Posse legal

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 13/11.

O prefeito Gilberto Cezar comemorou nas redes sociais a posse do município à área do Parque do Palácio. Da minha parte teria um centro de eventos ali, mas como isso não ocorreu, que seja um belo parque para o povo aproveitar daqui a 20, 30 anos, se o planeta não esquentou mais alguns graus até lá e a humanidade já tenha sido extinta.

Toma que o filho é teu

Temos vários exemplos de bens públicos que estão desleixados, abandonados, sem manutenção, devido ao alto custo. Até o Caracol poderia ter sido mantido, se na época do Governador Sartori o Constantino tivesse sido um pouco mais rápido. Eu levei a notícia, não deram a mínima. Mas e o Parque do Palácio, esse vai dar certo? Não é o que parece. Ainda que levemos em conta o entusiasmo do Gilberto Cezar, sabemos que sua estadia no cargo é temporária. O Parque do Lago é bem menor, e a prefeitura precisa de ajuda para a manutenção. A atual limpeza está sendo feita por uma empresa da construção civil que está pagando uma contrapartida, cerca de trezentos mil reais.

Nove hectares

É uma área gigante, que há muitos anos recebe investimentos do município em troca de nada. A comunidade nem sabe o que tem lá dentro, só os maconheiros. Nos anos 2004, 2005 ainda se tinha algum evento municipal, lembro de um de Páscoa. Depois disso, só gasto. E, a não ser que me provem o contrário, vai seguir sendo assim, só gastos! Se a limpeza do Lago custa 300 mil, imaginemos aquele. Pelo fim, o Governador deve estar feliz com o negócio feito com Canela. Mas tem uma coisa boa, aquela gramínea exclusiva daquele local, até afogar na capoeira, está preservada.

As vítimas somos nós

Cada vez que se ouve um deputado ou senador falando da criminalidade e das mazelas do Brasil de modo geral, para que ele não tem culpa alguma disso. Pois, é importante a população saber que tudo é culapa exatamente destes dois indivíduos. Eles ‘elegem’ até mesmo os ministros do Supremo. Todos as leis vêm de lá, inclusive a Constituição e suas incontáveis emendas. Se um bandido é preso e solto sem cumprir pena, a culpa é desses dois sujeitos, o deputado federal e o senador.  Se um ministro do STF não te agrada, aos senadores sim, pois além de o terem aprovado, não o cassam.

Como podem ver…

Em votação realizada ontem, o Senado Federal aprovou, por 45 votos a favor e 26 contra a recondução de Paulo Gonet Branco ao cargo de procurador-geral da República. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gonet permanecerá no comando da PGR até 2027. Antes da decisão em plenário, ele foi sabatinado na CCJ, onde recebeu 17 votos favoráveis e 10 contrários.

Operação Koffee Break

Bolsonaro está preso e seus filhos sempre no alvo por seus cargos eletivos. Se eu lhe parecer procurador de todos da família que falam muito, faço a lembrança só para comparar com a família do outro presidente, o Lula. Ontem tivemos mais uma fase da Operação Coffee Break, da Polícia Federal. Ali a coisa é outra: filhos, irmãos, ex-nora; a coisa não é pequena e envolve justamente a Educação. Bem que o Lula sempre diz que este país nunca valorizou a educação.

A saber

Na Operação Coffee Break, deflagrada pela Polícia Federal em 12/11/2025, foram citados a ex-nora de Lula (Carla Ariane Trindade) e o ex-sócio de um dos filhos do presidente (Kalil Bittar). Eles são investigados por suposto envolvimento em um esquema de fraudes em licitações de material escolar, contratos suspeitos de R$ 111 milhões com prefeituras do interior de São Paulo. Os crimes apurados incluem corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Esse Bittar é irmão daquele do Sítio de Atibaia, lembram? E nem vamos falar do Frei, por daí a coisa preteia, ou peteia.

Quebra-quebra

E os índios invadiram a tal de COP 30. Dizem que sem os incluir não há debate sobre a Amazônia, pois vivem lá há mais de 10 mil anos. Também não há debate justo sem a participação dos maiores poluidores, como a China e os EUA. Aquilo só serve para torrar dinheiro, o nosso, e perder tempo.

Dos recordes

O Natal Luz que vai para o Guines como o maior do mundo, medido pela duração, também está vendendo bem. Ontem perguntei ao amigo Celso Fioreze sobre as reservas sua rede de hotéis ao que me respondeu que a ocupação está boa e as reservas ótimas, inclusive para janeiro.

‘Cuida o coração’

Celso também disse que está de atestado por quatro meses porque teve de operar o coração e colocar três pontes de safena. “Cuida o coração”, recomendou. Como sabemos tal cirurgia abre o peito e por isso a recuperação demora um pouquinho. Desejo de rápida e plena recuperação ao amigo Celso.

Perguntinha:

Você vai acampar no Parque do Palácio?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido