Integração 20 anos
Fiquei muito feliz pela oportunidade de homenagear alguns empresários, políticos e personalidades que fazem a diferença na região que habitamos no Jantar dos 20 do Jornal Integração. É preciso ter ciência que a região não é diferenciada pela paisagem, pela natureza. Pelo contrário, se tu deres a área do Olivas de Gramado, ou do Bondinhos Aéreos para alguém sem muita criatividade e iniciativa ele morre de fome. Então, só por esse exemplo, que vale de modo generalizado avaliando a geográfica da Região das Hortênsias, concluímos que a diferença são as pessoas. Graças aos nossos abnegados empresários, trabalhadores honestos e fiéis e aos políticos de linhagem diferenciada, claro, com o sangue dos imigrantes que colonizaram isso aqui sem saber que era impossível é que somos diferentes em termos de desenvolvimento econômico e social.
Reconhecimento
Por isso é preciso que um meio de comunicação com a abrangência que tem o Integração faça esse reconhecimento público. Reunimos empresários dos principais setores da nossa economia, os prefeitos, os quatro deputados estaduais mais próximos, dois deputados federais e o Senador Heinze, vereadores e secretários municipais. Políticos que nos representam e embasam a vanguarda turística da região. São uma espécie de controle que garante o desenvolvimento organizado do empreendedorismo. E estes que estiveram no jantar representam todos os demais, pois é impossível convidar todos.
Caderno especial
O editor Fernando Gusen está preparando um caderno com a história destes homenageados na segunda à noite e dali se terá ainda mais claro o motivo de sermos diferenciados. Em 2018 eu mesmo entrevistei mais de 100 empresários locais, de todos os calibres e publicamos o caderno Compartilhando Histórias de Vida. E estou cada vez mais convicto de que são mesmo histórias de vida, não de empresas apenas. Por isso os detalhes deste acontecimento extraordinário que contou com o espetacular show de Thedy Corrêa – Nenhum de Nós, ficam para aquela edição. Na foto, a Ivanir, Thedy e eu.
Oportunismo
Está na cidade hoje o deputado estadual mais votado na eleição passada, Gustavo Victorino, jornalista. Sobre o assunto ‘escravos em Bento’, ou na colheita da uva, ele deu um discurso muito adequado na Assembleia Legislativa, sobre ‘oportunismo’. Há que se organizar e evitar qualquer tratamento a menos do que ótimo a qualquer pessoa, ainda mais a trabalhadores e neste ponto a fiscalização é bem-vinda. Porém, há muitos, mas muitos mesmo, que aproveitam o episódio para fazer politicagem. Oportunistas de plantão querendo lograr vantagem, como se fosse defensores dos direitos etc. e etc..
No embalo …
“A Câmara de Vereadores de Gramado, por meio de ofício assinado por todos os parlamentares, encaminhou às autoridades da Bahia e de Salvador um documento manifestando solidariedade ao povo baiano em virtude dos últimos acontecimentos registrados na Serra Gaúcha, que envolvem investigações em relação a trabalho análogo à escravidão e manifestações xenófobas direcionadas a cidadãos nordestinos”.
Já não bastasse o Governador Leite, que foi ao encontro do Gilberto Gil “pedir desculpas”, os nossos vereadores nos fazem pagar o mico de estarem se associando à publicidade negativa que o assunto trouxe ao Estado e a Região. Falta espaço para tanta vergonha desses políticos/politiqueiros.
Solidariedade ao povo baiano, seria deixá-los trabalhar. Levá-los de volta sim, é análogo a escravidão.
Leite derramado
O governador Eduardo Leite está na cidade hoje. Tem agenda diversa por aqui e às 16h participa da solenidade de inauguração do acesso ao Parque Olivas de Gramado, na Linha Nova.
A sociedade ainda tem um pouco de resignação em relação a suas atitudes lá na pandemia em 2020, mas é preciso deixar de lado, superar, não adianta chorar o leite derramado. Sabemos que o próprio prefeito Nestor sofreu muito e se indignou à época, mas Leite voltou a ser o governador do Estado e isso precisa ser respeitado e entendido, ainda que os eleitores da região foram vencidos. Devemos dar um desconto, pois muitos erraram na época. Foi um momento ímpar e ninguém, para dizer a verdade, sabia como lidar com aquilo. Aí surfar na onda do fique em casa, como fez o governador e ganhar os aplausos da grande mídia, parecia bonito.
Do limão a limonada
Tu podes não misturar leite no café, mas adora o queijo, então, o leite não pode ser desprezado. E se tratando do governador Eduardo Leite devemos reconhecer a importância da obra asfáltica que liga Gramado e Canela pelo Mato Queimado e Caracol. Essa estrada está muitíssima ligado ao nosso desenvolvimento organizado. Quando sair, ou se sair, o aeroporto de Vila Oliva será ainda mais importante. Além dessa, municipal, tem a ERS que liga Gramado a Santa Maria do Herval, importantíssima! E, o acesso ao Olivas, que será inaugurado hoje e mais um trecho da Linha Marcondes, são frutos do governo passado. Com mais quatro anos pela frente com ele na liderança, o jeito é pensar em como seguir conquistando recursos para o turismo regional. A Região das Hortênsias não pode esperar todo este tempo.