Um grupo de Santa Catarina comprou a concessão da rádio comercial de Gramado, no ar desde 1991, de propriedade de Hilmar Kanemberger. Neste tempo teve várias mudanças com o aluguel do canal a diversificados grupos de radiodifusão. Este último contrato não fechou bem quatro anos. A nova direção entra em campo neste dia 30. Aos ouvintes pouco vai mudar, eis que a parceria com a Massa FM, do Grupo Massa, do apresentador Ratinho, continua. A equipe funcional, a princípio, também segue a mesma.
As cucas mais saborosas

Já estão em pleno funcionamento os fornos da Várzea Grande. A comunidade local e visitantes já podem aproveitar as delícias. Este é o grupo da Várzea Grande, que enviou a foto para a coluna publicar, transmitindo sua felicidade em estar presente neste maravilhoso projeto.
Dra. Ivone Garcia

A advogada previdenciária, Ivone Garcia, fundadora do escritório Garcia & Garcia, em Porto Alegre, e com sede em Canela desde 2020, dona do troféu Seleção JI 2023, tem uma história incrível, e muito inspiradora. Por isso, hoje, às 16h, vamos fazer uma live com ela. Só uma palhinha: ela se formou em direito quando já tinha mais de 50 anos.
Mulher Cidadã – Bertha Zanatta
Foi votado e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 22, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 16/2024, que concede o Certificado de Mulher Cidadã. A proposição homenageia Bertha Zanatta na área de “Defesa dos Direitos Humanos”, durante a 13ª Semana Legislativa, em maio. Seguindo a Lei 1.814/2011, a indicação é da bancada do PSDB, composta pelos vereadores Celso Fioreze e Professor Daniel.
Bertha Zanatta é nascida em São Miguel do Oeste (SC) e é filha dos gramadenses Ivo Zanatta e Anita Crivelatti Zanatta. Aos 16 anos acompanhou seus pais no retorno ao Rio Grande do Sul. Morou em Canela alguns anos, mas sempre trabalhou em Gramado, onde reside desde 2013.
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1997 na cidade de Campo Grande (MS). Entre 2003 e 2008 atuou, já em Gramado, em escritório próprio, desenvolvendo principalmente projetos residenciais. No ano de 2016 fez especialização em Acessibilidade Arquitetônica. Atua para eliminar barreiras e promover a inclusão social através de uma arquitetura mais humana e universalista. Atualmente trabalha desenvolvendo não somente projetos de acessibilidade, mas também ministrando palestras e consultorias para outros profissionais da arquitetura e da engenharia civil.
Desde 2023 é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gramado (Comped) e vem continuamente desenvolvendo projetos e ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência no município de Gramado.
Mulher Cidadã – Silvana Geis
Foi votado e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 22, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 15/2024, que concede o Certificado de Mulher Cidadã. A proposição homenageia Silvana Geis na área “Atividades Comunitárias”, durante a 13ª Semana Legislativa, em maio.
Seguindo a Lei 1.814/2011, a indicação é da bancada do MBD, composta pelos vereadores Cícero Altreiter, Rodrigo Paim e Renan Sartori. Silvana Geis tem 54 anos e mora em Gramado há mais de três décadas. Esposa de Lauro Lovatto, teve os filhos: Laura, hoje com 22 anos, e Matheus, com 20. Atuando como empresária, hoje trabalha com o esposo na Móveis Armil. Sempre que possível, Silvana e Lauro trabalham em prol da comunidade de Gramado.
Neste ano, o casal completa 30 anos como membro do Orbis Clube Várzea Grande. Inclusive, sendo um dos casais fundadores do clube de serviço, assim como outros três casais de amigos. Silvana é a presidente da entidade pela terceira vez.
Processo arquivado
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores optou por arquivar o Processo 1/2024, com representação de cassação ao mandato do vereador Volnei da Saúde (Progressistas), por quebra de decoro parlamentar.
O documento foi apresentado nesta segunda-feira, dia 22, assinado pelos vereadores que integram a Comissão: Professor Daniel (presidente – PSDB), Rodrigo Paim (relator – MDB), e Renan Sartori (membro – MDB) e opina ser necessário o julgamento do processo no âmbito do Poder Judiciário, para que os vereadores tenham subsídios para a tomada de decisão. O arquivamento está baseado nas informações e provas disponíveis até o momento, bem como nos meios disponíveis para a obtenção de tais provas.
Volnei da Saúde sofreu um AVC no final de semana do dia 13 de abril e ficou internado na UTI do Hospital São Miguel até esta segunda-feira, 22, quando foi transferido para Caxias do Sul. Seu estado é gravíssimo, está estável e a medicação de sedação está sendo diminuída aos poucos para que ele acorde.
Desejamos breve e plena recuperação ao Volnei da Saúde.
Nestor obtém vitória importante

Mas não é o fim. A ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça e Brasília, decidiu arquivar o processo contra o prefeito Nestor, no caso da compra do Centrinho Comercial da Vila Olímpica, em 2013. Naquele ano, o prefeito Nestor pretendia realizar a compra do referido imóvel para instalar um Centro de Saúde. Como o imóvel era dos primos do prefeito a oposição questionou o valor que seria pago por ele. O projeto de lei já estava na Câmara de Vereadores para obter a autorização de compra, quando foi interrompida a tramitação e o MP ajuizou a causa.
O Judiciário local condenou o prefeito à perda dos direitos políticos. A 4ª Câmara Civil, do Tribunal de Justiça em Porto Alegre, manteve a condenação, por unanimidade. Já em Brasília a Ministra entendeu que, como não houve a consumação do ato, também não houve prejuízo ao erário e também não deveria, por isso, haver condenação.
O Ministério Público Estadual pode recorrer da decisão ao colegiado da referida corte. O prazo para isso é de 15 dias, a contar da publicação da decisão, ocorrida no último dia 19 de abril. Casso isso não ocorra, o processo transita em julgado e assim acaba, 11 anos após.