Foto Thiago Seitensticker, Divulgação
Após cinco anos no setor de distribuição de frutas no Sul do Brasil, os sócios Thiago Seitensticker, Fábio Rizzo e Guilherme Bruschi criaram, em 2018, a Tua Fruta, loja que comercializa frutas e produtos que levam o conceito de consumo saudável. Com o sucesso da proposta, passaram a operar, também em Caxias do Sul, um café que preza pelo menu vegetariano e vegano. Para iniciar 2020, os sócios anunciam a expansão do negócio, que atuará por meio do sistema de franquias. A Tua Fruta Franchising conta com três formatos: frutaria, café e um modelo inédito no país, denominado Express. Com esse modelo, que funciona como um quiosque, o franqueado poderá atuar em diferentes pontos comerciais, como supermercados, lojas de conveniências, universidades, centros comerciais, aeroportos e rodoviárias. A novidade já tem investidores interessados, a começar por uma rede de supermercados de Bento Gonçalves, que implementará a franquia em breve. O valor para investir no negócio parte de R$ 50 mil, com retorno estimado em até 18 meses, e rentabilidade mensal média de 15% a 25% do faturamento.
Visibilidade nos Estados Unidos
A Cooperativa Vinícola Garibaldi vai expor, novamente, seus produtos na Vinexpo, nos 2 e 3 de março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ao maior mercado de vinhos do mundo, exibirá a linha própria para exportação, a Amaze, que tem como destaque o Moscatel, recentemente eleito para figurar no Top 100 On-Premise Wine, conceituado ranking americano. A pretensão é estabelecer parcerias comerciais a fim de fechar acordos com importadores e distribuidores de seus produtos nos estados norte-americanos. Esse processo começou a ser alinhado em Illinois, que tem Chicago como capital. A Cooperativa Garibaldi também está presente no Canadá, Chile, Peru, na Nigéria, Colômbia e Taiwan. E negocia ingresso em vários outros mercados, como Alemanha, Espanha, Austrália, Reino Unido, República Tcheca, Holanda, Irlanda, Noruega, República Dominicana, Japão, Suriname, Porto Rico, França, Portugal, Suíça e Islândia. A linha Amaze tem oito exemplares destinados somente à venda externa, todos espumantes.
Aula gratuita de gastronomia
O Senac Caxias do Sul programou para o dia 18 de fevereiro, segunda-feira, a partir de 9h, uma aula experimental do curso de cozinheiro. O objetivo é promover o curso de cozinha, oferecido na escola, com carga de 500 horas. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o segmento da gastronomia tem apurado crescimento de 10% nos últimos anos, cenário que aponta para a necessidade de profissionais capacitados. A aula será ministrada na cozinha pedagógica da escola. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas em www.senacrs.com.br/caxias ou presencialmente na escola (Avenida Júlio de Castilhos, 3638). Mais informações pelo telefone (54) 3225-1666.
Hospital Virvi Ramos recebe certificação
A empresa DNV (Det Norske Veritas) conferiu ao Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, o certificado da ONA (Organização Nacional de Acreditação), selo ouro, que referenda a qualificação de excelência em gestão para a instituição. A certificação atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. Dos mais de 6.700 hospitais em funcionamento no país, apenas 177 possuem a certificação Nível 3. No estado, dos mais de 350 hospitais existentes, somente seis têm este reconhecimento. Os ganhos reais para os hospitais que possuem acreditação hospitalar são os de qualidade no atendimento, segurança, melhor utilização dos recursos físicos e do capital humano. Também contribui no reconhecimento financeiro, pois a Agência Nacional de Saúde fixou a obrigação de estabelecer um índice de reajuste para prestadores certificados. O Virvi Ramos é o único hospital da região a possuir certificação ONA e ISO 9001, simultaneamente.
Nova queda é estimada para inflação
As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram, pela sexta seguida, a estimativa para a inflação este ano. Desta vez, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo caiu de 3,40% para 3,25%. Em relação à Selic, a expectativa é de manutenção da taxa atual em 4,25%. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 2,30% e a cotação do dólar em R$ 4,10. As informações constam do boletim Focus, pesquisa semanal do BC, que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.