Remi Dias

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No espaço do PP desta semana a história do Remi Dias. Cara que chegou à cidade com 18 anos sem saber ler, mas que conseguiu se encaminhar, encaminhar a família e ainda ajudar muita gente, sendo 8 vezes presidente do Lions Clube e mais três vezes sua esposa Neiva presidiu o clube de serviço, cujos feitos não me arrisco a listara aqui, pois faltaria espaço, mas destaco que muitos estudantes tiveram a oportunidade de ver melhor porque ganharam um óculos deles. Além disso foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara e assumiu algumas vezes, por alguns dias, como prefeito interino. É de sua autoria, por exemplo, a lei que regulamenta o recolhimento de lixo seco da cidade por cidadãos que usavam cavalos para tracionar as carroças. Hoje, constata ele, é mais barato fazer tal serviço de camionete, então, sem proibir, os cavalos foram poupados da judiaria. Um grande exemplo de bom cidadão e de que o diploma, por si só, não resolve. É mais fácil alguém sem nenhuma formação acadêmica, mas bom caráter, se dar bem, do que alguém com várias formações, mas sem nenhum caráter.

Das sacolas plásticas e biodegradáveis

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão passada projeto de lei de autoria dos vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (PT), proibindo o uso de sacolas plásticas no comércio de Gramado. A medida entra em vigor em 8 de dezembro próximo. Na prática a intenção é alterar a lei 3.808/22, que mandava usar as sacolas biodegradáveis, pois com o passar do tempo descobriu-se que são tantos quanto ofensivas ao meio ambiente. Agora o prefeito tem alguns dias para sancionar ou vetar a lei. Caso vete o tema volta à Câmara e se derrubado o veto abre-se novo prazo para a sanção do prefeito, que se não o fizer, cabe então ao presidente da Câmara faze-lo.

O assunto é polêmico. Embora tem apelo popular, eis que cai no clamor pela preservação ambiental, é de difícil execução. Se tudo andar como previsto, a partir do dia 8 de dezembro devem ser banidas as tradicionais sacolas de plástico, e as biodegradáveis, só ficam as de papel ou tecido. Além do mais, ainda estamos na fase de comprar um melão com etiqueta de plástico. Tudo o que compramos vem embalado em materiais não degradáveis, desde as frutas à carne e o pão. Então, apesar da pegada ser interessante, ter apelo ambiental, o que está na moda, na prática me parece que estamos colocando a carroça na frente dos bois. Ainda nem aprendemos selecionar, recolher e encaminhar o material (lixo) devidamente. Ou sim?     

O Sindilojas expediu seu posicionamento a respeito, do qual reproduzo o trecho principal:

“O uso das sacolas plásticas é significativo no comércio varejista, pois o empreendedor busca um produto que tenha bom custo-benefício. Elas são resistentes, apresentam facilidade para acondicionar e protegem o produto da chuva. As de papel tem um valor mais elevado. Ambas são recicláveis”.

É bom desde já entender que o empresário (dono de supermercado, armazém, comércio, etc.), não é obrigado a fornecer o recipiente, podendo cobrar do consumidor.

Estrada da integração

Foi assinada ontem, a ordem de início das obras, o que deve ocorrer em setembro, já sugiro de pronto um nome para a estrada que liga Gramado e Canela do Mato Queimadoao Caracol: Estrada da Integração. Já que a ligação pela ERS-235 já tem outro nome. E, como disse o prefeito ontem, o Estado destinou esse montante do recurso (cinco milhões) porque a estrada atende dois municípios. Do projeto Pavimenta Turismo este é o maior montante destinado a um único projeto no Estado.

Ordem de início

Ontem pela manhã o prefeito Nestor Tissot assinou o contrato e a autorização para o asfaltamento dos cinco quilômetros da estrada do Caracol. A vencedora da licitação é a Conpasul. O total a ser investido atinge os R$ 9 milhões. São cinco milhões do Estado e o restante do tesouro municipal. Em números redondos são R$ 5.670.716,70 do Estado e R$ 3.690.613,74 do Município. O início da obra deve se dar só em setembro, mas o prefeito reiterou a importância de iniciar e terminar sem interrupção. Logo, até final deste ano a obra deverá estar pronta. Daqui a pouco já servirá de escape para o período crítico do Natal Luz. A ponte que é simples, para passagem de um carro só por vez, também será duplicada. É serviço completo!

Linha Nova

A estrada na Linha Nova que dá acesso ao Parque Olivas também foi licitada e já tem contrato assinado, devendo iniciar nos próximos dias. A vencedora deste trecho foi a Construtora e Pavimentação Pavicon. A previsão é terminar a obra ainda este ano…

Linha Marcondes

Também o trecho de dois quilômetro e meio da Linha Marcondes já foi licitado e o contrato assinado com a Ecopavi Engenharia. Também esta obra deverá ser entregue ainda este ano.

As pontes do 28

Falei ontem com o secretário de Obras, Rafael Ronsoni, quando me atualizou sobre a obra de asfaltamento da Linha 28. Das duas pontes uma está pronta e liberada e a outra bem adiantada. Se tudo andar bem, como está, até o final do ano a ligação ERS-235 a ERS-115 estará toda, ou quase toda, pronta para uso.

Garantia de pagamento

“Isso aqui tu não vai perder um minuto de sono”, garantiu o prefeito Nestor Tissot ao representante da Conpasul, que fará a estrada do Caracol. O prefeito está na marcação para que a empresa se interesse em iniciar e conduzir a obra sem parar. Assim, o recurso que já está disponível é repassado, a empresa fica feliz e os usuários mais ainda.

Linha Ávila X ERS-235

Embora tenha o recurso garantido esta obra deverá ser licitada após o período eleitoral. Mas, já é período curto, diga-se de passagem. Quando nos dermos conta a eleição terá passado. Ainda assim, o início deste trecho possivelmente fique para 2023.

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