Será que consegue?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ao que se depender do que disse na Câmara, quarta à noite, o promotor Max Guazelli, representante do Ministério Público em Gramado, está tentando demover os adquirentes do São Miguel. Ele disse que explicou a eles que aqui não é um polo de saúde e que por isso, certamente, o prejuízo seria muito maior do que pensavam e defendeu uma espécie de gestão mista, parte privada e parte pública, para não perder os repasses de emendas parlamentares, por exemplo.

Durante os mais de dez minutos em que falou na Audiência Pública, não citou uma única frase sobre os novos serviços que estão sendo projetados pelos novos donos, como o atendimento aos doentes de câncer (Oncologia) e hemodiálise. Só em Gramado são 13 pacientes, 12 levados pela Prefeitura e um particular, que fazem hemodiálise em outros municípios. Da oncologia são 63 pacientes que enfrentam as vans para receberem seu tratamento. Ao que ouvimos os novos donos dizem que irão atender a região, logo, só em Canela são pelo menos mais outro tanto… Sobre essas famílias que sofrem vendo seus membros fazendo esses deslocamentos desgastantes, quando o indivíduo já está debilidade, fraco, cansado, nada foi dito.

Em uma segunda fala, Max citou que seria importante ter hemodiálise aqui, mas logo acrescentou que é um serviço que não dá lucro.

Para Max, Gramado não precisa de UTI neonatal, pois são “só 10 crianças por ano” que precisam de uma. Mais uma vez, se são mais 10 em Canela, já são 20 famílias. E mais, segundo os novos donos, a ideia é fazer atendimento particular a turistas de todo o Brasil que, no caso, planejam ter seu filho aqui e aproveitar alguns dias mais de férias. Os demais membros da família curtiriam os nossos parques enquanto isso. 

Chama o Nestor

A ausência do prefeito Nestor na solenidade de abertura da Festa da Colônia, sábado de manhã, chamou atenção e preocupou a sociedade gramadense. Todos sabemos do seu afeto ao evento e como já não tinha participado da abertura da Feito em Gramado na noite anterior, estava claro que não era coisa simples. E não é mesmo. Como sempre dissemos, com a saúde não se brinca!

Ontem veio a notícia de que no máximo até hoje o procedimento de colocação do stent seria feito no Instituto do Coração, onde está internado. Fica a torcida pelo Nestor Trator, que aceite se acalmar uns dias, ficar na tranquilidade com a família e que volte depois renovado, mais loco ainda. Enquanto isso nosso apoio ao Luia que tem feito a mão com toda a capacidade que adquiriu ao longo de tantos anos na vida pública.

Emoção na cerimônia

O secretário da Agricultura (e Obras), Rafael Ronsoni, foi às lágrimas, e levou todos nós, ao homenagear a Neca Pante, decoradora dos eventos do município, e da Festa da Colônia em especial, que enfrenta o Câncer e estava presente, em uma cadeira de rodas. Também a lembrança do Remi Parmegiani, falecido recentemente e que sempre foi muito vinculado ao evento, aumentou a emoção. Força pra ti Neca e saudade do seu Remi.

Festa e festa

Ademais é tudo festa e alegria. Este final de semana certamente será movimentado já que o tempo será bom (é a previsão), embora um pouco frio. Os primeiros dias foram bem movimentados e durante os dias de chuva, claro, diminuiu um pouco o público.

Pré-candidatos

Consegui reunir três pré-candidatos na abertura da Festa da Colônia no sábado de manhã. O gramadense Jorge Drumm (PSDB) e os Progressistas Regis Hahn (Lelo), ex-prefeito de Nova Petrópolis, e Joel Wilhelm, ex-prefeito de Igrejinha. É o momento, já que a eleição está a apenas cinco meses.

Dia das Mães

Mãe de quatro filhos, Rubia Ansante explicou muito bem o que representa ser mãe no programa Kairós, da Igreja Quadrangular de Gramado de ontem. Quando Rutihele perguntou o que muda após ser mãe ela responde: “Muda a prioridade”, explicando que até ali a luta é pela própria felicidade, mas após ter um filho todo o empenho é pela felicidade dele. Para ela, ser mãe é ensinar a ser livre sem dar toda a liberdade. E ali ela se refere a importância de a mãe (e o pai) não deixar de corrigir o filho, dar o limite. Como ela disse, “ser mãe é exercer a paciência, mas não deixar de corrigir”. O recado às mães é fantástico: “não se desesperem, no final vai dar tudo certo”. Quem não assistiu sugiro que faça isso na página do JI do Facebook. Vale como tema de casa pelo Dia das Mães. Assim, fica também a minha homenagem a todas as mães. Parabéns!

O Voto de Minerva

Na terça-feira conversei com o vereador Celso Fioreze. Ele que esteve de licença durante o mês de abril, quando oportunizou a passagem pela casa legislativa dos suplentes Wendel Cardoso e Nilton Germano. E o que pensa Fioreze sobre a negociação do HSM? Se ainda não assistiu, vai lá na página do JI no Facebook e verá que vale a pena.

Executiva emedebista

O vereador Cícero Altreiter foi eleito presidente do MDB, no sábado passado. “No último pleito eleitoral elegemos 3 vereadores, e hoje estamos, depois de 20 anos, novamente, presidindo a Câmara. Os colegas me atribuíram a função de líder da bancada nesses meus dois primeiros anos de mandato. Agora, frente ao partido, vamos trabalhar para a aproximação com nossos filiados e simpatizantes, para o fortalecimento do quadro partidário. Temos pessoas muito capazes dentro do MDB e vamos buscar novas lideranças para cada vez mais agregar o quadro do partido”, disse à coluna.  Desejo sorte ao amigo Cícero na função.

Xandão até quando?

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, não para de desafiar o governo, e seus inimigos, usando-se da mais alta corte judicial do Brasil para resolver suas pendengas pessoais. O caso Daniel Silveira, deputado federal pelo RJ, que foi preso e depois condenado a quase dez anos de prisão por criticar o STF, já causa náuseas. Triste ter de ver isso. O STF está para Brasília como o MP está para os municípios…

Texto: Cláudio Scherer | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido