Sexta-feira é feriado, 20 de Setembro, Dia do Gaúcho. Por isso a próxima edição do JI será quinta-feira. É uma boa maneira de homenagear a gauchada que sexta estará caminhando ao redor do fogo… Até porque no jornal também tem gaúcho !
Ximangos e Maragatos
Ontem a sessão da Câmara de Vereadores de Gramado foi no CTG Manotaço, na sede campeira do Mato Queimado, em honra à Semana Farroupilha. Embora desde cedo vereadores e lideranças do Progressistas estivessem reunidos, não chegaram a um consenso sobre a Mesa Diretora e a reunião de ontem ficou sem secretaria. Hoje novas reuniões, mas a tendência é de que a situação, com o vereador petista e líder do Governo Fedoca, Professor Daniel, passe a sentar ao lado do presidente Rafael Ronsoni nas sessões. Uma vergonha a um partido de cinco vereadores. Ontem à noite foi um constrangimento. Vergonha do nosso Legislativo ir dar discursinho no CTG e não fazer o tema de casa. Talvez por isso o Professor Daniel puxe sozinho votos suficientes para sua reeleição no ano que vem.
Nenhum projeto
Foi uma sessão praticamente solene. Nenhum projeto foi votado. Era a oportunidade dos edis, além de cumprirem a agenda formal da semana com a sessão ordinária, ouvir a comunidade. Usou Tribuna do Povo a senhora Elize de Mattos Souto, sobre a Semana da Pessoa com Deficiência. E, como foi uma sessão descentralizada, a entidade anfitriã, no caso o CTG Manotaço, também teve oportunidade de falar. Fernando Gusen representou o Manotaço na Tribuna.
Anfitrião da sessão
Fernando Gusen, o editor do Jornal Integração, falou em nome do Manotaço. “Muito nos honra acolher neste galpão uma reunião ordinária do nosso parlamento municipal, especialmente neste momento tão importante para o tradicionalismo, que é a Semana Farroupilha”, disse. Gusen destacou as ações do Manotaço com a retomada das atividades através das invernadas, mirim, adulta e biriva, que já envolvem cerca de 40 pessoas nos ensaios semanais. “E aqui o ambiente é salutar, é de ensinamento pelos mais velhos, é de aprendizagem pelos mais novos. Aqui o ambiente é de respeito, respeito ao ser humano e respeito aos animais. Pode perguntar a qualquer um que tenha cavalo se não trata como se fosse um filho”. Fernando Gusen também destacou a ação da mulher no Manotaço. “Observem que justamente no ano em que o MTG propõe uma valorização à prenda com a temática: ‘Mulher Gaúcha, 70 anos de inclusão no tradicionalismo organizado’, que o Manotaço elege a primeira patroa de sua história (64 anos), Márcia Port, ou Preta, como é carinhosamente chamada”. “Outra iniciativa que deu certo neste ano e merece ser exaltada, é a Ronda Crioula. Vou explicar: o Manotaço fez como fez o Grupo dos 8 lá em 1947. Liderados por Paixão Côrtes eles colheram uma centelha do fogo da Pátria, levaram até o Colégio Júlio de Castilhos e lá fizeram a primeira ronda crioula mantendo aquela chama acesa até 20 de setembro. E assim a gauchada do Manotaço fez neste ano, no dia 7, colheu uma centelha do fogo da Pátria e trouxe aqui para o CTG para iniciar a ronda. Histórica e culturalmente isso tem uma importância imensurável. Historicamente por reproduzir o feito de 47, e culturalmente porque a ronda trouxe as pessoas aqui para dentro e a confraternização foi fortalecida. A cada noite um jantar. Os piquetes se envolveram, trazendo seus convidados. Foi lindo de ver”. Gusen também não deixou de fazer reivindicações, prevendo o Rodeio, dias 07, 08 e 09 de fevereiro: “A pista de laço, os bretes e alambrados precisam ser reformados;
Iluminação de LED na cancha, por eficiência e economicidade é de fundamental importância;
Mão de obra para instalação de duas arquibancadas cobertas com estruturas metálicas fixas;
Reforma dos banheiros internos e externos;
Manutenção elétrica do galpão;
Mão de obra e material para forração interna das paredes e do tablado de dança;
Por segurança – cercamento do parque e instalação de seis portões;
Novas caixas de água…”
Emenda parlamentar
Embora não pague nem o salário dos servidores em dia, o Governo Gaúcho deverá direcionar um milhão de reais para cada deputado encaminhar para suas demandas em forma de emendas parlamentares. Sou contra esse expediente em qualquer esfera, mas ao contrário do que se espera cada vez mais parlamentos adoram essa prática, tudo pela reeleição dos parlamentares. Uma vergonha!
Redução do ISSQN para os parques
Está na Câmara e deverá ser votado na sessão da próxima segunda-feira, o projeto que reduz de 5 para 3% o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) dos Parques de Gramado. Esse projeto foi prometido pelo prefeito por ocasião da solenidade de função da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (Apasg), em maio passado, no Hotel Ritta Höppner. A vereadora Manu da Costa é a presidente desta associação. E, como eu disse no caso do projeto da Vila Suíça, discutem entre si, mas na hora do voto, vai a maioria para o que é melhor para o Município. Este é um projeto polêmico, onde se abre mão de arrecadação, importante para a manutenção de toda a infraestrutura que precisa ser oferecida pelo Município para o bom funcionamento do trade, não só dos parques, que são beneficiados com esse projeto.
Manu não vota
A vereadora Manu da Costa não deverá votar este projeto exatamente por ser ela a presidente da Associação. E, ainda que tenha ‘brigado’ com a bancada que decida a votação, o projeto deverá passar. Nem todos são favoráveis, mas no final, como eu disse, deverá prevalecer o que é melhor para o Município. A pergunta é: o Município tem condições de abrir mão desses recursos? Lá no Orçamento parece que está prevista a venda de imóveis até completar cerca de vinte milhões de reais.
Município forte
Todos, empresários e vereadores sabem que é preciso um Município forte, com orçamento para as contrapartidas em grandes investimentos, necessários exatamente para dar sustentabilidade aos investimentos que fazem os empreendedores de todos os ramos. E, Deus nos livre de entrar numas como o Estado, de daqui a pouco mal conseguir pagar a folha dos servidores, ou nem isso.
Na rede social
Um vídeo, supostamente de dois bandidos, circula na região. São dois bandidos fortemente armados, da organização “os Balas”, dizendo que estariam “descendo para Canela”. As autoridades já estão avaliando. Aparentemente é coisa passada, pois se referem a um comparsa chamado “Playboy”, que já está preso.
GreNal
O bom resultado diante do ‘oto’, oto Atlético (MG), domingo (3 a 1), fora de casa, com 11 reservas, anima ainda mais os colorados para a decisão de amanhã da Copa do Brasil. Para corroborar, as informações que chegam de Curitiba dão conta de grave desentendimento no clube paranaense. A tal ponto que o técnico disse que pretende sair do clube. Isso que está com a vantagem para o jogo de amanhã. Mas, com o Grêmio também era assim, ninguém acreditava que poderia perder a classificação e deu no que deu. Vamos ver. Sorte aos colorados!