
Sexta passada fui conferir o andamento das obras de asfaltamento da ERS-373, que liga Gramado e Santa Maria do Herval. Há máquinas e caminhões no trecho, atuando, por ora, nos encanamentos, fazendo os bueiros nas margens e para atravessar a via. Esta atividade é conhecida como drenagem. Em nenhum ponto a obra avançou além disso. Observamos pequeno número de máquinas e a seguir neste ritmo a finalização não deve ocorrer ainda em 2022.
Sempre Pedro Bala

Meio quieto, mas não assustado ou recluso. Está é focado no seu projeto de vida, no projeto dos seus sonhos. Após dedicar mais de 30 anos à sociedade gramadense, com um mandato de vereador e quatro de prefeito municipal, cuida com muito carinho do Parque das Olivas, ou Olivas Gramado, junto da família. Minha filha, a publicitária Katy (Katieli Scherer), disse quando a levei lá a primeira vez: “Nossa, eu achei que fosse legal, mas não tanto”.
Assim é o Olivas Gramado. Mas Pedro, linda e completa é a Gramado que você deixou para todos nós. Tenho o maior prazer de ser seu amigo e poder reconhecer seus feitos por Gramado publicamente. Hoje muita gente está ganhando dinheiro aqui sem nem dar importância a quem iniciou tudo isso e deu sua juventude a este lugar tão singular no Brasil. Claro que tem muito mais nomes que merecem referência, mas você representa todos, com certeza.
O Voto de Minerva

A conversa de terça passada foi com os vereadores Wendel Cardoso e Neri da Farmácia. Weldel estava de despedida, seus quinze dias na cadeira do PSDB terminam antes da próxima sessão, quando então, assume até o dia 2 de maio, Nilton Germano. Após esta data volta o titular Celso Fioreze. Participou do debate o vereador Neri da Farmácia (PP). Na próxima terça um dos convidados é Nilton Germano.
Distrito Industrial
O vereador Cícero Altreiter manifestou na sessão de segunda-feira, que foi procurado pelo setor industrial a respeito Plano Diretor, projeto que está com os vereadores desde setembro, que este não reserva nenhum espaço específico para a finalidade, ainda que a diversificação da matriz econômica seja tão importante para o município. “O setor está preocupado porque não há espaço destinado para isso quando a matriz econômica diversificada e fundamental”, expressou.
Plano a longo prazo
Conforme o que o vereador e presidente da Câmara falou na sessão de segunda-feira, o Plano Diretor de Gramado não sai tão sedo. Parece que a tramitação dele é o que satisfaz. Tá sendo bom falar disso como o mais importante, mais complexo, mais discutido, mais e mais. Segundo disse, há três anos é estudado por comissões etecetera e tal, e agora já está na mão dos vereadores desde setembro. Particularmente não tenho nenhuma pressa. Mas, se tanto faz como tanto fez, fica parecendo não ser importante, pois se fosse, seria votado e colocado em prática.
Mulher Cidadã
A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (11), de forma unânime, o certificado de Mulher Cidadã nas áreas de “profissionalização e empregos” e “educação”. Receberão as homenagens, respectivamente, a conselheira tutelar Elisandra Teresinha da Silva Chaves e a professora Glorene Raquel Freitas dos Santos.
O certificado a Elis Chaves é uma proposição da Bancada do MDB e de Glorene dos Santos, da Bancada do PT. O título de Mulher Cidadã será entregue em maio durante a Semana Legislativa.
Feira Feito em Gramado
Na mesma sessão, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade uma Moção de Aplausos para a Feira Feito em Gramado, em razão da passagem dos 10 anos do evento. A proposição de autoria do vereador Neri da Farmácia (Progressistas) destaca que a Feira Feito nasceu em 2010 com o intuito de oferecer um espaço para divulgação do trabalho de artesãos e pequenos negócios e hoje está consolidada como uma iniciativa que valoriza os produtos da cidade.
Desde 2015, o evento ocorre simultaneamente com a Festa da Colônia, nos pavilhões do Expogramado. Neste ano, a realização será de 28 de abril a 15 de maio. Uma sessão solene será agendada para a entrega da Moção.
Gramado elege 18 vereadores jovens
Após realizar o escrutínio dos votos, a Escola do Legislativo Ivo Bezzi, anuncia os 18 vereadores jovens eleitos. A iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado mobilizou mais de 1,6 mil eleitores de 14 escolas da cidade: EMEF Gentil Bonato, EMEF Dr. Carlos Nelz, EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho, EMEF Maximiliano Hahn, EMEF Moses Bezzi, EMEF Nossa Senhora de Fátima, EMEF Pedro Zucolotto, EMEF Presidente Vargas, EMEF Senador Salgado Filho, EMEF Vicente Casagrande, EEEM Boaventura Ramos Pacheco, EEEM Santos Dumont, EEEF Nossa Senhora da Pompéia e Escola Ninho.
A escola com o maior número de candidatos foi a Nossa Senhora de Fátima, do bairro Várzea Grande, com 32 estudantes concorrendo. A Senador Salgado Filho, no bairro Piratini, teve o maior número de eleitores, com 322 alunos participantes. A solenidade de posse será realizada na próxima terça-feira (19), na Câmara.
ESCOLAS E TITULARES
EMEF Gentil Bonato – Angélica dos Reis Gross
EMEF Dr. Carlos Nelz – Matheus Sander Boff e Iasmin Silva de Oliveira
EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho – Júlia Gomes Wolker
EMEF Maximiliano Hahn – Katarina Cavallin Obem
EMEF Moses Bezzi – Amanda Pilar dos Santos e Ana Rita de Oliveira Martins
EMEF Nossa Senhora de Fátima – Eduan Bernardes Pereira Ramos
EMEF Pedro Zucolotto – Ana Clara da Silva Sartori Schneider
EMEF Presidente Vargas – Sofia Candiago Tomazelli
EMEF Senador Salgado Filho – Júlia Cardoso e Flávia R. C. Soares
EMEF Vicente Casagrande – Camila Luca de Abreu
EEEM Boaventura Ramos Pacheco – Amanda Tegner
EEEM Santos Dumont – Arthur Morais da Rosa
EEEF Nossa Senhora da Pompéia – Gabriel Bosquetti
Escola Ninho – Vicenzo Henrique da Silva Muraro e Yasmin Falk de Oliveira Gonzaga e Silva
Texto: Cláudio Scherer | [email protected]