Como era esperado depois dos 2 a 0 do primeiro jogo o Inter confirmou o título ontem à tarde. Bem normal e completamente dentro do que se poderia esperar de um campeonato tão disputado entre estas duas equipes. Sete edições seguidas como foi com o Grêmio é algo bem difícil de acontecer. A imprensa lembra que lá nos anos sessenta o Inter ganhou oito edições seguidas, mas os tempos são outros, A realidade do futebol mudou, os dois times hoje são muito semelhantes em estrutura e condições gerais.
Parabéns colorados e curtam bastante, porque infelizmente, para a Dupla pouco coisa sobra a nível nacional e menos ainda no internacional.
Sessão ordinária
Os vereadores estão reunidos neste momento para a sessão ordinária da semana, mas não a nenhum projeto relevante na ordem de votações, só burocracias.
O assunto dos vereadores deve ser o São Miguel e a Corsan, normal.
Tramitação
Será lido hoje o projeto do repasse para a União Gramadense de Estudantes, para o transporte dos alunos para cursos técnicos e universitários. Serão 2.777.500,00, 277.750,00 por mês para 700 estudantes entre 14 e 60 anos.
Para efeito de comparação, em Canela o valor ficou um pouco abaixo de um milhão (R$ 939.290,00) para o transporte estimado em 230 estudantes. Observa-se portanto, que proporcionalmente é mais caro.
São Miguel
Na semana passada o assunto sobre o São Miguel era referente aos médicos do corpo clínico que não estavam recebendo seus dividendos em relação a janeiro, e fevereiro. Janeiro ainda era de responsabilidade da prefeitura e ao que o Jornal levantou, foram pagos sexta à tarde.
Enviamos mensagem para saber o fechamento da investigação da prefeitura, para saber porque do atraso no pagamento.
Já sobre assinar com Ana Nery e como fica a partir de fevereiro, a informação é que estão sendo chamados. Alguns já assinaram o novo contrato.
Atendimento
Agora o foco é o atendimento em si, no Hospital São Miguel Uma leitora chamou e o Jornal publicou sábado uma denúncia sobre os atendimentos dos internados e teve repercussão gigantesca com quase trezentos comentários, e nenhum elogio. Há relatos chocantes sobre a nossa casa de saúde. Sinceramente é um exercício penoso ler o que as pessoas passam no lugar que vão para se curar. Que as autoridades leiam e melhorem os procedimentos, pois como está não pode ficar.
Sem prefeito
Esta semana Gramado anda solta. O prefeito Nestor vai a Bonito, Mato Grasso do Sul, cidade turísticas, ver alguns modelos que possam ser aplicados aqui e volta sexta. Já o vice-prefeito está fora do Brasil em atividades de divulgação do município.
Inter-Ação
Os mais de 160 mil seguidores das redes sociais do JI, além de lerem e ficarem bem informados, dão a sua opinião e contribuição nos temas levantados: Nos últimos 28 dias são mais de 3,5 milhões de visualizações nas redes sociais do JI.
No sábado a filha de uma senhora internada no Hospital São Miguel, de Gramado, fez contato para denunciar deficiências de atendimento por falta de profissionais: Quase trezentas pessoas comentaram, trazendo as mais diversas situações que enfrentaram ou ainda enfrentam no hospital: Dany Santos comentou: “Bem assim, este lixo de hospital. Há duas semanas, levei minha mãe, uma senhora de 71 anos, passando mal, vomitando, com pressão baixa e glicose alta. Chegamos lá às 15h e tive que fazer um barraco para alguém atendê-la. Aí veio uma técnica de enfermagem e falou que eu tinha que dar graças a Deus por ter conseguido atendimento, porque em cidade grande ela não seria atendida. Ok, beleza.
No domingo, levamos ela de novo para o hospital com os mesmos sintomas. Fizeram tomografia e exames de sangue, mas já era tarde. Sabe como tirei minha mãe deste lixo de hospital? Dentro de uma caixa de madeira. Minha mãe não resistiu. Bando de incompetentes, todos deste hospital!”
Catigia Godinho Valim comentou: “É melhor eu não comentar o que aconteceu aí em 2022. Mas o médico lembrará do meu nome. Meu marido, até hoje se trata por um erro médico. Esse mesmo médico já errou em outras situações e, sinceramente, ainda continua operando como o ‘ban-ban-bam’. Mas nem tudo é dinheiro… Ele vai aprender. A conta está esperando logo aí na frente.”
Na sexta-feira a reportagem do JI foi atender chamado nas ruas Padre Schol, Padre Anchieta e proximidades, como a Abramo Eberle, no bairro Piratini, que estão remendadas: Joi Moura comentou: “Me falem a verdade: se fosse no centro ou em bairros nobres, teria esse tratamento de descaso? Há mais de 70 dias essa porcaria de serviço continua, e os bueiros estão todos trancados com o material que desceu. Acordem, vereadores e prefeitura! O trabalho de fiscalização de vocês é péssimo. E a falta de água, todos os dias, das 7h às 22h… Quem vai explicar isso?”
Rodrigo Bazzan Pimel comentou: “Gramado virou Remendão…! Tá uma vergonha esse recapeamento da Corsan! Por favor, autoridades e vereadores, tomem vergonha na cara e resolvam isso!”
Na manhã de hoje a comunidade chamou o JI para a frente da Corsan onde um grupo de mulheres esperava para serem atendidas há mais de três horas, com os mais diversos problemas, especialmente falta de água e contas exorbitantes que chegam para serem pagas. Sobre isso, Adriana Cordova de Souza, comentou: Sem contar a sujeira da água, eu moro na rua Acre sou cadeirante e tenho que comprar água pra tomar porque a água vem suja sempre. Tales Buzatti Webler, disse: Moro no Vale dos Pinheiros, chegamos a ficar 3 dias sem água seguidos, principalmente quando tem mais turistas na cidade!!!!Fora que a conta de água está vindo um absurdo de cara, uma pouca vergonha.