Despedida

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nos despedimos hoje do empresário e político gramadense Enoir Zorzanello. Enoir sempre foi ligado ao turismo e era um dos raros, dos pensadores, dos visionários que Gramado teve quando ainda estava a se descobrir a verdadeira vacação do município e muitos não acreditavam no turismo.

Repentina

É verdade que vinha com alguns probleminhas de saúde, mas foi muito rápido o falecimento de Enoir. Ele fez uma cirurgia no joelho na quarta-feira e na quinta já voltou para casa. Até queixava algum mal-estar, mas não no grau que fosse necessário voltar ao hospital. No domingo de manhã, no entanto, teve uma embolia pulmonar, foi levado ao São Miguel, mas não resistiu e faleceu.

Velório

O velório foi no Teatro Elisabeth Rosenfeld, da Câmara de Vereadores, iniciou no domingo, às 14 horas e a cerimônia de despedida foi hoje, às 14 horas. Dali foi levado para o Cemitério Católico São Lourenço, onde descansa em paz.

Empresário

Viúvo da empresária Silvia Zorzanello, fundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos ao lado de Marta Rossi, Enoir deixa os filhos Eduardo e Vinícius (in memoriam), e os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara.

Nascido em Gramado, Enoir era formado em Administração de Empresas e construiu uma trajetória marcante no setor do turismo. Desde jovem, dedicou-se ao desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort), criou a TecnoHotel e esteve na organização, por mais de uma década, do Festival de Cinema de Gramado, um dos principais eventos do calendário cultural brasileiro e que ajudou a criar.

Também foi idealizador do Gramado Cine Vídeo, evento voltado ao cinema universitário e ao mercado de televisão, que por muitos anos integrou a programação oficial do festival.

Político

Como político foi vereador, vice-prefeito e duas vezes candidato a prefeito. Uma das eleições perdeu por 11 votos, mesmo número pela qual concorria.  O Enoir foi o cara que ficava entre Pedro Bala e Nelson Dinnebier (in memoriam). Antes de 1996 não tinha reeleição, então o Pedro tentava fazer a sucessão com o Enoir, mas ele perdeu as duas para o Nelson. Uma então por 11 votos e a outra também bem parelho, com menos de 300 votos de diferença.

Emoção

A cerimônia de despedida no início desta tarde foi muito emocionante. O ex-prefeito de 4 mandatos de Gramado, Pedro Bertolucci, que também é concunhado de Enoir, lembrou algumas participações dele relacionadas a Gramado, como os 10 anos em que presidiu o Festival de Cinema e concluiu sua fala com a frase: “Gramado deve muito ao Enoir”. O filho Eduardo definiu o pai como um conciliador, alegre e otimista: “Ele sempre tinha uma palavra de otimismo”, resumiu.

A atual companheira Nigia Gogola relatou seus últimos tempos em vida, do quanto ele defendia e amava Gramado e do seu orgulho pelo filho Eduardo que assumiu o lugar da mãe (Silvia), na empresa Rossi e Zorzanello, quando ela faleceu e se tornou um grande empresário “ele dizia que o Edurado passou (superou) pela mãe”. Nigia também destacou os amigos de Enoir, que eram muitos e de fé, de estar junto sempre.

Luto Municipal

O município de Gramado decretou luto oficial por três dias. Por isso a agenda de eventos destes dias foi transferida.

A Câmara de Vereadores transferiu a sessão de hoje para quinta-feira.

Rede social

Centenas de seguidores do Jornal Integração deixaram suas congratulações à família e o reconhecimento pelo legado de Enoir. Maria De Lourdes Da Rosa, comentou:  Meus sentimentos e abraços fraternos para a família. Deus acolha a alma dele com luz e amor. Em 1976 trabalhei no Hotel Serrano antes de inaugurar e depois ele foi gerente geral, super amável, ele e a esposa Silvia, eram super gente fina. Deus o abençoe.

Vera Regina

Bah que triste, ele foi testemunha do meu nascimento na certidão de nascimento, nasci em Canoas, fui registrada em Gramado, Enoir Zorzanello e Vera Grim testemunharam que nasci em Gramado. Um grande homem, assim como a professora Vera Grim um exemplo de mulher.

Ricardo Reginato

Grande perda, um baita empreendedor e homem de ideias, trabalhei muitos anos na sua Terra Turismo, desejo muita luz em sua passagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido