Coluna publicada no dia 25/06
Hoje uma cidadã me chamou comentando sobre as visitas aos pacientes da UTI. Ela falava de Gramado, mas a situação é geral. Ao que levantamos, são seis pessoas que cada paciente pode receber diariamente. 4 como acompanhantes se intercalando e dois visitantes. Como são 10 leitos, 60 pessoas transitando.
Consultei um médico para ver a opinião dele a respeito, ao que me encaminhou a seguinte resposta: “A legislação autoriza a permanência de acompanhante para paciente na UTI e também troca de acompanhante, além dos horários de visitas que aumenta o fluxo. Não te espante que também a legislação autorize entrada de au 🐕 au. Sou do tempo que ninguém podia entrar nestes ambientes. Pior é na sala de Parto / Cesariana que entra Pai / Fotógrafa / Filmadora / etc.”.
Para melhor compreensão, esta não é uma crítica do autor à situação. Apenas para conhecimento geral.
Para ficar por dentro
(Texto enviada pela assessoria da Câmara): Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 23, a Câmara de Gramado leu e encaminhou uma série de proposições importantes apresentadas por vereadores da Casa. Ao todo, foram uma indicação (IND), três pedidos de informação (INF) e três pedidos de providência (PRO), que agora seguem para análise e resposta do Poder Executivo.
As iniciativas abrangem áreas essenciais como educação, meio ambiente, segurança, bem-estar animal e gestão de emergências, demonstrando o compromisso dos parlamentares com a melhoria da qualidade de vida da população gramadense. Confira os detalhes:
IND 034/2025 – De autoria do vereador Ike Koetz, sugere a criação do Fundo Permanente para Emergências e Desenvolvimento (FPED-Gramado). A proposta visa garantir recursos contínuos para situações emergenciais e investimentos estruturantes em saúde, educação e infraestrutura. A medida propõe maior estabilidade financeira para a cidade e visão de longo prazo para políticas públicas.
INF 039/2025 – Também do vereador Ike, solicita informações sobre as ações, programas e estrutura da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promovendo a transparência e o controle social das políticas ambientais de Gramado.
INF 040/2025 – De autoria do vereador Rafael Ronsoni, solicita informações sobre a situação dos animais acolhidos no abrigo da Linha 28 e em clínicas conveniadas, incluindo critérios de atendimento, recursos e estrutura disponível.
INF 041/2025 – Apresentado pelo vereador Roberto Cavallin, requer cópias do Plano de Contingência da Defesa Civil e do Plano de Atuação Integrada das forças de segurança. O objetivo é aprimorar protocolos emergenciais e garantir maior preparo em situações de risco.
PRO 105/2025 – De autoria da vereadora Prof.ª Denise, solicita a instalação de faixa de pedestres e sinalização em frente à EMEI Pequenos Passos, no Bairro Mazzurana, garantindo mais segurança para estudantes e comunidade escolar.
PRO 106/2025 – Do vereador Ike Koetz, pede melhorias na estrutura da EMEI Pequenos Gigantes, com foco em acessibilidade, segurança e qualidade de ensino, atendendo às necessidades da equipe pedagógica e das famílias.
PRO 107/2025 – Assinado pelo vereador Pedro Lazaretti, solicita a poda de árvores na Rua Corte Real, no Bairro Piratini, especialmente no entorno das escolas Senador Salgado Filho e Algodão Doce. A ação visa melhorar a visibilidade e a segurança de estudantes, motoristas e pedestres.
A atuação da Câmara reforça seu papel fiscalizador, propositivo e participativo, levando ao Executivo as demandas da população e trabalhando ativamente para uma cidade mais segura, organizada e com políticas públicas eficazes.
Reflorestamento
Deveria de ser a palavra certa para quando estão replantando flores, mas não, diz-se para quando se está plantando árvores.
Mas, o que estavam plantando em Gramado hoje são mesmo flores. Ontem levantei o tema aqui na coluna sobre a Rua Torta, que está só no risco, e hoje desde bem cedo tem uma equipe na Borges replantando flores. Isso virou uma situação que Gramado não pode mais descuidar. Nada deixa uma foto melhor do que com flores no contorno.
Perguntinha:
E se não tivesse a perguntinha?