Não sei se este seria o ideal, mas vai aqui uma sugestão. O ponto inicial desta ideia surgiu a partir da reunião realizada na semana passada na Câmara de Vereadores de Canela, onde os parlamentares receberam integrantes do Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi) e representantes das forças policiais do município para discutir as emendas impositivas que visam fortalecer a segurança pública em 2025. O Mocovi, em conjunto com a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Patram e Susepe, apresentou aos vereadores as principais necessidades das forças de segurança, enfatizando áreas que poderiam ser beneficiadas pelas emendas impositivas. O valor totaliza 1,34 milhões de reais.
Por que não um Centro Integrado de Segurança?
Comecei o tópico acima para expressar o que penso sobre isso. Não sou contrário a esses auxílios, mas acredito que poderia se pensar também em algo mais amplo, envolvendo o poder público municipal, o judiciário, o Mocovi e as forças de segurança. Uma proposta seria criar um local, como uma base, para oferecer suporte às patrulhas que realizam rondas diárias, especialmente em bairros mais populosos como Canelinha e Santa Marta. Claro, além do custo do local dessa base operacional, seria necessário pelo menos mais uma viatura circulando pela região, com dois policiais militares a bordo. Acho que vale a pena pensar nesse sentido, como uma forma de integração e maior presença de segurança.
Comemoração da Tranqueira
O tráfego estava “intransitável”. O lado positivo é que essa movimentação aconteceu em um bom momento, principalmente após tudo o que passamos aqui em maio com a catástrofe climática. Por outro lado, essa situação também mostra que, com tudo trancado, é necessário pensar em alternativas viáveis de mobilidade urbana. Não podemos nos acomodar e achar que está tudo bem, pois, daqui a pouco, vão normalizar as filas de espera por atendimento médico, alegando que as cidades têm hospitais. É importante refletirmos sobre como podemos melhorar a infraestrutura urbana para evitar esses congestionamentos e garantir o bem-estar da população.
Movimentação no feriadão
O feriadão da Proclamação da República foi a cereja do bolo para o turismo, após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, que culminou no início do Sonho de Natal de Canela e do Natal Luz de Gramado. A movimentação foi intensa, com ruas lotadas e, consequentemente, grande movimentação na hotelaria e gastronomia. O ponto positivo é que esse fluxo deve continuar nesta semana. Na próxima quarta-feira (20), também é feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Por mais que seja no meio da semana, muitas pessoas aproveitam para esticar o feriado até o final de semana, o que é uma excelente notícia para o turismo e a economia local.
Estrada José Bergamo Filho liberada
A instalação de galerias na Estrada José Bergamo Filho foi concluída na quinta-feira (14) à tarde, e a via já foi liberada para a passagem de veículos. A estrada, que liga os bairros Várzea Grande, Vila do Sol e a localidade Moreira, passou por obras para pavimentação asfáltica, com o objetivo de promover a mobilidade urbana na região.

Ginástica nos Bairros
A Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado promoveu, na semana passada, um passeio de integração para os participantes do projeto Ginástica nos Bairros. Mais de 60 pessoas participaram da atividade, que teve como destino o Parque Olivas de Gramado, um dos principais pontos turísticos da cidade. Coordenado pela professora Célia Steffens, o passeio foi uma oportunidade para reunir os integrantes do projeto em um momento de lazer e convivência. O grupo, formado por moradores de diferentes bairros e localidades, vivenciou um dia de integração em meio à natureza, com paisagens exuberantes e atrações culturais do parque. O secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, destacou a importância da iniciativa para o bem-estar e a socialização dos moradores: “O projeto Ginástica nos Bairros é muito mais do que uma atividade física, é uma ferramenta de transformação social e fortalecimento de vínculos na comunidade. Este passeio reforça o propósito de aproximar as pessoas e valorizar os espaços que fazem parte da nossa cidade”, disse.