InícioEdiçãoGramado e CanelaAdriana Maria Spaniol

Adriana Maria Spaniol

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem é ela?

Diretora Pedagógica e Presidente da Associação Educacional Cidade das Flores (AECF)

Como se define?

Uma pessoa determinada, batalhadora, empreendedora e apaixonada pela educação infantil. Seus valores são pautados na família, em Deus e na vida, que direciona e ensina diariamente o caminho a seguir.

RELATO PESSOAL:

Adriana é natural da cidade de Ivoti (RS). Nasceu em 07 de novembro de 1974, na maternidade do hospital São José. É a filha do meio de Lauro Spaniol e Liria Spaniol e tem dois irmãos, Vera e Carlos. Nascida e criada no interior do município, desde cedo aprendeu a dar valor ao trabalho e aos estudos. Filha de agricultores que cultivavam a terra para a produção de alimentos para o seu consumo e para venda no comércio local, sempre valorizou a família e cresceu sabendo que para ter uma boa colheita é preciso plantar, regar e cultivar com amor.

Sua trajetória escolar inicial foi de muitas batalhas, pois morava no interior e naquela época não havia transporte escolar e nem escola que atendesse o ciclo completo do Ensino Fundamental e Médio. Teve que caminhar cerca de 1,5 km diariamente enquanto cursava as séries iniciais, na Escola Castro Alves e depois na Osvaldo Cruz. Para seguir em frente nos estudos era necessário trocar de escola e assim migrou para a Escola Estadual Walter Herrmann, onde completou o Ensino Fundamental; depois nova migração para a Escola Estadual Mathias Schutz, onde enfim completou o Ensino Médio. Em toda sua trajetória escolar sempre foi uma excelente aluna com notas acima da média. Mais tarde ingressou na Feevale, cursando Pedagogia com habilitação em Supervisão e Administração Escolar, concluindo em 2009. Também cursou o Magistério na modalidade normal, e fez uma especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Adriana estabeleceu moradia em Gramado em 2003 com seu marido José Amaral, companheiro de vida, projetos e trabalho por mais de 18 anos, quando infelizmente veio a falecer em dezembro de 2017, “Uma perda irreparável”, relata. Do relacionamento eles não tiveram filhos, mas dedicaram suas vidas ao cuidado e a educação de crianças na primeira infância com a criação de Escolas de Educação Infantil nos municípios por onde passaram.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?

Tive uma infância feliz e saudável na vida do campo, com meus pais sempre presentes e amorosos. Não tive acesso à Educação Infantil que na época era inexistente, mas o que marcou minha infância foi o primeiro dia de aula na 1ª série (primário), aos sete anos de idade, hoje 1º ano do Ensino Fundamental. Minha primeira professora, nos três primeiros anos de escolarização, é para mim uma inspiração até hoje. Todos os dias eu seguia seus passos no caminho da escola com grande admiração, e assim escolhi minha profissão “Ser Professora”.

Profissional:

Quando e como você sentiu despertar o interesse pela sua profissão?

O despertar pela profissão veio de um desejo de infância, porém despertou de fato na cidade de Ivoti, quando comecei a trabalhar na área administrativa e na gestão de Educação Infantil privada, juntamente com meu esposo. Um grande companheiro e incentivador para a formação profissional na área. Na escola privada aprendi a trabalhar em todos os setores e formei-me como Gestora. Mais tarde atuei por alguns anos como professora de educação infantil concursada na Prefeitura de Canela, onde dediquei-me ao ofício de ensinar com amor, experiência que me completou como profissional e aumentou ainda mais minha paixão pela Educação Infantil. Hoje, com mais de 20 anos de experiência nesta área, dedico-me exclusivamente a Associação Educacional Cidade das Flores (AECF), como diretora pedagógica e presidente da instituição.

O início de tudo:

A Associação Educacional Cidade das Flores (AECF) é uma entidade filantrópica, organização da sociedade civil pertencente ao terceiro setor, fundada em 02/05/2013 na cidade de Ivoti/RS. A instituição tem como finalidade a assistência, o cuidado e a educação de crianças durante a primeira infância. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e têm como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família.

As escolas de educação infantil da Associação, conveniadas a Prefeitura atendem alunos excedentes da demanda municipal, nas modalidades de creche e pré-escola (entre 4 meses e 5 anos completos) e em turno integral. As unidades educacionais possuem uma excelente infraestrutura física e funcional em prédios construídos e ou adaptados pela entidade. Todas as escolas são credenciadas pelo Conselho Municipal de Educação, tem Regimento Escolar e Proposta Pedagógica própria e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A entidade iniciou seus trabalhos em 2013, com sua primeira escola de Educação Infantil na cidade de Ivoti, com 35 alunos. Depois de uma trajetória de muito trabalho, lutas, desafios, perdas, investimentos e crescimento, a atual presidente, que acompanha e atua na instituição desde a criação comemora com a equipe administrativa e pedagógica os 9 anos de trabalho da AECF, atendendo 2.636 alunos nos três municípios de atuação: Canela, Tramandaí e Três Cachoeira, em 15 escolas de educação infantil, duas sedes administrativas (Canela e Tramandaí) e um quadro funcional de 503 colaboradores (efetivos e estagiários).

A responsabilidade:

A responsabilidade é enorme, do tamanho das instituições que mantemos. Além de comprometimento, trabalho sério e responsabilidade, é preciso proteção divina. Cada dia é novo e desafiador, nosso trabalho envolve muitas vidas, crianças, colaboradores, famílias de diferentes comunidades. Numa rede de Educação Infantil com a demanda de alunos que atendemos são necessárias várias lideranças, focadas nos fins e objetivos da instituição e uma equipe pedagógica atuante e engajada no ensino, no cuidado e na educação das crianças. Desta forma, a responsabilidade também é compartilhada.

Seus maiores desafios:

Os maiores desafios de uma escola, ou melhor, de uma rede de escolas conveniadas com o setor público como a que trabalhamos hoje, são institucionais e pedagógicos. Institucionais pois necessitam de uma gestão administrativa eficiente e transparente, com recursos financeiros suficientes para se manter e projetar o futuro. Cada escola nova necessita de investimento para operar, ser projetada, regularizada e colocada em funcionamento. Pedagógico pois precisa ter proposta pedagógica viva, pautada no cuidado e na educação de crianças pequenas e em turno integral. Os recursos humanos, os professores e educadores são essenciais para o sucesso de uma escola. Na véspera de completar 10 anos de Associação, nosso desafio será manter a qualidade dos serviços ofertados e continuar crescendo.

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a

Conciliar a vida pessoal com a profissional não é uma tarefa fácil, pois vivemos e respiramos educação o tempo todo. A responsabilidade é grande e o desafio é diário.

Suas maiores conquistas:

Nossa maior conquista, é ver a felicidade, o crescimento e a evolução diária de nossas crianças em termos de aprendizagem, interação e autonomia, e ter o reconhecimento dos pais e da comunidade escolar.

Sua mensagem:

“Atuamos na primeira etapa da Educação Básica de uma criança, cuidamos e educamos ao mesmo tempo, e em tempo integral. Pensem o quão importante é nosso trabalho para uma sociedade mais justa e humanitária e para o futuro de nossas crianças…”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido