Coluna publicada no dia 31/07.
Antes mesmo de os senadores brasileiros que viajaram aos EUA, com o nosso dinheiro, retornarem, o governo norte-americano confirmou a taxação anunciada por meio de carta em 9 de julho passado. Excetuou alguns produtos que mais lhe interessam, como aviões, petróleo, suco de laranja; no total, quase 700 itens. Segundo cálculos do governo, 36% das exportações brasileiras terão a taxa mantida, incluindo calçados e carne bovina.
E agora, Xandi?
A curiosidade agora está na possível aplicação da chamada Lei Magnitsky ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. Pelo que se entende até o momento, é justo chamar a situação de “morte financeira”. Ao que parece, nem mesmo um iPhone poderá usar, tampouco cartão de crédito ou viajar de avião. Qualquer negociação que envolva um norte-americano como sócio daquele fornecedor será impactada. Por exemplo, não que isso seja o maior dos problemas, ele não poderá comprar nem uma “blusinha” da Shopee.
É justo?
Acredito que tanto Alexandre de Moraes, agora totalmente bloqueado pelos EUA, quanto os demais ministros da Suprema Corte que tiveram seus vistos bloqueados não estão dando importância a isso. Parecia tão fácil xingar e tomar medidas drásticas contra empresas de lá, como as conhecidas big techs, grandes fornecedoras de tecnologia e redes sociais. Lembram que o “machão” bloqueou o X? Mandou bloquear umas centenas de contas de cidadãos, por birra política. Lembram quando o Flávio Dino assumiu o ministério e se reuniu com representantes das big techs para dar-lhes a real sobre como seria de ora em diante? Todos nós, cidadãos comuns temíamos a reação, mas eles pareciam seguros. O que temos, afinal de contas para parear com estes fornecedores? Nem uma rede social própria temos.
Grave
A situação é grave. O relacionamento com os EUA está em xeque. Até aqui, o Brasil atacava: o presidente falando bobagens o tempo todo, os ministros cometendo absurdos, atacando as gigantes da tecnologia como se fossem brinquedos e agora veio a reação.
Uma reação dura! Até então, apenas o PCC do Brasil havia sido sancionado por essa lei. Vamos acompanhar.
Nervos
O Gramadense, com sua participação na classificatória para o Gauchão, tem despertado leões há tempos presos nos peitos dos mais tradicionais torcedores do futebol de várzea, ou, amador. Avisem esse pessoal que o Gramadense agora é profissional e, especialmente, que os xingamentos não podem mais ser os mesmos de antigamente. Coisas ditas puramente para desestressar, hoje em dia, podem levar à cadeia.
Dizem esses torcedores e mais alguns que assistiram, que o Gramadense teve um pênalti claríssimo no jogo de ontem, que o juiz não marcou, e aí houve quem quisesse o couro dele. Enfim, é lindo ver a paixão brotando, o que certamente inspira as novas gerações. Mas os excessos precisam ser controlados, sob pena de os mais jovens aprenderem errado.
De todo modo, mesmo com o 0 a 0 em casa, torcemos por uma vitória no domingo, nem que seja nos pênaltis. A subida de divisão depende de passar pelo Noia e mais um, na próxima fase, já que sobem o campeão e o vice.
Renovação
Eu também sou do tempo em que, no alambrado, valia tudo. Vi coisas indescritíveis por causa do futebol. Imagine, leitor: nos anos 90 (1998), Nova Petrópolis teve de organizar dois campeonatos, porque os times das regiões sul e norte não podiam se enfrentar, pois começavam a brigar antes mesmo do jogo. Havia muitos que davam um jeitinho de iniciar uma confusão e depois sumiam do local. Tinha alguns que ficavam o tempo todo no alambrado, gritando palavrões sem intervalo comercial. E, sim, há muita coisa que dá saudade.
Sufocando
O Banco Central do Brasil manteve a taxa Selic em 15% na reunião desta semana, anunciada ontem no fim da tarde. O governo divulgou como notícia positiva o fato de não a ter aumentado ainda mais. Na realidade, é isso que está nos sufocando. A intenção do governo é exatamente essa: frear a economia. Mas como entender, se por outra banda promete, e deve anunciar durante o mês de agosto, crédito especial para motoristas de aplicativo e para reformas de residências? Enfim, um governo perdido na parte econômica.
Vejam o que disse o presidente da Fecomércio, Luis Carlos Bohn, sobre a manutenção da Selic em 15%: A manutenção da taxa de juros em 15,00% ao ano já era amplamente esperada. Com isso, o país segue submetido a um severo aperto monetário, que encarece significativamente o crédito para famílias e empresas. No caso das empresas, também impactadas pelo aumento do IOF, o efeito é amplificado e já se reflete nos dados consolidados de crédito. Conforme já destacado em comunicado anterior, a expectativa é de que a Selic permaneça em nível elevado por um período prolongado. Embora a inflação tenha recuado e a atividade econômica apresente sinais de desaceleração desde a última reunião, o mercado de trabalho segue resiliente e os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre a atividade econômica, a inflação e o câmbio aumentam a percepção de incerteza no cenário atual. Como temos reiterado, é urgente a necessidade de redução estrutural da taxa de juros no país. Para isso, é fundamental que o governo brasileiro atue no sentido de construir condições fiscais sustentáveis, por meio da racionalização e contenção dos gastos públicos — e não pela elevação das receitas, como tem sido a prática recorrente da atual administração.”.
Bem-estar
Para este senhor de 56 anos é bem complicado entender um investimento do tamanho do anunciado esta semana pela prefeitura de Gramado para a construção do Centro de Bem-estar Animal. São mais de 4 milhões de reais só para a construção do prédio, imagina o custo mensal de manutenção. Vejam alguns trechos da matéria que a prefeitura mandou a respeito: “Ele abrigará um canil, gatil, clínica veterinária e um espaço administrativo (…). A proposta é oferecer aos animais não apenas abrigo, mas também um amplo espaço para recreação e prática de atividades físicas (…). A estrutura contará com sala de atendimento, sala de cirurgias, isolamento, espaço do adotante e uma recepção moderna”. Querem entender o que é uma recepção moderna, caros leitores, é só ir a uma estrutura de saúde humana que logo irão entender…
Não sou um robô
Eu só desejo coisas boas, bons cuidados, para todos os animais do mundo. Agora, enquanto as mulheres não têm ginecologista, os dentistas não têm luvas, isso não faz sentido para mim. Animal cada um cuida do seu, dá seu jeitinho. Mas, esperar o que se a vereadora médica sugere criar a secretaria municipal de saúde animal, quando só o salário de secretário passa longo dos dez mil reais mensais.
Perguntinha
Você sabe o que é uma Big Tech?