Coluna publicada no dia 30/12.
Esta é a última edição do jornal neste ano, então é hora de fazer uma avaliação. Claro que neste espaço trata-se de uma análise superficial, com o intuito apenas de instigar uma reflexão por parte dos leitores.
Tivemos um ano ótimo, sem nenhuma intercorrência, algo que por si só é capaz de mudar nossas cabeças, afetadas desde 2020, quando a pandemia foi anunciada.
Os números que vêm da nossa mola propulsora, o turismo, também confirmam isso. Tivemos uma boa movimentação de janeiro até hoje, com gradativo crescimento. Faltou um público um pouco mais comprador — constatação de todos os setores — certamente reflexo da política nacional, com a taxa Selic em 15%.
Feliz 2026
A previsão é boa. As reservas para a primeira quinzena de janeiro estão positivas, fazendo lembrar anos “normais”.
As duas prefeituras estão com planejamento muito favorável, com melhoramentos marcantes na infraestrutura pública com potencial para alavancar um crescimento ainda maior de visitantes neste ano. As principais mudanças de Gramado foram destacadas nas últimas edições e, de Canela, estamos reportando hoje, já que o prefeito esteve conosco ontem.
Também por parte da iniciativa privada, muitos projetos iniciados vão tomando corpo e passando a integrar a paisagem.
A mais bonita
Tenho dito que a Borges de Medeiros, de Gramado, é a avenida mais bonita do mundo. Mas há outra com potencial imenso, que pode até superar essa: a Felisberto Soares. O prefeito disse na entrevista de ontem que só depende dos comerciantes a revitalização para realizar a fiação subterrânea. Serão sete meses de calçadas interditadas em cada lado. Os recursos existem para tal. Então?
Reforma Administrativa
Durante este primeiro ano, o prefeito Gilberto Cezar trocou três secretários: dois do Turismo e um de Obras. Todos pediram desligamento. Segundo afirmou ontem, haverá mais mudanças em breve. E ele deu a razão: melhorar os índices e as entregas. Secretários devem estar atentos. Certamente cada um sabe se está ou não entregando, conforme pode e deve.
Leilão de Imóveis Públicos
Na entrevista, o prefeito falou em expandir o Distrito Industrial para atrair empresas. Uma área privada, junto ao atual distrito, estaria sendo loteada em cerca de 40 frações de cinco a 20 mil metros quadrados.
Ele também citou que pretende leiloar algumas áreas do município para que empreendedores possam fazer uso.
Escola Santa Terezinha
Não deu certo com o Ingool, mas vai dar com a nova escola no Bairro Santa Terezinha. O prefeito Gilberto Cezar se mostrou otimista em iniciar um educandário com 600 vagas para o ensino fundamental no bairro onde cresceu e estudou.
Inteirado
De modo geral, o prefeito Gilberto Cezar demonstrou estar inteirado em todos os assuntos, com boa percepção e muito entusiasmo. Quem assistir à entrevista vai notar um prefeito realista, às vezes até supersincero.
Renovado

Com mais de cinquenta anos de atuação no Sindicato Rural de Gramado, Elói Borkert renovou seu mandato como presidente por mais quatro anos. A posse foi realizada ontem e ele, como se vê, estava alegre com o prestígio recebido. Presidentes de sindicatos da região, dois deputados, políticos e associados estiveram presentes para levar seu apoio e reconhecimento. Ao término deste mandato, serão 29 anos como presidente. Parabéns, meu amigo!
30 anos

Também completarei 30 anos de profissão em 2026. Um dos personagens que esteve presente durante todo esse tempo é este aí, o deputado estadual Elton Weber. Eu o conheci em Nova Petrópolis, em 1996, quando era presidente do Sindicato Rural. Depois, ele presidiu a FETAG e agora está em seu segundo mandato como deputado. Em Nova Petrópolis sempre houve a expectativa de que se candidatasse a prefeito, mas isso nunca ocorreu. Sua atuação como liderança regional é notável!
Heitor Schuch

O deputado federal que prestigiou ao Elói Borkert na sua nova posse no STR é ligado ao setor primário e também já foi presidente da FETAG. Como parlamentar mandou 400 mil reais em emendas para Canela e Gramado entre 2024 e 2025. Neste ponto pode ajudar um pouco mais, mas primeiro devemos agradecer o que temos.
Modelos

As duas são exemplos de liderança no setor primário, especialmente na agricultura familiar. Ana Carolina é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e também atua como coordenadora regional. Já Mariana Marcon exerce a função de vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e integra a coordenação regional da FETAG.
Mariana, aliás, é bastante conhecida em Gramado: chegou a integrar a corte da Festa da Colônia.










