A diretoria da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – esteve hoje em Canela para inaugurar a revitalização do prédio da entidade. O edifício, que vinha sendo usado pela COOPEC, voltará a ser utilizado pela CNEC para receber cerca de 300 crianças, em convênio com o município de Canela, além de aceitar matrículas particulares.
Para a inauguração, vieram 10 vice-presidentes da entidade escolar de 10 estados diferentes da confederação, além do presidente da Rede CNEC, Alexandre Santos. “Alguns levaram o dia todo para chegar até aqui, mas é importante”, explicou Alexandre Santos. Também prestigiaram o evento as diretoras e diretores das escolas da Rede na região. Segundo o presidente, a CNEC de Canela vai se tornar referência na região.
Este empreendimento é tratado com carinho especial, por ser um dos que foi construído ainda nos anos 60, com a participação direta do fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes. Naquela época, a rede chegou a ter mais de 2.300 escolas, atendendo através de convênio com o Governo Federal. Essa situação mudou com a Constituição de 1988, quando a responsabilidade da educação passou a ser dos municípios.
“Vamos dar continuidade a este legado”, disse Alexandre Santos.
O prefeito, Constantino Orsolin, também fez um discurso saudosista e se disse emocionado pela retomada do prédio e das atividades da CNEC. Ele mencionou que 280 famílias serão contempladas, colocando seus filhos para estudar ali, já que o município não tem estrutura suficiente para acompanhar o crescimento populacional. “Este prédio proporcionou a formação de muita gente, é uma história linda e fantástica”, disse Constantino.
A estrutura predial da CNEC está totalmente renovada e com pintura nova, incluindo a quadra esportiva e o ginásio. Tudo com ‘cheirinho de novo’.
Grandes notícia!

“As galerias chegaram e estamos prontos para começar a montar a ponte entre Nova Petrópolis e Vila Cristina! As máquinas estão a todo vapor, avançando rapidamente para conectar nossas comunidades. E mais: já ultrapassamos 60% do valor necessário para concluir essa obra tão importante!
Mas ainda precisamos da sua ajuda para chegar lá. Cada contribuição nos aproxima mais da meta. Se ainda não fez sua doação, agora é a hora! Vamos juntos até o final e garantir que essa ponte se torne uma realidade. Faça sua doação via PIX: [email protected]”.
Este é um recado do pessoal que está construindo a ponte para uso temporário, até o término da ponte da BR-116, sobre o Rio Caí, divisa entre Nova Petrópolis e Vila Cristina, Caxias do Sul. A previsão é que a ponte provisória fique pronta até a metade de setembro, mas terá uma mão só. Já a ponte da BR-116 tem o primeiro prazo de entrega para o final do ano.