Feria-dões

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não é comum que dois feriados caiam juntos como agora, mas aconteceu: a Sexta-feira da Paixão e o feriado de Tiradentes se encontraram e, por uma feliz coincidência, englobam a sexta e a segunda-feira. O resultado? Um descanso prolongado de quatro dias, perfeito para movimentar o turismo. E os reflexos já aparecem: a maioria das reservas nos hotéis está sendo feita para quatro noites, garantindo ocupação total. Um cenário excelente para a economia local! E, para melhorar ainda mais, dia 1º de maio será numa quinta, mais uma razão para o turista prolongar a estadia.

Calçadão

Em um post do JI na rede social, com uma foto da Borges de Medeiros de Gramado, Ary Júnior, fez o seguinte comentário: “Imaginei a Borges fechada em um trecho, por um turno, sem carro para transitarmos com tranquilidade. Calçadas lotadas ficam igual ao trânsito, muitos apressados querendo passar”. É uma boa reflexão a ser feita.

A perigosa 373

De longa data a coluna sugere que o município de Gramado assuma o trecho desde a ERS-115 até a divisa com Santa Maria do Herval. Isso não é custo, é investimento em qualidade de vida a todos os moradores da região. Agora não sou eu que falo sobre as condições, mas os próprios moradores aproveitaram o post sobre o acidente de ontem, terça-feira, dia 15, entre o caminhão e o ônibus para trazerem suas dificuldades. E, percebam, está sendo feito um investimento alto e demorado em boa parte do trecho e em termos de segurança só vai piorar, pois vai aumentar ainda mais a velocidade dos veículos. Vejam alguns dos comentários da nossa audiência:

Marlise Marschner

Os ônibus da Gramado Turismo não saem da pista quando param nas paradas e entram na pista novamente sem respeitar o carro que vem atrás, parecem uns amadores no volante.

Thayná Pereira

Eu moro nessa rua e todos os dias tenho medo de ir até a parada pra pegar ônibus pelo simples fato de não ter nem uma calçada direito para transitar. Caminhões passam direto ali e em uma velocidade muito alta e tá aí o resultado, deveriam tomar providências.

Jaqueline Marcadenti

Motoristas de ônibus hoje tem “2/3” que salva, a maioria finca o “pezão” no acelerador sem consciência nenhuma de que as vidas que estão carregando são sua responsabilidade e da empresa. Eles quase tombam o ônibus em algumas curvas e na Viação Férrea quase deixam metade do ônibus para trás no buraco perto da escola, sempre da um estouro quando passa, é um saco depender de ônibus tendo criança!!!!

Carol Oly

Ali neste local nem tem uma parada de ônibus para as pessoas embarcarem, sem nenhum recuo os ônibus param na rua e quem tá atrás que lute, pare, ultrapasse, e o trânsito em toda essa estrada é muito perigoso , nada impede que andem na velocidade que bem entenderem , daí acontece isso pra pior.

Municipalizar é a solução

Gramado é cortada pela ERS-235 e pela ERS-115. É crucial que o município assuma os trechos que abrangem o perímetro urbano, como na ERS-235 desde o bairro Casagrande até a divisa com Canela e a ERS-115 do Centro até a Cristais de Gramado. Fazer destes trechos verdadeiras avenidas, bem cuidadas em todos os aspectos, dando uma boa visibilidade e principalmente segurança a todos transeuntes, aos que estão dirigindo e aos pedestres. No caso da Serra Grande, que está em debate no momento, ela já tem até o nome avenida 1º de Maio, até a Sociedade Independente. Se fosse estadual seria ERS-373. Mas, vamos lá. Este debate temos de manter, pois já é uma questão de vida ou morte.  Desta vez escapamos por pouco de uma tragédia maior, ‘alguém’ superior colocou a mão.

Se Canela ver isso…

A Prefeitura de Gramado entregou as matrículas de propriedade dos terrenos aos moradores dos loteamentos PVC e Emetil. São 80 famílias que estão contempladas. É emocionante ver a foto deles exibindo o documento. Vejamos, isso é bom para todos! Tanto que até o promotor de Justiça foi lá na solenidade de ontem, terça-feira, dia 15, à noite na Sociedade São Luiz. Os moradores estão orgulhosos do seu município, e o município passa a receber IPTU.

Além do discurso

Canela pode olhar para esse exemplo e se ajudar ajudando tantas famílias que, embora tenham pago pelos seus lotes, mesmo que a especuladores e até trapaceiros, muitos deles políticos, ou parentes deles, não tem documentação e muitas vezes são taxados de ‘invasores’. Como Gramado já entregou os primeiros documentos é só seguir este rastro, fazer igual, e resolver um montão de casos semelhantes.

Jornal Integração

A próxima edição diária do Jornal Integração será publicada na segunda-feira (21). Desejo a todos um bom descanso, ou trabalho em paz e prosperidade. Feliz Páscoa!

O programa Chimarrão e Atualidades volta terça, às 7h.

Perguntinha:

Você sabia que é bom tomar um chá de macela após uma barrigada de pinhão, ou de chocolate?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido