Coluna publicada no dia 22/05.
O prefeito Nestor Tissot esteve no estúdio do Integração nesta manhã quando falou ao vivo por mais de uma hora sobre os mais diversos assuntos da administração (matéria nesta edição). Não podemos esquecer que ainda estamos pagando o que aconteceu há um ano. Em comparação com os primeiros meses do ano passado, antes do ocorrido, o município arrecadou cerca de 10% menos em impostos e taxas de toda a ordem. Isso está importando cerca de 16 milhões para o tesouro municipal. De lá para cá a realidade de Gramado mudou significativamente. Assim como o reflexo do ocorrido está presente no dia a dia das nossas empresas, também está na prefeitura. Segundo disse o prefeito os efeitos se estenderão até o fim deste mandato, em 2028. Muita coisa teve de ser replanejada, realocada e adiada. Aqui fora voltamos a faturar em 2025, mas como tínhamos gasto o crédito, agora é só no fluxo de caixa. Mas, vamos que vamos, estamos vivos e logo tudo isso estará completamente superado para quem não perdeu familiares.
No site leiafacil.com.br você pode ver as edições de um ano atrás. A capa em miniatura foi publicada no dia 24 de maio de 2024.

Novo trajeto

O novo Centro Administrativo (ali perto do Pórtico para NP) já está certo que vai ficar para a próxima gestão. Além disso, o ritmo de asfaltamentos no interior também precisa frear. O atendimento geral, de alguma forma será afetado, porém, conforme o prefeito, o mínimo possível. Todo o recurso extra deve ser investido nas contrapartidas que o município precisa dar para obter verbas da União e fazer as obras relacionadas à catástrofe, como: A Estrada Velha; o Bairro Piratini; Três Pinheiros; a ligação Piratini Prinstrop, entre outras.
Eleições gerais
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem mudanças na legislação eleitoral. A proposta agora segue para votação no plenário, onde passará por duas etapas antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.
Entre as principais alterações, o texto prevê o fim da possibilidade de reeleição para cargos do Executivo: prefeitos, governadores e presidente da República. Além disso, estabelece um mandato único de cinco anos para todos os cargos eletivos, incluindo deputados e senadores.
O processo legislativo ainda enfrenta um longo caminho até sua eventual aprovação e implementação. Caso seja aprovado e sancionado, seus efeitos só serão percebidos a partir das eleições de 2034. Uma das vantagens é que teríamos uma única eleição a cada cinco anos e não a cada dois anos como é hoje em dia.
Frei Chico
Muitos assuntos importantes, mas não podemos e nem devemos esquecer o frei Chico. Quem rouba velhinhos e vulneráveis não merece clemência. Bem que tentam nos fazer esquecer. Mas não terão êxito. Agora estão falando em colocar os Correios a ajudar esclarecer os velhinhos sobre os passos para reaver seu dinheiro roubado. Pura balela!
Hora de renunciar
A cada fala o nosso governador repete seu interesse em concorrer à presidência da República. Bem como foi no seu primeiro mandato, quando chegou a renunciar mais de um ano antes de terminar sua gestão. Será que a novela vai se repetir?
Com licença
O Club Med está com a Licença Ambiental para a Primeira Fase da Implantação de um Complexo Imobiliário e Turístico na área definida pelo Plano Diretor como a nova Centralidade de Gramado, Mato Queimado. O grupo francês anunciou o empreendimento em julho de 2023. Os parceiros do empreendimento terão um almoço para convidados no sábado, onde, certamente, serão apresentados mais detalhes. É uma curiosidade geral sobre como e o que vai ser feito na área de 200 hectare. Leia matéria nesta edição relembrando o texto que o JI publicou em 2023.
Perguntinha (s)
Quando é que o Eduardo Leite vai renunciar ao mandato?
Você já esqueceu o frei Chico?
Você ainda enfrenta problemas relacionados à catástrofe climática de um ano atrás?