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?
Meu sonho de menina era ser dentista. E o que marcou a minha infância foi justamente o momento que decidi que queria exatamente isso para a minha vida. Lembro-me bem da minha primeira vez no consultório odontológico quando criança, fiquei encantada com o local, com os instrumentais e super apaixonada pela profissional que me atendeu, sendo que já sai de lá com a ideia formada, dizendo com toda euforia para a minha mãe sobre esse desejo que nasceu naquele dia e naquela consulta. Depois disso, aquele sonho que na época era tão distante nunca mais saiu da minha mente, até o momento que graças a Deus, e com muita luta e persistência consegui realizar.
Profissional:
Quando e como você sentiu despertar o interesse pela sua profissão?
Foi Justamente na primeira vez que fui ao dentista, era muito criança, confesso que minha mãe não deve ter acreditado naquele momento.
Mas sempre fui muito focada nos meus objetivos e em tudo que quero realizar. Conforme fui crescendo esse desejo pela profissão foi crescendo juntamente comigo, mas sabia que não seria nada fácil. Quando me formei no segundo grau, tinha ideia nítida que a faculdade seria essa, mas envolvia diversos fatores, os quais não dependia somente de mim. O curso de odontologia é um curso extremamente caro, meus pais separados e assalariados, não tinham condições de bancar tudo.
Sempre trabalhei, desde os meus 9 anos de idade, mas infelizmente eu não poderia trabalhar para ajudar nas custas, pois teria que estudar em horário integral e em outra cidade. Então, como faria para realizar esse sonho, tendo tantos empecilhos…
Porém, não desisti dele, mas deixei guardado por um período, comecei a cursar administração de empresas, na UCS, porque com essa faculdade, poderia continuar trabalhando, inclusive pagando por ela e morando em casa. Estudei durante três semestres, e o meu sonho de ser dentista continuava martelando na minha cabeça. Até que um dia decidi, com a ajuda da minha mãe, ingressar na faculdade de odontologia. Tranquei o curso de administração, pedi demissão do meu trabalho, e com o dinheiro que havia juntado incluindo o da rescisão, resolvi encarar o desafio e correr atrás daquilo que quando criança, fez os meus olhos brilharem.
Minha mãe, foi, é, e sempre será a pessoa que mais me incentivou na vida, a que mais acredita em mim, no meu potencial e a pessoa que devo total gratidão por ser quem sou. Esse sonho que era único meu nesse momento passou a ser NOSSO, meu e dela.
O início de tudo:
Foram 4 anos e meio de muito estudo, correria, preocupação, mas acima de tudo coragem, vontade, foco e fé. E como dizem, precisamos de sonhos para tornarmos realidade, foi assim comigo! Encarei todos os desafios que apareceram, e digo que foram muitos, mas nunca pensei em desistir, e foi assim até o dia da tão esperada formatura.
No dia da minha formatura, recebi a primeira oferta de emprego na minha área, e aceitei na hora.
Fui convidada a trabalhar na Clínica Dentistas, em São Leopoldo, uma clínica com muitos atendimentos diários, a qual agradeço por ter sido fundamental para o meu conhecimento prático no ramo.
A partir daí, recebi vários convites de consultórios, clínicas, mas o que marcou minha trajetória foi trabalhar na odontologia do Círculo Operário Caxiense. Fui chamada para assumir a especialidade de odontopediatria, e pude nesse momento retribuir e plantar sonhos nas cabecinhas das crianças, e digo que até hoje colho frutos desse trabalho, e recebo diversas mensagens de crianças e adolescentes que querem seguir a profissão de odontologia por terem consultado comigo. Me especializei e recebi boas oportunidades na minha área de atuação. Mas a maior recompensa é ouvir que assim como aconteceu comigo, com a minha maneira de trabalhar também planto sonhos e motivação para pessoas com a minha profissão e a minha história. Essa é a maior recompensa!
Os seus maiores desafios:
Os maiores desafios na minha profissão é de estar sempre antenada nas novidades do mercado, materiais, cursos, para que esteja sempre a frente de todas as novidades, pensando nos pacientes que são os merecedores de todo cuidado e carinho, melhor atendimento e pelos quais me dedico sempre!
Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?
Além de ser dentista, sou esposa e mãe, tenho duas meninas de 10 anos, que exigem bastante.
Mas sou uma pessoa muito grata a Deus por isso, sou verdadeiramente abençoada, e sentindo isso, as coisas ficam leve e mais fáceis. Posso dizer que lido e separo bem a vida pessoal da profissional, sempre fui de fazer mil e uma tarefas ao mesmo tempo e quando a vida está mais estagnada juro que estranho bastante. Gosto de agito, de trabalho, de me sentir produtiva e útil.
Suas maiores conquistas:
Minhas maiores conquistas com toda certeza, é ter sido mãe, e em dose dupla, e de ter realizado o meu grande sonho, de poder devolver o que considero a coisa mais bonita no ser humano, O SORRISO.
Sua mensagem:
Gostaria de evidenciar aqui, sobre acreditar e realizar…
Nem sempre as condições serão perfeitas, nem sempre vamos estar preparados, nossa jornada será de altos e baixos, de ganhos e perdas, de momentos felizes e de aprendizados. As coisas podem não serem fáceis como você imagina, ou como você gostaria, mas estão acontecendo, e você deve estar aberto ao novo, com coragem e determinação. Aceite também as suas fraquezas, porém não fique estagnado. Não tenha pressa, mas tenha constância. Continue mesmo no seu passo, no seu tempo, porque uma hora você vai chegar onde sempre sonhou, onde sempre desejou.
Permita-se viver o que faz seus olhos brilharem de felicidade, corra atrás dos seus sonhos, cerque-se de pessoas que te elevam e não que te abaixam… e sejam extremamente felizes…
Porque é isso que se leva da vida!