O bom Vellinho

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna Livre Expressão – 30/06

Gabriel Bremstrop (Interino)

A presença de um funcionário até o final do seu horário de expediente é uma das principais obrigações, seja na iniciativa privada ou no funcionalismo público. Na segunda-feira (26), uma cena com o vereador Vellinho Pinto sozinho chamou a atenção na Câmara de Vereadores de Canela. A sessão já estava na sua parte final, quando a palavra foi passada para o ex-prefeito e hoje vereador do PDT. Ao seu lado deveriam estar sentados os vereadores Felipe Caputo, Carlão e Jerônimo Terra Rolim, mas ambos já haviam deixado o plenário da Câmara. Mesmo ali sozinho, político experiente que é, Vellinho não baixou a guarda e continuou defendendo suas ideias com muita ênfase e entusiasmo.

Há duas semanas, esta coluna trouxe uma lista mostrando quantas vezes cada vereador de Gramado saiu mais cedo das sessões durante o ano de 2023. Também na última segunda-feira, enquanto defendia o colega Paim por não ter comparecido à reunião sobre o projeto Tarifa Zero, o vereador Professor Daniel, falou sobre o assunto trazido pelo Jornal Integração em relação as “saidinhas” dos vereadores.

“Eventualmente eu também não posso estar presente [nas reuniões]. Quando eu acho que não tenho mais com o que contribuir na parte final da sessão e eu não posso mais falar, eu vou embora, mas tem pessoas que estão preocupadas com isso”, disse o vereador.

No início deste ano, houve uma ocasião em que permaneceram na última parte da sessão de Gramado apenas o presidente Celso Fioreze e o vereador Neri da Farmácia. Os demais parlamentares já haviam se retirado do plenário da Câmara. As sessões, tanto em Gramado como em Canela, ocorrem sempre nas segundas-feiras e duram cerca de duas horas e o regimento interno de ambas permite que os vereadores deixem o plenário após as votações da Ordem do Dia.

Ação

No início da semana houve uma “batalha” de narrativas entre Prefeitura e Câmara de Vereadores a respeito do projeto Tarifa Zero, que até então tramitava na casa legislativa. De um lado o executivo afirmava que o projeto havia sido travado na comissão de mérito porque o relator Rodrigo Paim não tinha comparecido à reunião da tal comissão. Por outro lado, a Câmara agiu de maneira rápida e afirmou que todo o processo de tramitação estava correndo dentro dos prazos estabelecidos pelo regimento interno da casa. O presidente Celso Fioreze chegou a assinar uma nota de esclarecimento onde chamava o Departamento de Comunicação da prefeitura de irresponsável e que a Câmara não iria tolerar intimidações.

Reação

O que ocorre é que após toda a polêmica, o vereador Paim, que de fato não compareceu à reunião da comissão e não havia entregue o relatório, se comprometeu em entregar seu parecer o quanto antes para que a votação acontecesse. Em sessão extraordinária realizada ontem, o projeto foi aprovado por unanimidade. O tom utilizado pela prefeitura pode não ter sido o adequado, porém o resultado foi o esperado pelo executivo e pelos usuários do transporte coletivo.

Paim é presidente

Agora, o emedebista Paim assume a presidência da Câmara de Vereadores por duas semanas durante a licença do vereador Celso Fioreze, que se ausentará dos trabalhos entre 1º de julho e 16 de julho, por motivos particulares. Como a licença é superior a duas sessões plenárias, a Presidência convocará os suplentes. Assumiria a cadeira a suplente Andreia Reck. Porém, por estar à frente da odontologia na Secretaria de Saúde, Andreia fez um acordo e abriu mão para dar oportunidade a outra colega de partido. Portanto, quem ocupará a vaga na Câmara é a suplente Marga (PSDB). 

Região com Bolsonaro

Lideranças de Gramado e Canela se encontraram com o ex-presidente Jair Bolsonaro durante sua passagem pelo nosso estado. O vereador gramadense Roberto Cavallin (Progressistas) entregou a Bolsonaro um livro de Gramado e o convidou para vir a cidade. Outros dois personagens que estiveram com o ‘Messias’ foram os presidentes do Partido Liberal (PL) de Canela, Erni Schäffer, e de Gramado, Tenente Coronel Eduardo Carvalho.

Por falar no PL

Outros nomes de lideranças na cidade também aderiram ao partido. São eles: Beto Tomasini, Wendel Cardoso, Marcos Rodrigues Espetáculo e Iria Souza Pinto. O Partido Liberal de Gramado ainda articula a filiação de outras personalidades políticas do município.

Movimentos

Moacir Jagucheski, assessor da Deputada Federal, Any Ortiz e coordenador regional do Cidadania, esteve ontem na região fazendo contatos e levantando possíveis interessados em se filiar no partido que está se fortalecendo para as eleições municipais do próximo ano. Além de assessor parlamentar, Moacir já foi vereador e prefeito de Parobé.

Mudanças?

A coluna apurou que alguns nomes estão sendo ventilados para se filiarem no Cidadania, dentre eles o ex-secretário de Administração Julio Dorneles, que hoje é filiado ao PT. Outro que estaria abrindo conversas com o partido é o vereador Professor Daniel, que pretende concorrer a prefeito em 2024.

Pediatria 24h

A Secretaria da Saúde de Gramado anunciou na tarde de ontem que agora o Hospital São Miguel conta com o atendimento pediátrico 24h. Segundo o Prefeito Nestor, o investimento para que isso aconteça estará na casa dos R$ 2 milhões por mês. “Enquanto a venda do hospital não se define, nós não vamos medir esforços para continuar melhorando o nosso hospital”, disse o prefeito, que chegou no encontro com a imprensa vindo direto de Brasília, onde esteve apresentado projetos de Gramado. O Secretário de Saúde Jefferson Moschen lembrou que as crianças devem ser levadas ao hospital apenas em casos de emergência, sendo que os pequenas dores e ferimentos leves devem ser atendidos nas unidades básicas de saúde.

Procurada, a Prefeitura de Canela informou que na cidade também acontece o atendimento para crianças 24h no Hospital de Caridade. Primeiro, a criança passa por uma triagem com o médico plantonista e, havendo a necessidade, o pediatra plantonista também é acionado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido