Coluna publicada no dia 02/07.
Os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e de Gramado, Nestor Tissot, estiveram em Brasília ontem para destravar o aeroporto de Vila Oliva. Há meses está tudo pronto, dinheiro empenhado, laudos, projetos, licenças tudo aprovado é por detalhes burocráticos a licitação para a construção das pistas não pode ser lançada.

Através da Assessoria do prefeito de Caxias conseguimos esta foto que registra os dois prefeitos com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o
Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca e a deputada federal por Caxias do Sul e região, Denise Pessoa. Nossas autoridades também estiveram na Secretaria Nacional de Aviação Civil, que é onde trabalham os técnicos do setor.
O prefeito de Gramado viajou segunda-feira e voltou hoje cedo até Porto Alegre, onde teve reuniões durante esta tarde e em seguida iniciou retorno.
Vila Oliva e entorno
São perto de 200 milhões de reais que estão livres para serem utilizados na infraestrutura do aeroporto de Vila Oliva, restando pequenos pontos que devem ter sido esclarecidos nestas reuniões de ontem.
Revolução
Caso isso se encaminhe, como esperamos que ocorra, além destes 200 milhões tem as estradas de acesso. De Caxias a Vila Oliva são 40 quilômetros que deverão ser duplicados, e um trecho, desviado do centro de Fazenda Souza, que fica neste caminho. A Ponte que liga a Gramado é uma obra faraônica e que vai movimentar muito. Além disso, o Estado, representado pelo Governador Eduardo Leite garantiu que vai asfaltar todos os acessos ao aeroporto da Serra, a ponte, a estrada até Caxias e até São Francisco de Paula e Canela lá pelo Lajeado. Estas todas já foram estadualizadas e, portanto, sob responsabilidade do RS.
Sobre o assunto
O Prefeito Nestor volta hoje e certamente vai esclarecer os detalhes sobre as reuniões em Brasília. Esperamos que as boas notícias se confirmem.
Recuperação

O político e empresário Celso Fioreze teve um problema de saúde e está em recuperação, em casa. Falei com a família ainda hoje e as notícias são muito boas: “Está melhorando a cada dia mais”, disse sua filha Carol. Celso se sentiu mal no dia 20, quando foi levado ao Hospital São Miguel com febre alta, pressão baixa e queda de sensório, por causa de uma pneumonia, que evoluiu para um quadro de sépsis urinária e ficou internado na UTI por uma semana. Esperamos que em poucos dias possa retomar a vida normal, com plena saúde.
No mundo político
Nos bastidores da política de Gramado alguns movimentos interessantes, mas que chamam maior atenção de quem vive a expectativa de um milagre. Não fizeram votos o suficiente e agora querem levar no tapetão. Lembro que na legislatura passada já foi assim, quando o PP sonhava em ter uma das três cadeiras do MDB na Câmara porque o Flávio Souza, candidato a vereador e ex-secretário de Obras, fez um vídeo em uma das suas obras, pedindo votos.
Será que esse povo não sabe perder?
Agora é o PSDB que quer uma das cadeiras do PP, pedindo anulação dos votos do União Brasil e assim gerando um recálculo geral da eleição. Bobagem. Primeiro que todos os partidos colocam mulheres só para preencher o número mínimo porque não têm quem queira de fato concorrer. Segundo que este tipo de processo tramita mais tempo do que uma gestão de quatro anos. Vide o caso do deputado federal Maurício Marcon, de Caxias do Sul. Ele foi cassado por isso, teve uma candidata da chapa que fez 4 votos, recorreu há mais de um ano e não se fala mais nisso, enquanto o mandato se aproxima do final. A mais o Ministério Público deu parecer favorável. E daí!?
Perguntinha:
Você acha que o Aeroporto Regional da Serra agora vai?