Coluna Livre Expressão – 30/06
Gabriel Bremstrop (Interino)
A presença de um funcionário até o final do seu horário de expediente é uma das principais obrigações, seja na iniciativa privada ou no funcionalismo público. Na segunda-feira (26), uma cena com o vereador Vellinho Pinto sozinho chamou a atenção na Câmara de Vereadores de Canela. A sessão já estava na sua parte final, quando a palavra foi passada para o ex-prefeito e hoje vereador do PDT. Ao seu lado deveriam estar sentados os vereadores Felipe Caputo, Carlão e Jerônimo Terra Rolim, mas ambos já haviam deixado o plenário da Câmara. Mesmo ali sozinho, político experiente que é, Vellinho não baixou a guarda e continuou defendendo suas ideias com muita ênfase e entusiasmo.
Há duas semanas, esta coluna trouxe uma lista mostrando quantas vezes cada vereador de Gramado saiu mais cedo das sessões durante o ano de 2023. Também na última segunda-feira, enquanto defendia o colega Paim por não ter comparecido à reunião sobre o projeto Tarifa Zero, o vereador Professor Daniel, falou sobre o assunto trazido pelo Jornal Integração em relação as “saidinhas” dos vereadores.
“Eventualmente eu também não posso estar presente [nas reuniões]. Quando eu acho que não tenho mais com o que contribuir na parte final da sessão e eu não posso mais falar, eu vou embora, mas tem pessoas que estão preocupadas com isso”, disse o vereador.
No início deste ano, houve uma ocasião em que permaneceram na última parte da sessão de Gramado apenas o presidente Celso Fioreze e o vereador Neri da Farmácia. Os demais parlamentares já haviam se retirado do plenário da Câmara. As sessões, tanto em Gramado como em Canela, ocorrem sempre nas segundas-feiras e duram cerca de duas horas e o regimento interno de ambas permite que os vereadores deixem o plenário após as votações da Ordem do Dia.
Ação
No início da semana houve uma “batalha” de narrativas entre Prefeitura e Câmara de Vereadores a respeito do projeto Tarifa Zero, que até então tramitava na casa legislativa. De um lado o executivo afirmava que o projeto havia sido travado na comissão de mérito porque o relator Rodrigo Paim não tinha comparecido à reunião da tal comissão. Por outro lado, a Câmara agiu de maneira rápida e afirmou que todo o processo de tramitação estava correndo dentro dos prazos estabelecidos pelo regimento interno da casa. O presidente Celso Fioreze chegou a assinar uma nota de esclarecimento onde chamava o Departamento de Comunicação da prefeitura de irresponsável e que a Câmara não iria tolerar intimidações.
Reação
O que ocorre é que após toda a polêmica, o vereador Paim, que de fato não compareceu à reunião da comissão e não havia entregue o relatório, se comprometeu em entregar seu parecer o quanto antes para que a votação acontecesse. Em sessão extraordinária realizada ontem, o projeto foi aprovado por unanimidade. O tom utilizado pela prefeitura pode não ter sido o adequado, porém o resultado foi o esperado pelo executivo e pelos usuários do transporte coletivo.
Paim é presidente
Agora, o emedebista Paim assume a presidência da Câmara de Vereadores por duas semanas durante a licença do vereador Celso Fioreze, que se ausentará dos trabalhos entre 1º de julho e 16 de julho, por motivos particulares. Como a licença é superior a duas sessões plenárias, a Presidência convocará os suplentes. Assumiria a cadeira a suplente Andreia Reck. Porém, por estar à frente da odontologia na Secretaria de Saúde, Andreia fez um acordo e abriu mão para dar oportunidade a outra colega de partido. Portanto, quem ocupará a vaga na Câmara é a suplente Marga (PSDB).
Região com Bolsonaro
Lideranças de Gramado e Canela se encontraram com o ex-presidente Jair Bolsonaro durante sua passagem pelo nosso estado. O vereador gramadense Roberto Cavallin (Progressistas) entregou a Bolsonaro um livro de Gramado e o convidou para vir a cidade. Outros dois personagens que estiveram com o ‘Messias’ foram os presidentes do Partido Liberal (PL) de Canela, Erni Schäffer, e de Gramado, Tenente Coronel Eduardo Carvalho.
Por falar no PL
Outros nomes de lideranças na cidade também aderiram ao partido. São eles: Beto Tomasini, Wendel Cardoso, Marcos Rodrigues Espetáculo e Iria Souza Pinto. O Partido Liberal de Gramado ainda articula a filiação de outras personalidades políticas do município.
Movimentos
Moacir Jagucheski, assessor da Deputada Federal, Any Ortiz e coordenador regional do Cidadania, esteve ontem na região fazendo contatos e levantando possíveis interessados em se filiar no partido que está se fortalecendo para as eleições municipais do próximo ano. Além de assessor parlamentar, Moacir já foi vereador e prefeito de Parobé.

Mudanças?
A coluna apurou que alguns nomes estão sendo ventilados para se filiarem no Cidadania, dentre eles o ex-secretário de Administração Julio Dorneles, que hoje é filiado ao PT. Outro que estaria abrindo conversas com o partido é o vereador Professor Daniel, que pretende concorrer a prefeito em 2024.
Pediatria 24h
A Secretaria da Saúde de Gramado anunciou na tarde de ontem que agora o Hospital São Miguel conta com o atendimento pediátrico 24h. Segundo o Prefeito Nestor, o investimento para que isso aconteça estará na casa dos R$ 2 milhões por mês. “Enquanto a venda do hospital não se define, nós não vamos medir esforços para continuar melhorando o nosso hospital”, disse o prefeito, que chegou no encontro com a imprensa vindo direto de Brasília, onde esteve apresentado projetos de Gramado. O Secretário de Saúde Jefferson Moschen lembrou que as crianças devem ser levadas ao hospital apenas em casos de emergência, sendo que os pequenas dores e ferimentos leves devem ser atendidos nas unidades básicas de saúde.
Procurada, a Prefeitura de Canela informou que na cidade também acontece o atendimento para crianças 24h no Hospital de Caridade. Primeiro, a criança passa por uma triagem com o médico plantonista e, havendo a necessidade, o pediatra plantonista também é acionado.