O derramamento de sangue só segue na Venezuela. Aquele povo sangra há anos. E assim vai seguir sendo, sabe-se lá até quando. A comunidade internacional demonstra preocupação, mas também é dividida, pois muitos por aí não são melhores. Basta ver que as duas mais importantes economias mundiais e potencias bélicas, China e Rússia, demoraram 30 segundos para reconhecer Maduro como reeleito. Estados Unidos, sempre melhor orientada, independentemente do grupo político que está no Governo, diz que está aguardando as atas das seções, mas que já está sem paciência. O mais preocupante, no entanto, é o nosso querido e insubstituível Brasil. Nosso governo e o maior partido da nação curtem, seguem e apoiam isso, de olho, certamente, na receita. Difícil saber qual dos dois países está mais adiantado na implantação de um novo sistema de governo. A diferença é que o Brasil é maior, mais amplo, mais completo e por isso com uma economia diversificada, que por tempo maior mascara suas mazelas. Mas, a julgar pelo que vimos nos últimos anos com o nosso processo eleitoral, e o apoio incondicional ao ditador vizinho, fiquemos alertas, só aguardando a taquarada!
Mês dos pais
Adentramos hoje o oitavo mês de 2024. A partir da metade do mês já teremos sinais de primavera. É o adeus ao inverno, mesmo que a temperatura às vezes não cumpra esse calendário à letra, o certo é que já temos ares de primavera. E, agosto é também o mês dos pais, logo, o comércio se prepara para valorizar essa data e recuperar um pouco daquilo que está para trás em um ano de muitos desafios. Para anotar, o Dia dos Pais é dia 11, segundo domingo deste mês.
Lentidão
Que seja rápida a obra do desbarrancamento da 235 no Parque Knorr. Aquilo está causando. Não tem mais dia e nem hora. Hoje pela manhã o Integração esteve lá, mostrando e atualizando a população. O secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, respondeu à coluna, que o prazo é 30 dias. Portanto início de setembro. Não vemos a hora!
Eleições 2024 – Canela
PSD fez sua convenção ontem à noite e recebeu o prestígio em massa do MDB, partido com o qual vai coligado. São 12 concorrentes a vereança, entre eles os atuais vereadores Jonne Wulf (ex-PDT) e Jefferson Oliveira (ex-MDB).
O vice de Marcelo
Ontem à noite o vereador Luciano Melo renunciou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito que disputava com Marcelo Savi. A probabilidade é que seja agora confirmado como vice de Marcelo, fechando assim chapa pura emedebista, com apoio do PSD.
Tucanos – Gramado
O PSDB está reunido nesta noite na Câmara de Vereadores para sua convenção. A expectativa é que lance os 10 nomes a vereador, mas deve ficar sem formalizar apoio a nenhum candidato a prefeito. Na edição de amanhã publicamos os nomes dos pré a vereador.
Eleições – Nova Petrópolis
Ex-prefeito Lelo – Regis Hahn (2013/2016 e 2017/2020), já confirmado na convenção do Progressistas. Terá como vice o ex-vereador Jerônimo Stahl Pinto, do PDT. A coligação tenta repetir a aliança PP/PDT, que governou Nova Petrópolis de 2017 a 2020.
Ex-vice-prefeito Charles Paetzinger (2017/2020), já confirmado na convenção do PSD. Terá como vice Lilian Petry, que foi coordenadora do Creas na atual gestão, de Jorge Darlei Wolf e Martim Wissmann. A candidatura do PSD terá a apoio do Patriota. Charles deixou o PDT, partido pelo qual foi vice-prefeito de Lelo na gestão 2017/2020.
Hoje (01/08) devem acontecer as convenções do PSDB e MDB, partidos do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito Martim Wissmann. Os dois não serão candidatos. Os nomes cotados como candidatos são os vereadores Josué Drechsler (MDB), filho do ex-prefeito Siegfried Drechsler, e Kátia Regina Zummach (PSDB). Um terceiro nome começou a ser especulado nos últimos dias.
Na sexta-feira (02/08) acontecerão as convenções do Republicanos e do PSB (partido do deputado estadual Elton Weber). Os mais cotados como candidatos são os vereadores Daniel Michaelsen (Republicanos) e Alexandre da Silva (PSB).
Portanto, existe uma forte tendência de quatro candidatos. Mas também existem chances de uma grande aliança entre PSDB, MDB, Republicanos e PSB (participação de leitor anônimo).