O X da Questão

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 21/07.

Quero prestar minha homenagem ao senhor Francisco Valentini, pelos seus 90 anos comemorados ontem, em uma celebração preparada com muito carinho pela querida Inês, sua esposa. Somos vizinhos de parede e meia há 17 anos e, nesse tempo todo, nunca tivemos uma única rusga.

Francisco e Inês são um verdadeiro exemplo para mim, minha esposa e minhas filhas, que praticamente cresceram junto a eles — e agora também para meus dois genros e meu neto. Um casal sereno, pacífico, que irradia harmonia.

Somos profundamente gratos a vocês, Francisco e Inês, e a Deus por nos permitir estar tão próximos. Desejamos muitos anos de vida com saúde, alegria e paz!

Foi um dia lindo, de receber aplausos de familiares e aquele abraço apertados dos amigos. Que isso se repita por muitos anos, Chico!

Perseguição

A perseguição do Judiciário brasileiro — mais precisamente do STF — está tendo capítulos com periodicidade semelhante ao uso de medicamentos: a cada poucas horas.

Nós, brasileiros, estamos assistindo e torcendo pelo país, que está, sim, sentindo o golpe. Taxa de juros a 15%, economia encolhendo e filas nos postos crescendo. Enquanto isso, os brigões passam longe dessa judiaria. Pelo contrário, se aproveitam da crise para lucrar mais.

A diferença entre o discurso e a prática fica evidente com notícias como a da morte da artista Preta Gil. Defendia o comunismo de Lula, mas se tratava nos EUA. O povo, quando o SUS não dá conta, não tem para onde correr.

Imagine, estimado leitor, castigo para eles ter o visto dos EUA bloqueado. Querem estar lá o tempo todo — mas para nós fazem parecer que os EUA são um inimigo a ser combatido. Xingam tudo o que vem de lá, inclusive o dólar, que o maior ladrão do mundo quer substituir. Agora, choram. Chorar é o que resta a nós, que não temos para onde fugir.

Quanto ao impacto geral na economia causado pelo tarifaço, pode chegar, no máximo, a 0,13%, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria. Menos do que Lula joga fora com Janja — que esbanja. Menos também do que roubaram dos velhinhos aposentados, sem que ninguém fosse preso ou sofresse qualquer tipo de perturbação. O pouco que será devolvido virá dos nossos recursos, do Tesouro Nacional — não dos que roubaram.

Serão afetados com o tarifaço os fabricantes de máquinas agrícolas, produtores de carnes e de aviões. Só os bem grandões. E para nós, só pode ser bom: se não puder exportar, fica aqui, mais barato.

E, para surpresa de ninguém, não havia nada no pen drive apreendido no banheiro do Bolsonaro. Mas não é perseguição…

Perguntinha

Você gostou da decoração da temporada de inverno em Canela?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...
error: Conteúdo protegido