InícioColunistasLivre ExpressãoVolnei da Saúde enfrenta processo de cassação

Volnei da Saúde enfrenta processo de cassação

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na segunda-feira (15), pouco antes da sessão dos vereadores, uma mãe veio à Câmara apresentar denúncia e pedido de cassação do mandato do vereador Volnei da Saúde, por decoro, o acusando de ato libidinoso contra sua filha, em 2019, quando ela tinha 6 anos.

Na ocorrência policial que a mãe fez na Delegacia no dia 25 de abril de 2023, relatou à autoridade que em 6 de dezembro de 2019, o vereador esteve na sua casa para jantar e pegou a criança no colo, na presença dela e do pai da menina. Que ambos não perceberam nada de errado, mas que em 23 de abril de 2023, a criança lhe contou que naquele dia o vereador colocou a mão na bunda dela, por baixo da calcinha e encostou sua perninha no seu ‘membro’.

O casal teria incentivado a criança a aceitar o colo do vereador e ele teria dito em seu ouvidinho que não adiantava se negar, dando a entender que de uma forma ou outra acabaria no seu colo. Tudo isso na presença de ambos os pais. Segundo fontes do Jornal Integração, há um laudo pericial no processo em que uma perita psicóloga conclui serem verdadeiros os fatos descritos pela criança.

Ao Integração o vereador diz que tal mãe está tramando um ato de vingança, por outro fato que envolve a ambos e que levou um familiar da denunciante à prisão (o Jornal não pode revelar tal fato, pois também envolve uma criança). Volnei também diz que não esteve na casa desta família naquele dia. Que esteve uma única vez naquela residência, um ano antes, em 2018, em uma festa de aniversário. Que permaneceu lá por apenas 40 minutos, e que as crianças brincavam separadas dos adultos. Volnei da Saúde diz que nunca, nem uma única vez, pegou tal criança no colo. Também relatou ao Integração que enfrenta o processo de cabeça erguida e que vai provar sua inocência. Também descarta a possibilidade de renunciar ao mandato por entender que isso seria uma espécie de confissão.

DO SIGILO – O Jornal Integração trata este assunto com muito cuidado, por ética, lógica e bom senso, bem como por lei, sem revelar nomes que possam identificar as vítimas. No presente caso, como está na Câmara, não dá para simplesmente não abordar, pois chegando ali, virou público e cada cidadão mesmo com informações mínimas a respeito, já vai formando sua opinião. Ontem mesmo os vereadores tiveram que se posicionar a respeito, quando aceitaram a denúncia em sessão extraordinária realizada às 16 horas, para dar seguimento à investigação.

Ali sim o Jornal Integração entende que os vereadores são colocados em uma condição que não é deles. A Justiça é que deveria ser mais rápida em casos assim para já ter um julgamento definitivo. Na Câmara será um julgamento político, e o assunto é muito delicado para tal. Imaginemos que o vereador seja inocente, a vida dele, pelo menos a pública, acabou. De outra parte, não serão os vereadores que chegarão a uma conclusão sobre isso. Quem vai chegar a essa conclusão de ele ser inocente ou culpado é a Justiça. Logo, um processo destes, na Câmara, é uma execração precipitada.

Por outra banda, ficam os meios de comunicação prejudicados quando não recebem cópias destes documentos. Pois cumpre a nós informar a sociedade sobre algo tornado público para que toda a comunidade possa se posicionar em cima de dados concretos. A ocorrência feita pela mãe o Integração teve acesso. Mas, sobre o laudo pericial conseguimos apenas a versão de fontes, ainda que de confiança, o ideal seria ler o documento. 

Enfim, é um caso grave, extremo, e que todos precisamos ter o máximo de cuidado para não formar opinião precipitada, acabando com a reputação de alguém inocente, que pai, avô, etc.. Assim como é desejo de todos, que se for culpado, não passe impune!

——–

Temporal

Minha solidariedade a todos os afetados pelo temporal de terça à noite. Muitos prejuízos, mas com a Graça de Deus, sem vítimas. Por milagre, muitos escaparam. E é ali que eu quero fazer um apelo às autoridades. Quando um proprietário vem solicitar a poda ou mesmo retirada de uma árvore que lhe oferece risco, não enrolem, autorizem imediatamente. Depois do loteamento aprovado, não deveria nem ter restrições à retirada do mato. Essa restrição tem que acabar com a autorização do loteamento. Afinal de contas um terreno (um lote), só faz sentido se está autorizado construir em cima, e claro, ser ocupado com segurança.  E nenhuma casa é segura se tiver a vizinhança de árvores de grande porte.

Coincidência

Estive na Linha Araripe onde a residência de Silvester Fagundes foi atingida por uma árvore (assunto a capa), e passou um filme na minha cabeça. Eu fui naquela madrugada no Bairro Jardim onde a irmã dele, Priscila Grade, faleceu, em 2014, atingida por um pinheiro que caiu sobre a residência da família. Por sorte Silvester estava sozinho e o seu quarto ficou inteiro, única peça que restou.  

Reconhecimento

Vai meu reconhecimento a todos que se envolveram na rápida e precisa ajuda aos atingidos pelo temporal. Todas as forças se uniram e deram a resposta necessária e possível a tantas chamadas ao mesmo tempo. Os secretários de Obras, de Canela, Marcelo Savi, e de Gramado, Rafael Ronsoni, foram, mais uma vez, guerreiros.

Implosão no PL

Uma declaração do ex-presidente Bolsonaro deixou correligionários do PL Brasil a fora de orelha em pé. O presidente nacional da sigla, Waldemar da Costa Neto, deu uma elogiada no Lula, e aí Bolsonaro foi à rede, logo em seguida, e disse que teve um ‘desentendimento’ com “uma pessoa” e que se isso não se resolver o PL implode. E o pessoal se organizando para as eleições municipais…

Reciclagem

Na minha visão foi muito mal conduzida pela Prefeitura esta questão com a Usina de Reciclagem e transbordo. Ora, pelo fim uma pessoa foi presa por algo incrível, que convencionaram chamar de crime. Ora, até dia 11 não era crime, de 11 a 15 foi crime. E de lá em diante passou a não ser crime novamente. Assunto que precisava ter um outro fim. Fica fácil tomar a empresa na mão grande. A prefeitura que construa um galpão para chamar de seu. E a parte da associação para a reciclagem e tudo o mais, sou favorável, mas dentro da legalidade e moralidade, sem estatização. Até o ex-secretário recente do Meio Ambiente, Alfredo Schaffer, consultado pela coluna, disse que se fosse ele o secretário não teria partido para esta condição, que é a interdição.

Sanfoneira top

Está em Gramado a ‘topezíssima’ cantora e sanfoneira, ou gaiteira, número um do Brasil, Bia Socek. Sábado fará dois shows no Café Colonial Palace, no Hotel Palace, na RS 115. O primeiro às 13h e o segundo às 19h. Valor do café é quase simbólico, R$ 60.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido