Não é comum que dois feriados caiam juntos como agora, mas aconteceu: a Sexta-feira da Paixão e o feriado de Tiradentes se encontraram e, por uma feliz coincidência, englobam a sexta e a segunda-feira. O resultado? Um descanso prolongado de quatro dias, perfeito para movimentar o turismo. E os reflexos já aparecem: a maioria das reservas nos hotéis está sendo feita para quatro noites, garantindo ocupação total. Um cenário excelente para a economia local! E, para melhorar ainda mais, dia 1º de maio será numa quinta, mais uma razão para o turista prolongar a estadia.
Calçadão
Em um post do JI na rede social, com uma foto da Borges de Medeiros de Gramado, Ary Júnior, fez o seguinte comentário: “Imaginei a Borges fechada em um trecho, por um turno, sem carro para transitarmos com tranquilidade. Calçadas lotadas ficam igual ao trânsito, muitos apressados querendo passar”. É uma boa reflexão a ser feita.
A perigosa 373
De longa data a coluna sugere que o município de Gramado assuma o trecho desde a ERS-115 até a divisa com Santa Maria do Herval. Isso não é custo, é investimento em qualidade de vida a todos os moradores da região. Agora não sou eu que falo sobre as condições, mas os próprios moradores aproveitaram o post sobre o acidente de ontem, terça-feira, dia 15, entre o caminhão e o ônibus para trazerem suas dificuldades. E, percebam, está sendo feito um investimento alto e demorado em boa parte do trecho e em termos de segurança só vai piorar, pois vai aumentar ainda mais a velocidade dos veículos. Vejam alguns dos comentários da nossa audiência:
Os ônibus da Gramado Turismo não saem da pista quando param nas paradas e entram na pista novamente sem respeitar o carro que vem atrás, parecem uns amadores no volante.
Eu moro nessa rua e todos os dias tenho medo de ir até a parada pra pegar ônibus pelo simples fato de não ter nem uma calçada direito para transitar. Caminhões passam direto ali e em uma velocidade muito alta e tá aí o resultado, deveriam tomar providências.
Motoristas de ônibus hoje tem “2/3” que salva, a maioria finca o “pezão” no acelerador sem consciência nenhuma de que as vidas que estão carregando são sua responsabilidade e da empresa. Eles quase tombam o ônibus em algumas curvas e na Viação Férrea quase deixam metade do ônibus para trás no buraco perto da escola, sempre da um estouro quando passa, é um saco depender de ônibus tendo criança!!!!
Ali neste local nem tem uma parada de ônibus para as pessoas embarcarem, sem nenhum recuo os ônibus param na rua e quem tá atrás que lute, pare, ultrapasse, e o trânsito em toda essa estrada é muito perigoso , nada impede que andem na velocidade que bem entenderem , daí acontece isso pra pior.
Municipalizar é a solução
Gramado é cortada pela ERS-235 e pela ERS-115. É crucial que o município assuma os trechos que abrangem o perímetro urbano, como na ERS-235 desde o bairro Casagrande até a divisa com Canela e a ERS-115 do Centro até a Cristais de Gramado. Fazer destes trechos verdadeiras avenidas, bem cuidadas em todos os aspectos, dando uma boa visibilidade e principalmente segurança a todos transeuntes, aos que estão dirigindo e aos pedestres. No caso da Serra Grande, que está em debate no momento, ela já tem até o nome avenida 1º de Maio, até a Sociedade Independente. Se fosse estadual seria ERS-373. Mas, vamos lá. Este debate temos de manter, pois já é uma questão de vida ou morte. Desta vez escapamos por pouco de uma tragédia maior, ‘alguém’ superior colocou a mão.
Se Canela ver isso…
A Prefeitura de Gramado entregou as matrículas de propriedade dos terrenos aos moradores dos loteamentos PVC e Emetil. São 80 famílias que estão contempladas. É emocionante ver a foto deles exibindo o documento. Vejamos, isso é bom para todos! Tanto que até o promotor de Justiça foi lá na solenidade de ontem, terça-feira, dia 15, à noite na Sociedade São Luiz. Os moradores estão orgulhosos do seu município, e o município passa a receber IPTU.
Além do discurso
Canela pode olhar para esse exemplo e se ajudar ajudando tantas famílias que, embora tenham pago pelos seus lotes, mesmo que a especuladores e até trapaceiros, muitos deles políticos, ou parentes deles, não tem documentação e muitas vezes são taxados de ‘invasores’. Como Gramado já entregou os primeiros documentos é só seguir este rastro, fazer igual, e resolver um montão de casos semelhantes.
Jornal Integração
A próxima edição diária do Jornal Integração será publicada na segunda-feira (21). Desejo a todos um bom descanso, ou trabalho em paz e prosperidade. Feliz Páscoa!
O programa Chimarrão e Atualidades volta terça, às 7h.
Perguntinha:
Você sabia que é bom tomar um chá de macela após uma barrigada de pinhão, ou de chocolate?