Socorro

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 08/07.

A vereadora Dra. Maria de Fátima afirmou na tribuna, durante a sessão de ontem à noite, que tem recebido queixas recorrentes sobre o serviço de saúde, especialmente quanto à dificuldade para realização de exames. Segundo ela, um médico chegou a dizer que apenas pessoas já doentes podem fazer exames.

Ela relatou o caso de uma moradora de 40 anos que procurou atendimento três vezes por causa de um caroço no pescoço e disseram-lhe que se tratava de COVID-19. Desconfiada, ela decidiu levar o assunto Dra. Maria de Fátima, que receitou uma ecografia. O exame constatou câncer de tireoide em estágio avançado. “Se não tivesse feito o exame de ecografia, hoje ela estaria morta”, afirmou a vereadora.

Dra. Maria de Fátima fez então um apelo ao prefeito: “Peço a sensibilidade do nosso prefeito, que ele olhe com muito amor para a saúde. Nossos munícipes não podem continuar sofrendo com a falta de exames especializados e procedimentos. Por isso eu peço, senhor prefeito, por favor, com todo o carinho que sei que o senhor tem pelos nossos munícipes e por nossa cidade, olhe com carinho para a saúde de Gramado.”

Esclarecendo melhor

Chamei a vereadora agora há pouco, às 15h30 da tarde, para esclarecer melhor o assunto que trouxe à tribuna. Trata-se de um caso que já tem alguns anos — ela não soube precisar exatamente quando —, mas a vereadora ainda atuava como médica no sistema municipal e o período era de alta da Covid, portanto, possivelmente tenha ocorrido em 2020 ou 2021. Segundo ela explicou, conforme o quadro apresentado, a pessoa doente poderia ter falecido em cerca de dois anos, caso o tratamento fosse tardio. A vereadora também afirmou que a mulher está curada e “ótima” atualmente, graças ao tratamento realizado.

Comoção

Obviamente, o relato da vereadora é comovente e chocante. Aqui na redação não foi diferente, e por isso decidimos chamar a doutora para entender melhor a linha do tempo dessa história. Foi surpreendente saber que se trata de um caso antigo, já que isso não foi mencionado na tribuna, fazendo parecer que se tratava de um caso recente — sobretudo ao apelar ao prefeito por atenção à saúde, mencionando a recorrência. A vereadora afirmou que pretende fazer alertas às pessoas, de qualquer idade, para que observem seu corpo e investiguem qualquer sinal diferente ou sintoma.

Cozinhando

O projeto de repasse de mais 800 mil à empresa do transporte coletivo está em banho-maria na Câmara. E as queixas não param. Os vereadores vêm recebendo reclamações de usuários e, como já escrevi outras vezes, ficam em saia justa. O cidadão não entende por que primeiro tem de ser repassado tamanho auxílio para, só depois — talvez — receber um serviço melhor. E, para pôr um molhozinho neste assado, teve um vereador que se antecipou na outra vez, dizendo que votaria contra desta feita. Assim, os demais terão suas dificuldades em dar explicações ao povo aumentadas.

Reunião

A vereadora Professora Denise disse que terão uma reunião a respeito: os vereadores, a prefeitura e a Gramado Turismo. O que vai sair deste encontro, só Deus sabe. Fato é que o vereador já disse, da outra vez, que há desvios de finalidade na empregabilidade desses recursos por parte da empresa.

Moratória

Como Gramado declarou moratória a novos projetos de hotéis, Canela bem que poderia tirar proveito desta hibernação e fazer algum projeto de incentivo. Como o município tem a mão de obra e está muito atrás no número de leitos em relação a Gramado, poderia pensar no acolhimento destes possíveis empreendedores.

Vai que cola

Como já escrevi outras vezes, este tipo de projeto, como o que estanca os hotéis em Gramado por seis meses, tem apoio popular. Dá para gerar bons discursos em cima. Mas não levam a nada. Seis meses não é nada em se tratando de projetos da construção civil. Só no Meio Ambiente, via de regra, permanecem muito mais tempo, especialmente em Canela. Logo, Canela não vai tirar nenhum proveito da situação.

Carudo

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, foi diplomático ao receber o presidente do SindTur, Cláudio Souza, que foi lá lhe levar um pedido para também trancar projetos de hotéis. Recebeu, fez fotos, ouviu, mas não vai nem cogitar. Só faltava essa: Canela tem 10 mil trabalhadores a mais do que vagas. Boa parte desse pessoal é especialista em hotéis. Já escrevi outra vez: isso é uma questão de mercado. Quem tem um projeto bom, viável, tem que ter a liberdade de escolha. Se não viabilizar, terá sido o seu próprio dinheiro que não rendeu. A propósito, queria ver esses mesmos personagens resmungando se o Lula tomasse medida semelhante a nível de Brasil.

Vereadores atentos

Na sessão de ontem à noite, alguns vereadores repercutiram o assunto. Todos percebem que Canela está com mais trabalhadores do que vagas. Sabem também que trabalhar em outro município é bom, mas no próprio é muito melhor.

Contrapartida

Ainda assim, discordo redondamente da fala do vereador Rodrigo Rodrigues sobre esta relação entre Gramado e Canela, onde um emprega e o outro oferece os trabalhadores. Cerca de 10 mil vêm de Canela a Gramado todos os dias, segundo o edil. Rodrigues entende que Gramado fatura com isso e Canela paga o passivo social. Não é bem assim. Até mesmo o contrário pode ser verdadeiro. Todos esses 10 mil trabalhadores recebem seus dividendos e voltam a Canela, onde os empregam, com ranchos, aluguéis, prestações e todo o mais.

Aqui é Integração

Aqui o Jornal Integração prega, desde 2003, que somos ligados umbilicalmente: afetiva, comercial e geograficamente. Canela e Gramado são completamente dependentes um do outro, tanto que, numa análise bem fria e racional, poderia — e quem sabe deveria — haver uma gestão pública única. Aí sim economizaríamos um bom dinheiro, com menos um hospital, menos vereadores, secretários etc. etc.

Caça às bruxas

O presidente norte-americano Donald Trump fez um post em suas redes sociais (neste caso, suas de fato, já que possui a própria plataforma) defendendo o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Segundo escreveu: “Estão fazendo uma coisa terrível; uma verdadeira caça às bruxas” contra o ex-presidente. Todo mundo já percebeu isso.

Perguntinha

Já pensou declarar moratória aos pepinos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido