InícioColunistasLivre ExpressãoPensa numa coisa louca!

Pensa numa coisa louca!

Tempo de leitura: < 1 minuto

No dia da posse, Lula falou que 120 milhões passam fome no Brasil. Sua ministra do Meio Ambiente, repetiu a mentira lá nos Estados Unidos: “No meu país, mais de 120 milhões de pessoas passam fome”, disse, na frente de representantes das mais diversas nações. Até argentinos e venezuelanos se comoveram. Já esta semana o “L” disse que são 30 milhões nesta condição. E foi lá mesmo na Argentina, que amarga uma crise sem precedentes, com 10% da população em estado de miséria, condições de rua mesmo, enquanto o brasil tem menos do que isso de desempregados, que o “L” concluiu que aquele país chegou ao final de 2022 “em uma condição privilegiada na economia”. No Uruguai, quarta-feira, foi que desmentiu seu discurso de posse, reduzindo para um quarto o número de pessoas que não tem o suficiente para se alimentar no Brasil, em comparação ao seu invento do dia que assumiu.

Faz o “L”

O “L” está fazendo de tudo para desagradar a cada um que não tenha votado no seu projeto de socialização do Brasil. Essa da moeda única para os países latinos, iniciando por Brasil e Argentina é o menor dos problemas. Nomear a irmã da Mariele Franco ministra, criar mais 14 ministérios, passar um bilhão de reais para os artistas renomados (só a Cláudia Raia levou 5 milhões), financiar gasoduto na argentina para explorar o gás mais poluente que existe (ou a forma de exploração), entre tantas outras são cusparadas inclusive nos seus próprios eleitores.

E, esta semana, também no Uruguai, surpreendeu atacando o ex-presidente Temer, eleito vice do seu poste, a Dilma, nominando-o como ‘golpista’, pelo impeachment de 2016. O ato em si já vinha chamando de golpe, mas não o tinha atribuído a Michel Temer diretamente até então. Imagino o quanto isso tenha afetado seu partido, o MDB dos Barbalho, Calheiros, Sarnei e outros, que vinham comendo na sua mão.

Quem tem pressa come crú

Lula parece que só tem 30 dias para implantar todos os seus ideais, seus sonhos e tudo aquele que ficou engasgado durante todo o tempo em que esteve preso, quase dois anos. Como ele disse ao ser levado pela Federal na época, “eu vou voltar de peito estufado”. Até aqui nenhuma palavrinha pela apaziguação, muito pelo contrário: ‘M’, e como o ‘L faz M!!’. A briga com Temer que bancou essa semana é algo a ser observado e acompanhado, pois o emedebista já reagiu e parece estar afim de uma boa briga…

Visita a Pedro Bala

Na quarta-feira fui almoçar com o fundador do Olivas Gramado, seu Pedro Henrique Bertolucci, ex-prefeito de Gramado por 4 mandatos. O parque estava fechado para a manutenção naquele dia, só se ouvia roçadeiras… De novidade está sendo montado um atrativo de aventura, bicicleta elétrica aérea, sustentada por cabos de aço, com extensão de 410 metros. Como sabemos, a natureza sozinha justifica qualquer custo financeiro que tenhamos para curtir aquele espaço único. Viver naquele lugar deixa seu Pedro sempre alegre e de muito bom humor. Tá se formando em diversas profissões: engenheiro civil e agrônomo, jardineiro, azeitólogo, cozinheiro e até veterinário. E o olival cada vez mais bonito. Na foto (da Esq/Dir): Seu João Tedesco (Tedesco Eco Park – São Francisco de Paula e Le Boutique Hotel Gramado); Eu; Daniel Santos; Pedro Bala e Fernando Gusen. 

Gramado está próxima de acabar com a sazonalidade!

Ênio Almeida – CEO Grupo Laghetto Golden Multipropriedade

As últimas décadas foram de muito trabalho na promoção e preparação de Gramado como destino turístico referência no Brasil. Não à toa, a cidade se consolidou como um dos cinco principais destinos do país, em muitas épocas do ano sendo o destino top 1.

Hoje, com esta consolidação já conquistada através de investimentos potentes nos setores de eventos, infraestrutura, hotelaria, parques e gastronomia, a cidade trabalha para acabar com a sazonalidade que, por muitos anos, foi uma dor de cabeça para todos.

O objetivo é chegar ao nível dos grandes destinos internacionais como Miami, Nova Iorque, Paris, Londres, Lisboa entre outros, que conseguem manter seu fluxo turístico estável e sem altos e baixos durante todos os 12 meses do ano.

Após o baque dos efeitos devastadores da pandemia para o setor turístico, a retomada começou primeiro em Gramado, graças a estruturação da cidade e seus gestores, e a capacidade de retomar os eventos e reabrir ao turismo, com segurança, muito antes dos demais destinos do país.

Gramado foi modelo e surfou na onda da retomada econômica em meados de 2021, e 2022 foi ano para marcar realmente o reinício das atividades já com a tranquilidade da maior parte da população vacinada.

O ano de 2022, mostrou que Gramado e a região caminham no rumo certo para chegar ao nível onde a sazonalidade não será mais um problema para o turismo. A cidade teve seu maior movimento turístico de todos os tempos recebendo, segundo dados da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias- que monitora os acessos através dos pedágios, aproximadamente 7,5 milhões de visitantes no ano passado. Anteriormente o recorde era de cerca de 6 milhões de visitantes em um ano.

Uma das bandeiras do Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, desde sua fundação em 2016, é justamente trabalhar para ajudar o destino a superar a sazonalidade. Esta é uma das características do segmento da multipropriedade em destinos como Caldas Novas, Olímpia, Nordeste e destinos internacionais onde o modelo de time-sharing está consolidado há mais tempo.

Neste segmento, que cresceu muito em Gramado e região nos últimos quatro anos, existe a garantia de uma ocupação hoteleira e movimento de clientes nos 12 meses do ano. Por exemplo: os já mais de 35 mil clientes do grupo Laghetto Golden Multipropriedades, ocupam um calendário anual completo de vindas a Gramado e Serra Gaúcha. Assim, colaboramos muito para a diminuição da sazonalidade como benefício ao destino. Com novas inaugurações previstas para os próximos anos em Gramado, Canela e Bento Gonçalves, com certeza aumentaremos este fluxo constante.

Segundo relatório da Agência Visão- Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias- pesquisa do SEBRAE baseada em Big Data de operadora de telefonia, 2022 foi o ano em que Gramado recebeu seu maior número de visitantes podendo ter superado mais de 9 milhões de visitantes ao longo dos 12 meses do ano.

O relatório aponta ainda que Gramado recebe anualmente mais visitas que o Museu do Louvre e a Torre Eiffel, e que a sazonalidade com relação aos demais destinos nacionais já é muito menor por aqui.

Para resumir, é importante levarmos em consideração que apesar de todo o contexto econômico desfavorável, o que não é uma exclusividade do Brasil e sim uma realidade mundial, Gramado teve resultados muito positivos em 2022.

Fatores como a diminuição do poder de compra dos brasileiros, o forte reajuste nos valores dos bilhetes aéreos, os altos valores dos combustíveis, pandemia, guerra Rússia-Ucrânia, e muitos outros, impactaram todos os destinos turísticos.

Podemos afirmar que com algumas ações direcionadas, divulgação do destino, abertura para o turismo internacional, chegada de novas marcas, eventos, atrativos e investimentos da iniciativa privada e melhoria no cenário econômico nacional e internacional, Gramado caminha para ser um dos poucos, e privilegiados destinos que acabará com a sazonalidade. Viveremos esta realidade nos próximos anos.

Feliz 2023!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido