InícioColunistasLivre ExpressãoO diferencial de nossa região sãs as pessoas: Empresários abnegados e trabalhadores...

O diferencial de nossa região sãs as pessoas: Empresários abnegados e trabalhadores honestos

Tempo de leitura: < 1 minuto

Integração 20 anos

Fiquei muito feliz pela oportunidade de homenagear alguns empresários, políticos e personalidades que fazem a diferença na região que habitamos no Jantar dos 20 do Jornal Integração. É preciso ter ciência que a região não é diferenciada pela paisagem, pela natureza. Pelo contrário, se tu deres a área do Olivas de Gramado, ou do Bondinhos Aéreos para alguém sem muita criatividade e iniciativa ele morre de fome. Então, só por esse exemplo, que vale de modo generalizado avaliando a geográfica da Região das Hortênsias, concluímos que a diferença são as pessoas. Graças aos nossos abnegados empresários, trabalhadores honestos e fiéis e aos políticos de linhagem diferenciada, claro, com o sangue dos imigrantes que colonizaram isso aqui sem saber que era impossível é que somos diferentes em termos de desenvolvimento econômico e social.

Reconhecimento

Por isso é preciso que um meio de comunicação com a abrangência que tem o Integração faça esse reconhecimento público. Reunimos empresários dos principais setores da nossa economia, os prefeitos, os quatro deputados estaduais mais próximos, dois deputados federais e o Senador Heinze, vereadores e secretários municipais. Políticos que nos representam e embasam a vanguarda turística da região. São uma espécie de controle que garante o desenvolvimento organizado do empreendedorismo. E estes que estiveram no jantar representam todos os demais, pois é impossível convidar todos.

Caderno especial

O editor Fernando Gusen está preparando um caderno com a história destes homenageados na segunda à noite e dali se terá ainda mais claro o motivo de sermos diferenciados. Em 2018 eu mesmo entrevistei mais de 100 empresários locais, de todos os calibres e publicamos o caderno Compartilhando Histórias de Vida. E estou cada vez mais convicto de que são mesmo histórias de vida, não de empresas apenas. Por isso os detalhes deste acontecimento extraordinário que contou com o espetacular show de Thedy Corrêa – Nenhum de Nós, ficam para aquela edição. Na foto, a Ivanir, Thedy e eu.

Oportunismo

Está na cidade hoje o deputado estadual mais votado na eleição passada, Gustavo Victorino, jornalista. Sobre o assunto ‘escravos em Bento’, ou na colheita da uva, ele deu um discurso muito adequado na Assembleia Legislativa, sobre ‘oportunismo’. Há que se organizar e evitar qualquer tratamento a menos do que ótimo a qualquer pessoa, ainda mais a trabalhadores e neste ponto a fiscalização é bem-vinda. Porém, há muitos, mas muitos mesmo, que aproveitam o episódio para fazer politicagem. Oportunistas de plantão querendo lograr vantagem, como se fosse defensores dos direitos etc. e etc..

No embalo …

“A Câmara de Vereadores de Gramado, por meio de ofício assinado por todos os parlamentares, encaminhou às autoridades da Bahia e de Salvador um documento manifestando solidariedade ao povo baiano em virtude dos últimos acontecimentos registrados na Serra Gaúcha, que envolvem investigações em relação a trabalho análogo à escravidão e manifestações xenófobas direcionadas a cidadãos nordestinos”.

Já não bastasse o Governador Leite, que foi ao encontro do Gilberto Gil “pedir desculpas”, os nossos vereadores nos fazem pagar o mico de estarem se associando à publicidade negativa que o assunto trouxe ao Estado e a Região. Falta espaço para tanta vergonha desses políticos/politiqueiros.

Solidariedade ao povo baiano, seria deixá-los trabalhar. Levá-los de volta sim, é análogo a escravidão.

Leite derramado

O governador Eduardo Leite está na cidade hoje. Tem agenda diversa por aqui e às 16h participa da solenidade de inauguração do acesso ao Parque Olivas de Gramado, na Linha Nova.

A sociedade ainda tem um pouco de resignação em relação a suas atitudes lá na pandemia em 2020, mas é preciso deixar de lado, superar, não adianta chorar o leite derramado. Sabemos que o próprio prefeito Nestor sofreu muito e se indignou à época, mas Leite voltou a ser o governador do Estado e isso precisa ser respeitado e entendido, ainda que os eleitores da região foram vencidos. Devemos dar um desconto, pois muitos erraram na época. Foi um momento ímpar e ninguém, para dizer a verdade, sabia como lidar com aquilo. Aí surfar na onda do fique em casa, como fez o governador e ganhar os aplausos da grande mídia, parecia bonito.

Do limão a limonada

Tu podes não misturar leite no café, mas adora o queijo, então, o leite não pode ser desprezado. E se tratando do governador Eduardo Leite devemos reconhecer a importância da obra asfáltica que liga Gramado e Canela pelo Mato Queimado e Caracol. Essa estrada está muitíssima ligado ao nosso desenvolvimento organizado. Quando sair, ou se sair, o aeroporto de Vila Oliva será ainda mais importante. Além dessa, municipal, tem a ERS que liga Gramado a Santa Maria do Herval, importantíssima! E, o acesso ao Olivas, que será inaugurado hoje e mais um trecho da Linha Marcondes, são frutos do governo passado. Com mais quatro anos pela frente com ele na liderança, o jeito é pensar em como seguir conquistando recursos para o turismo regional. A Região das Hortênsias não pode esperar todo este tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido