Nos despedimos hoje do empresário e político gramadense Enoir Zorzanello. Enoir sempre foi ligado ao turismo e era um dos raros, dos pensadores, dos visionários que Gramado teve quando ainda estava a se descobrir a verdadeira vacação do município e muitos não acreditavam no turismo.
Repentina
É verdade que vinha com alguns probleminhas de saúde, mas foi muito rápido o falecimento de Enoir. Ele fez uma cirurgia no joelho na quarta-feira e na quinta já voltou para casa. Até queixava algum mal-estar, mas não no grau que fosse necessário voltar ao hospital. No domingo de manhã, no entanto, teve uma embolia pulmonar, foi levado ao São Miguel, mas não resistiu e faleceu.
Velório
O velório foi no Teatro Elisabeth Rosenfeld, da Câmara de Vereadores, iniciou no domingo, às 14 horas e a cerimônia de despedida foi hoje, às 14 horas. Dali foi levado para o Cemitério Católico São Lourenço, onde descansa em paz.
Empresário
Viúvo da empresária Silvia Zorzanello, fundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos ao lado de Marta Rossi, Enoir deixa os filhos Eduardo e Vinícius (in memoriam), e os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara.
Nascido em Gramado, Enoir era formado em Administração de Empresas e construiu uma trajetória marcante no setor do turismo. Desde jovem, dedicou-se ao desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort), criou a TecnoHotel e esteve na organização, por mais de uma década, do Festival de Cinema de Gramado, um dos principais eventos do calendário cultural brasileiro e que ajudou a criar.
Também foi idealizador do Gramado Cine Vídeo, evento voltado ao cinema universitário e ao mercado de televisão, que por muitos anos integrou a programação oficial do festival.
Político
Como político foi vereador, vice-prefeito e duas vezes candidato a prefeito. Uma das eleições perdeu por 11 votos, mesmo número pela qual concorria. O Enoir foi o cara que ficava entre Pedro Bala e Nelson Dinnebier (in memoriam). Antes de 1996 não tinha reeleição, então o Pedro tentava fazer a sucessão com o Enoir, mas ele perdeu as duas para o Nelson. Uma então por 11 votos e a outra também bem parelho, com menos de 300 votos de diferença.

Emoção
A cerimônia de despedida no início desta tarde foi muito emocionante. O ex-prefeito de 4 mandatos de Gramado, Pedro Bertolucci, que também é concunhado de Enoir, lembrou algumas participações dele relacionadas a Gramado, como os 10 anos em que presidiu o Festival de Cinema e concluiu sua fala com a frase: “Gramado deve muito ao Enoir”. O filho Eduardo definiu o pai como um conciliador, alegre e otimista: “Ele sempre tinha uma palavra de otimismo”, resumiu.
A atual companheira Nigia Gogola relatou seus últimos tempos em vida, do quanto ele defendia e amava Gramado e do seu orgulho pelo filho Eduardo que assumiu o lugar da mãe (Silvia), na empresa Rossi e Zorzanello, quando ela faleceu e se tornou um grande empresário “ele dizia que o Edurado passou (superou) pela mãe”. Nigia também destacou os amigos de Enoir, que eram muitos e de fé, de estar junto sempre.
Luto Municipal
O município de Gramado decretou luto oficial por três dias. Por isso a agenda de eventos destes dias foi transferida.
A Câmara de Vereadores transferiu a sessão de hoje para quinta-feira.
Rede social
Centenas de seguidores do Jornal Integração deixaram suas congratulações à família e o reconhecimento pelo legado de Enoir. Maria De Lourdes Da Rosa, comentou: Meus sentimentos e abraços fraternos para a família. Deus acolha a alma dele com luz e amor. Em 1976 trabalhei no Hotel Serrano antes de inaugurar e depois ele foi gerente geral, super amável, ele e a esposa Silvia, eram super gente fina. Deus o abençoe.
Vera Regina
Bah que triste, ele foi testemunha do meu nascimento na certidão de nascimento, nasci em Canoas, fui registrada em Gramado, Enoir Zorzanello e Vera Grim testemunharam que nasci em Gramado. Um grande homem, assim como a professora Vera Grim um exemplo de mulher.
Ricardo Reginato
Grande perda, um baita empreendedor e homem de ideias, trabalhei muitos anos na sua Terra Turismo, desejo muita luz em sua passagem.