Coluna publicada no dia 04/06.

Na sua 8ª edição, o Gramado Summit já alcançou a marca de 20 mil inscritos para o evento de 2025, que começou hoje e segue até sexta-feira. O CEO do evento, Marcus Rossi, celebrou o feito durante seu discurso de abertura, realizado na manhã de hoje no Serra Park.
Para atender às expectativas desse público gigantesco, a programação contará com 300 palestrantes e mais de 500 marcas, entre grandes nomes consolidados e empresas emergentes. Uma das gigantes é a Magalu – Magazine Luiza, que estampou sua presença em todos os cantos do evento. Sua fundadora, Luiza Helena Trajano, foi a primeira palestrante, já que o Governador do Estado não pôde comparecer.
Liderança e inovação
Luiza Helena Trajano compartilhou a trajetória da Magalu, um dos maiores grupos varejistas do Brasil, com mais de 1.300 lojas, 40 mil funcionários e R$ 60 bilhões de faturamento em 2024. Em sua fala, destacou como a empresa realizou a transição do físico para o digital sem perder sua essência e o vínculo com os clientes, fundamentais desde os tempos analógicos.
Talvez a principal mensagem trazida por Trajano neste momento de intensa digitalização e ascensão da inteligência artificial seja a certeza de que as lojas físicas “não irão acabar nunca”. Sua palestra foi inspiradora, repleta de frases de impacto, úteis não apenas para empreendedores de todos os segmentos e estágios, mas também para funcionários de carreira e políticos.
Frases de impacto
Algumas das mensagens da fundadora da Magalu e da icônica Lu são novas, outras já conhecidas, mas todas merecem atenção e reflexão:
• “Escutar o que não quer ouvir te faz melhorar.”
• “O cliente hoje muda em um clique – e de madrugada.”
• “Você quer ser feliz ou ter razão?”
• “Tem gente que adora ter um problema, só está vivo porque não conseguiu morrer.”
• “Quem te irrita, te domina.”
• “A única coisa que não muda é que a gente sempre muda.”
• “Na vida, você não ganha dos dois lados – a gente tem que apostar e pagar o preço.”
• “Evoluir é um caminho sem volta – com calor humano.”
Compromisso com o Brasil
Luiza Helena Trajano se declarou uma patriota fervorosa, afirmando que nenhum evento da Magalu começa sem a execução do Hino Nacional. Ela revelou que pagou um alto preço por ter sido politicamente confundida nas eleições de 2018 e 2022, apesar de nunca ter se filiado a um partido.
Trajano também garantiu que não será candidata a presidente ou senadora, apesar dos inúmeros convites que já recebeu. No entanto, negou qualquer convite para ser vice de Lula. “Pior que eu nunca fui convidada para ser vice do Lula. Eu não quero partido, vamos lutar por esse país,” afirmou.
Perguntinha
Você já se confrontou com a IA?