Coluna Livre Expressão – 28/07
Gabriel Bremstrop
Nestor levou um exemplar do Jornal Integração do dia 14/07 na inauguração dos asfaltos no interior do município para utilizar em seu discurso. O prefeito leu um dos tópicos da coluna Livre Expressão deste dia que abordava o número de quilômetros de asfalto feitos pela antiga e atual administração, 5 km com Fedoca e mais de 50 km em dois anos e meio com Nestor.
É claro que para o público que o acompanhava, o prefeito leu o que lhe favorecia, pois também haviam pontos de críticas pontuais na coluna. Porém, esse gesto mostra que o Integração está presente e ativo na vida comunitária de Gramado. Em Canela não é diferente, vira e mexe o Integração é citado em reuniões e/ou coletivas do executivo, inclusive na última vez que o prefeito canelense falou à imprensa, fez questão de ler o Integração para quem os ouvia.
Discurso de candidato
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o prefeito Nestor já adota um discurso de quem se prepara para se candidatar novamente. Durante inauguração de obras de pavimentação nas Linhas 28, Quilombo e Carahá, Tissot defendeu sua equipe de governo e criticou fortemente a oposição que alega que seu governo só faz asfalto. Além disso, Nestor pontuou dois possíveis candidatos a vereança pelo Progressistas: Carlos Foss e Lucas Roldo.
Tirar a bunda da cadeira
Ao dizer sobre buscas de verbas para o município em Porto Alegre, o prefeito salientou que é importante ‘tirar a bunda da cadeira’. “É por isso que eu digo sobre tirar a bunda da cadeira. Gramado tem uma marca muito forte e nós temos que aproveitar isso. O gestor do município tem essa obrigação de sair da cidade, ele devia estar saindo muito mais do que eu estou saindo, porque todas as vezes que a gente sai da cidade, trouxemos alguma coisa boa para o município”, afirmou Nestor.
Curioso
Chamou a atenção deste colunista a ausência do deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas) na inauguração dos asfaltos. Na quinta-feira (20), foi publicado no Diário Oficial do município o decreto 1.374/2023 que declarou o referido deputado como hóspede oficial de Gramado, com a justificativa de que o parlamentar participaria do evento e de reuniões com o executivo. Lembro aqui, que os hóspedes oficiais têm suas despesas pagas com dinheiro público. Ao ser questionada, a Prefeitura de Gramado informou, através de sua assessoria de comunicação, que o parlamentar não veio a cidade, por isso não participou do evento de inauguração dos asfaltos e das reuniões com o executivo.

Nada de sessão
Os vereadores gramadenses não foram ao plenário na última segunda-feira (24), devido ao recesso parlamentar. As sessões retornam no dia 7 de agosto. Na coluna de semana passada, trouxe a decisão do vereador Neri da Farmácia (Progressistas) de protocolar um pedido para extinguir o recesso de inverno. Para não ser injusto com os demais vereadores e servidores da Casa Legislativa, é preciso que fique claro que o trabalho interno da Câmara continua normalmente, sendo que a única atividade que não acontece são as sessões.
Vai voltar com tudo
Volnei da Saúde, que volta para a Câmara após o recesso parlamentar, colocou o nome à disposição para concorrer à presidente da Casa Legislativa no ano que vem. Para a coluna, Volnei afirmou que sua principal bandeira, caso eleito presidente, será o Hospital Arcanjo São Miguel. “Escutando a vontade do prefeito, de talvez mais para frente acontecer a desapropriação do hospital e o município ficar com a gestão, que encontre uma entidade filantrópica para poder tocar o hospital. Talvez essa será a principal luta de 2024”, salientou Volnei.
Número de Vereadores
Na semana passada, o Jornal Integração publicou a possibilidade de aumento no número de vereadores em municípios da Região das Hortênsias devido ao aumento populacional dos municípios. Na reportagem, o atual presidente da Câmara gramadense, Celso Fioreze (PSDB), afirmou que o assunto não é debatido entre os vereadores no momento. (Relembre a matéria)
A coluna questionou o posicionamento de Volnei da Saúde sobre o tema. O Progressista afirmou que Gramado tem total condições de aumentar o número de vereadores, mas que é preciso cuidado com o inchaço da máquina pública.
“A cidade tem todas as condições de aumentar o número de vereadores. Isso é uma discussão que precisa ser feita entre todos os partidos para que se chegue a um entendimento, mas precisamos ter cuidado com o inchaço da máquina pública, porque ali na frente, a conta vem, e quem paga sempre é o contribuinte. É algo a se pensar e estudar, se fosse para chegar em um entendimento, o máximo seriam 11 vereadores”, afirmou Volnei.
Disputa interna?
Um acordo entre os vereadores determinou que a presidência da Câmara seria um ano para cada partido. Se for cumprido, 2024 é a vez do Progressistas. Como dito, Volnei volta colocando o nome à disposição para concorrer, mas não só ele. Rosi Ecker Schmitt também colocou o nome e confirmou essa informação ao colunista, ou seja, a disputa pela vaga de presidente da Câmara de Vereadores começa com uma ‘disputa’ interna entre colegas progressistas.

(Des) cuidando da natureza
É lamentável o que está acontecendo com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Dutra. Além da falta de manutenção do espaço e dos equipamentos, o esgoto não recebe o tratamento adequado e está sendo despejado em um arroio que desagua na Barragem dos Pinheiros. Uma fonte ligada ao setor ambiental disse: “sentei e chorei por um bom tempo. Matamos Gramado”. (Matéria completa sobre o assunto aqui)
Nas alturas
A página do Jornal Integração no Facebook está com um alcance altíssimo no último mês. As publicações do JI alcançaram mais 2 milhões de pessoas (2.255.780). Foram mais de 341 mil engajamentos nas postagens feitas pela equipe de reportagem do Integração. As 84 mil curtidas na página do Facebook e outras 23 mil curtidas no perfil do Instagram, demonstram que o Jornal Integração Hortênsias é o maior veículo de comunicação da região.
