O TSE proclamou o resultado da eleição de 30 de outubro esta semana, com a eleição de Lula e Alckmin e aprovou as contas de campanha da chapa. Foi o ato que faltava para, segunda-feira, 12 de dezembro, fazer a diplomação de Lula e Alckmin, que assumem na virada do mês e ano, a Presidência da República.
Em que pese os movimentos patriotas questionando as urnas e o resultado que geraram, nada foi aceito pelo TSE, que rechaçou todas as iniciativas, jurídicas e populares, como era de se esperar. Como disse Barroso: “Perdeu, mané”.
Manifestações
As manifestações se mantém, na esperança de que “algo” possa ocorrer até segunda-feira, dia da diplomação. Penso ser este o limite da grande maioria destes heróis que desde o dia 30 de outubro estão no sacrifício por aquilo que acham correto e certo para o Brasil. Muitos já estão exaustos e muito confusos no meio de um turbilhão de informações que se chocam e sem saber separar o que é verdade e falso. E como imaginar o Lula no comando do País? O povo não o aceita e ele de fato não tem moral. Ser chamado de ladrão não é nenhum demérito, pois ficou quase dois anos preso por isso. Andar junto e nomear seus ex-aliadosnaquelas falcatruas todas causa espécie e horror aos que não o aprovam. Ele não terá sossego nos quatro anos, sendo marcado pelos defensores da moralidade e dos bons costumes. Deus nos ajude!
Casa do Major
Foi disponibilizada à comunidade nesta quarta-feira, o museu Casa do Major. Espaço muito legal que sugiro aos leitores aproveitarem, já que é gratuito. Além de muita história o local é muito agradável, com uma incrível harmonia entre o passado e o presente e a natureza. À frente, a belíssima e moderna Borges de Medeiros, ao lado a surpreendente Rua Torta, ambas lotadas de pessoas com modernos aparelhos digitais em mãos, e no espaço mais de um século de história retratada pelo próprio prédio, com uma bela sacada para a Borges e pelo acervo de itens antigos, que nos conduzem há um tempo tão longínquo, quando tudo era tão precário. E a natureza fazendo companhia com bela árvores e um limoeiro bem típico de uma antiga residência. A Casa do Major é linda!
Patrimônio municipal
A Casa do Major foi adquirida pela Prefeitura em 2009, primeiro ano do prefeito Nestor. Também foi nas suas gestões (está na terceira), que adquiriu o Expogramado e o Parque Hotel, três estruturas que já estão sendo usufruídas pela sociedade. Em 2013 tentou adquirir o “centrinho” comercial da Várzea para um Centro de Saúde, mas a oposição raivosa o impediu. Agora, mais recentemente, decretou de utilidade pública uma área de sete hectares ali perto do Pórtico na saída para Nova Petrópolis, para o Centro Administrativo, bancos e a Rodoviária. E, em entrevista ao vivo aqui no Integração quarta à noite, na inauguração da Casa do Major, disse que está adquirindo o Parque Aldeia do Papai Noel. Assim, o poder público respalda a iniciativa privada e o município cada vez mais encanta o mundo.
Progressistas
Na edição de hoje chegou a vez do prefeito Nestor ocupar o espaço da coluna do Progressistas. Vereador, duas vezes vice-prefeito e no terceiro mandato de prefeito, certamente é uma das mais bem-sucedidas histórias de políticos. Ouvindo-o falar percebe-se o porquê disso. A cada vez que o entrevisto e olha que desde que o Jornal Integração iniciou em março de 2003 foram muitas conversas, me impressiono mais. Diferentemente do que os políticos de esquerda, Nestor faz o que fala. Não mente. Lembro que o Fedoca dizia na sua campanha vencedora de 2016 que seria o melhor servidor público da prefeitura, o primeiro a chegar e o último a sair e depois foi bem o contrário. Já a dedicação do Nestor é muito diferente.
Qualidade de vida
As mais diversas obras de seus governos melhoram em muito a qualidade de vida dos cidadãos gramadenses. “Cortar uma fita de uma obra que vai servir uma comunidade, não tem prazer maior”, é uma das frases dele nesta entrevista ao espaço do partido aqui no Integração. Na entrevista ao programa Progressistas, Nestor incentiva todos a se filiarem a um partido e concorrer aos cargos, como de vereador: “O pior que pode acontecer é você aprender mais alguma coisa que não sabia”, incentiva. Ele explicou que é um aprendizado sem comparação concorrer em uma eleição.
Saúde
Falando sobre o atendimento à saúde da população Nestor mais uma vez demonstra toda a sua preocupação em garantir que todos tenham um bom atendimento quando precisar. “Quem tem dinheiro consulta um médico particular, esse não precisa. Quem precisa do poder público é o mais simples, que muitas vezes não tem nem como sair de casa, porque não tem carro, não tem dinheiro para ônibus”, explicou.
Hortênsias
Valeu a pena esperar. Confesso que fiquei preocupado no ano passado com a poda das Hortênsias no Caminho para Nova Petrópolis, mas a recompensa veio. É encantador! A qualquer hora, de dia ou de noite, é lindo ver este espetáculo da natureza, não somente neste trecho. A quantidade de flores é tão grande que parecem um muro. Obrigado Deus e a todos os envolvidos, com um carinho especial ao Márcia Pottratz, coordenador de projetos, produção e ajardinamento da Prefeitura. Parabéns Márcio!
Meio Ambiente
Há especulação de que a ex-secretária do Maio Ambiente, demitida pelo Fedoca, Cristiane Bandeira, estaria cogitada para voltar àSecretaria. Na época ela estava na conta do MDB, do vice-prefeito Evandro Moschem, que a acolheu e colocou na Câmara de Vereadores onde permanece até hoje como Procuradora (advogada). Ali ela voltou a ter notoriedade nas questões ambientais pela sua participação no Plano Diretor. Vamos aguardar os próximos capítulos!
Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Gramado no último dia 17 de novembro, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 042/2022, de autoria do vereador Joel da Silva Reis (Progressistas), que torna gradual a instalação de câmeras de segurança com leitura facial e de placas veiculares nas dependências de todas as escolas municipais, creches e respectivas cercanias nos limites territoriais de Gramado.
O objetivo, segundo o vereador autor do PLL, é trazer mais segurança pública e das famílias. “A vigilância por câmeras é um dos meios mais eficientes para a prevenção e o controle da segurança. Há legítimo interesse público na diminuição da violência e incidência criminal para a instalação dos sistemas de vigilância eletrônica, com câmeras com leitura de placas veiculares e de reconhecimento facial, como nas escolas municipais e cercanias” afirma Joel. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Mérito e teve parecer jurídico favorável à tramitação.