InícioColunistasO incansável combate ao tráfico

O incansável combate ao tráfico

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ao mesmo tempo em que se exalta o combate ao tráfico de drogas, apreensão de entorpecentes e prisão de traficantes, serve como alerta o quanto isso assombra a sociedade. Desde a semana passada, tanto a Brigada Militar quanto a Polícia Civil estão, quase diariamente, efetuando operações e realizando grandes apreensões e prisões. Pontos de tráfico são fechados e prisões acontecem a todo momento. E mesmo com essa velocidade de atenção dada pelas autoridades de segurança, os traficantes continuam proliferando.

Cheiradinha e fumadinha

A droga pode ser considerada uma pandemia. Afeta todas as classes sociais. Existe o traficante do alto escalão, o rico, assim como o pobre, e, claro, os usuários. Aliás, se há consumidor, há cliente. Cada cheiradinha ou fumadinha é um traficante a mais que fica feliz, uma família a mais entrando na destruição. Vai sustentando sua facção e proliferando cada vez mais a violência. É como praticar um “enxuga gelo” quando se efetua uma prisão, mas é necessário que o combate se intensifique cada vez mais.

Papo de Responsa

A Polícia Civil (PC) tem trabalhado com o projeto Papo de Responsa, que busca a prevenção da criminalidade entre os jovens. O programa tem como foco a educação e a conscientização, buscando engajar os adolescentes em atividades que estimulem o respeito, a responsabilidade e a reflexão sobre os impactos negativos da violência e do envolvimento com o crime.

Os números do Papo

O comissário Maurício Viegas e a inspetora Silvia Berro, policiais civis de Canela, levaram o Papo de Responsa a todos os municípios da 2ª Região Policial do Interior, composta pelas cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Picada Café, Rolante, Riozinho e Taquara. Durante o ano de 2024, a dupla realizou 86 encontros do Papo de Responsa, atingindo a marca de 7.978 alunos, principalmente em escolas. O programa inovou ao ser realizado na Aldeia Tekoá Kurity (Guaranis) de forma pioneira.

Proerd na região

A Brigada Militar (BM) também realiza esse trabalho preventivo nas escolas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A orientação para dizer NÃO às drogas e à violência é enfatizada para crianças e adolescentes nas instituições de ensino. Os números de atendimentos também são expressivos. Em Canela, as aulas são ministradas pelo soldado Jeferson Secco Oliveira. Ao todo, no ano de 2024, nos dois semestres, a Brigada Militar formou 855 alunos, de 27 turmas, alcançando todos os 5º anos das escolas de Canela. Já em Gramado, as aulas neste semestre foram ministradas pelos soldados Filipi Rezende, Elizandro Cerri e Jeferson Martins. No ano de 2024, nos dois semestres, a Brigada Militar de Gramado formou 29 turmas, totalizando 574 alunos. Em Nova Petrópolis, pelo terceiro ano consecutivo, o programa conseguiu alcançar 100% dos 5º anos de todas as escolas municipais, estaduais e particulares, formando 331 alunos no total. As aulas tiveram a orientação da soldado Cristiane Cardoso.

Aeroporto 100%

Sete meses após a catástrofe ambiental, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar com sua estrutura plenamente recuperada. A Fraport Brasil, empresa que administra o espaço, entregou na segunda-feira (16) a pista principal, de 3,2 km de extensão. Também foram recuperadas as vias de acesso entre os pátios de aeronaves e a pista, além do terminal de passageiros. Desde 18 de outubro, o aeroporto vinha funcionando das 8h às 22h, recebendo apenas voos comerciais domésticos. Segundo a concessionária, com a conclusão das obras de recuperação da infraestrutura, o aeroporto voltará a funcionar 24h por dia, permitindo a ampliação do número de pousos e decolagens, além da retomada dos voos internacionais.

Quem investiu?

Claro que, como se trata de uma concessão, a responsabilidade de recuperar o Aeroporto Salgado Filho seria da empresa, no caso a Fraport. Mas, como diz o Faustão: “errrrrrouuuuu”. Foi necessário o setor público salvar o privado. Mais uma vez. Desta vez, o Governo Federal aportou R$ 425 milhões para a obra. Inclusive, em encontro com o setor público e privado em Gramado, os ministros garantiram o investimento e esforço, algo que foi muito enfatizado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Na época, a maioria do setor turístico de Canela e Gramado duvidou, mas o público mais uma vez salvou o privado. Ou seja, é necessário manter o equilíbrio, nem tudo o que é público é ruim e nem tudo o que é privado é ótimo; vale o contrário também. Sem extremismos.

Mais otimismo para a região

Claro que todo esse contexto do ano, que foi atípico devido à catástrofe climática, atingiu o setor turístico, mas já é possível perceber a recuperação. Aos poucos, os turistas estão chegando, principalmente quando se aproxima o final de semana, e a movimentação é grande, com ruas e estabelecimentos lotados, especialmente no setor gastronômico. Ônibus de excursões fazem filas nas ruas para estacionar. Um dos casos dessa movimentação é a rua atrás da Catedral de Pedra. Fica bonito ver os coletivos enfileirados desde o Colégio Marista até as proximidades da Delegacia de Polícia. Agora, com o aeroporto 100% funcionando, a expectativa aumenta ainda mais.

Pró-Esporte RS

Atenção, clubes e atletas de Canela e Gramado! Para quem se interessa em buscar incentivo do Pró-Esporte RS, programa de incentivo para financiamento de projetos esportivos e paradesportivos, as inscrições dos projetos estarão abertas em janeiro. A segunda fase será para julho. O financiamento é indireto, por meio do patrocínio de empresas que compensam o valor com o ICMS a recolher. São dez linhas de financiamento para diferentes tipos de projetos. O proponente pode ser pessoa física ou jurídica (com ou sem fins lucrativos) ou prefeitura. Nesta semana, o Governo do Estado divulgou os contemplados deste semestre. Na lista que observei, não constam contemplados de Canela e Gramado. Dos projetos habilitados, 118 foram contemplados. Ao todo, o Governo do Estado financiará cerca de R$ 24 milhões, por meio de renúncia fiscal do ICMS aos projetos escolhidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido