Foto Edypo Alaniz, Divulgação
A Marcopolo fechou, em dezembro, a sua maior venda do ano de carrocerias de ônibus urbanos para o mercado brasileiro. Foram 319 unidades para a Viação Pioneira, um dos principais operadores da Capital Federal. Do total de unidades, a serem entregues até o final deste mês, 282 são do modelo Torino MD, com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro 5, capacidade para 72 passageiros (36 em pé) e 12.240mm de comprimento. Possuem elevador para acessibilidade, preparação para DVD e três monitores de 15,6 polegadas, campainha sem fio, sistema com gravador de imagens com quatro câmeras, parede separação total, cortinas e itinerários eletrônicos com mostrador de velocidade. Os demais são do modelo Torino MT Low Entry, com chassi O500 U 1826 Euro 6, capacidade para 81 passageiros (44 em pé) e 13 metros de comprimento. Todos são equipados com sistema de ar-condicionado, sensor de estacionamento, preparação para DVD e quatro monitores de 23 polegadas, sistema com gravador de imagens com quatro câmeras, campainha sem fio, parede separação total, cortinas, itinerários eletrônicos com mostrador de velocidade.
Fraudes na Black
O Procon Caxias do Sul identificou sete empresas que criaram artifícios para iludir consumidores na Black Friday. Destas, quatro lojas físicas foram autuadas por maquiagem nos encartes, com diferença entre preços de colchões box, aparelho de som, televisores, multiprocessadores e forno elétrico, e três virtuais, com filiais físicas na cidade, pela mesma conduta na venda de celulares e televisores. Os processos estão sendo instaurados e podem terminar em multas. “A maquiagem de preços fere a boa-fé prevista no Código de Defesa e Proteção do Consumidor, lesa o adquirente de produtos e serviços e desacredita o evento promocional”, avalia o coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn.
No alto do pódio
As salas do empreendedor das prefeituras de Bento Gonçalves e Farroupilha conquistaram, dentre 88 entidades similares, selo de ouro do Sebrae RS. Com selo de bronze, foram premiadas as iniciativas de Caxias do Sul, São Marcos e Vacaria. Concedido na terça (10/12), o reconhecimento é uma parceria com a Fundação Nacional da Qualidade. Para receber a certificação, as Salas do Empreendedor tiveram de passar por etapas de avaliação por meio de questionários, envio de materiais e entrevistas. “Essa certificação reconhece os esforços dos municípios para prestar serviços de qualidade aos empreendedores, contribuindo para a simplificação dos processos de abertura das empresas. É uma iniciativa que objetiva promover o desenvolvimento local”, afirma Márcio Benedusi, coordenador da Rede Simples no Sebrae RS. Das inscritas, sete conquistaram o selo ouro; oito, prata; e 28, bronze.
Em busca de investidores
A startup Agrod, de Caxias do Sul, é uma das oito participantes do Demoday do StartuRS Agritech, que será realizado a partir das 14h de sexta (13/12), no Global Tecnopuc RS (Avenida Ipiranga, 6681), em Porto Alegre. Cada organização fará apresentação de seu projeto para despertar o interesse da banca de investidores. O programa é destinado a startups que desenvolvam soluções, em software ou hardware, que resolvam problemas reais na cadeia do agronegócio. Por meio de consultorias, workshops, mentorias e ações de mercado, o StartupRS Agritech visa validar o modelo de negócios das startups, preparação para vendas e conexão com grandes players do agronegócio por meio de acesso facilitado a eventos, rodadas de negócios, entre outras ações de mercado.
Reunião-jantar para diplomação
Foto Julio Soares, Divulgação
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul realiza na segunda-feira (16/12) reunião-jantar, às 19h30, para diplomação da presidência da entidade para a gestão 2020-2021. Serão diplomados os empresários Ivanir Gasparin, no cargo de presidente; Mauro Bellini, na vice-presidência de Indústria; Jaime Andreazza, na vice-presidência de Comércio; e Maristela Tomasi Chiappin, na vice-presidência de Serviços. Os quatro, que estiveram à frente do Conselho Executivo nos anos de 2018 e 2019, foram reeleitos para mais um mandato, que se inicia em 1º de janeiro de 2020. A reunião marcará o encerramento dos encontros semanais da entidade, tradicionais ao meio-dia, deste ano. Em janeiro e fevereiro haverá uma reunião-almoço mensal.