Complexidade

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 05/06.

Louvável a coragem com a qual Jean Spall vem enfrentando a complexidade da Secretaria de Saúde de Canela. Tenho certeza de que sua maior dificuldade é em razão da expectativa que a população tinha para uma nova gestão administrativa. Até porque, de fato, também foi uma das bandeiras dos então candidatos. Lembro que o prefeito citava exatamente a questão da falta de pediatras, que isso o preocupava. E assim segue até hoje. Nesta manhã, por mais de uma hora, Jean Spall concedeu entrevista aqui no Integração e não se furtou de nenhum assunto.

Precariedade herdada

O próprio Jean admitiu que este pode ser o principal motivo das insatisfações, na entrevista de hoje de manhã aqui no Integração. “É possível que isso seja um reflexo ainda daquilo que se falou em campanha, porque, na verdade, esse foi um dos assuntos muito pautados na campanha política, a questão da saúde. Porque a secretaria já vinha numa precariedade, e eu posso te afirmar isso pelo estado em que eu peguei a Secretaria. Hoje já temos feito alguns avanços na reorganização da Secretaria.” Spall explicou que os próprios servidores que remanesceram para a sua gestão dizem que “estava impossível trabalhar da forma que ela estava”. O que Jean detectou foi mesmo falta de liderança à época, “sem decisões, ou tomadas pelos próprios servidores”.

Déficit orçamentário

Para dar conta das principais demandas da secretaria, pelos cálculos de Jean, precisaria arranjar mais R$ 16 milhões, além do que está orçado.

Enfermeira Cristina

A enfermeira Cristina foi colocada para dentro da Secretaria, onde atua em diversas pontas, inclusive no projeto Melhor em Casa, onde faz visitas nas residências dos pacientes. Segundo Jean, sua transferência foi por uma questão de estratégia para aproveitar melhor seus conhecimentos, e ela está feliz com a nova função. “A gente trouxe ela para dentro da gestão para aproveitar melhor o serviço dela, não apenas como enfermeira, mas aproveitar a capacidade de gerenciamento que ela tem, e ela está bem contente (…) e tem dado suporte para todas as unidades de saúde.” Jean garantiu não se tratar de retaliação por ela ter concorrido a prefeita: “de forma alguma”, conforme tinha suposto o vereador Leandro Gralha (MDB) na sessão de segunda-feira. “A ideia é que os curativos sejam feitos em todas as unidades de saúde”, disse sobre a especialidade dela em tratamento de feridas. Cris também participa da Central de Auditoria, que, entre outras funções, faz encaminhamentos para requisição de exames.

Ciúme de homem

Sobre as críticas mais contundentes de Gralha, na sessão de segunda-feira, quando o edil chegou a chamar o secretário de incompetente, Jean respondeu que quem de fato não teve capacidade para se manter naquele cargo foi o vereador. Jean disse que, em 37 anos de carreira, já é a terceira vez que está no cargo de secretário da Saúde, e salientou: “nunca fui preso” (em alusão ao vereador, que enfrentou sete dias de prisão quando estava neste mesmo cargo, na gestão passada). Jean falou sobre redução de custos que estão sendo feitos na secretaria: “Aliás, custos que ficaram de contratos que foram feitos na gestão deste cidadão lá no hospital, que nós tivemos que refazer para reduzir os custos, inclusive, porque foram contratações que ele fez com valores acima do que nós contratamos hoje. Então ali talvez se explique algumas coisas, né?”, questionou. “A pior coisa que se pode ter é homem com ciúme de homem, e me parece que é o caso, sabe? Eu acho que este é o caso específico deste cidadão, que passou pela secretaria, não disse a que veio, nunca se inteirou de orçamento, nunca se inteirou de programa nenhum na Saúde, e agora vem aí, como vereador, infelizmente eleito pela população, que talvez tinha que ter pensado um pouquinho melhor na hora de aplicar o seu voto.” Jean desconfia que Gralha pode ter vontade de voltar lá para a secretaria, mas que não tem capacidade para isso.

Demora para as consultas

Jean Spall confirmou que algumas consultas estão demorando perto de um mês para serem feitas. Porém, segundo explicou, isso não se dá por falta de médicos, mas sim por falta de espaço físico para que eles possam fazer as consultas. “A questão de falta de médicos, não. Nós não temos hoje é espaço físico para pôr mais médicos. Aliás, nunca se teve tanto médico dentro da secretaria como nós temos hoje. Todas as salas que temos hoje, em todos os horários, estão com médicos. Então, não é falta de médico, é falta de espaço físico.” Já para resolver isso, o secretário ainda não tem uma solução imediata, pois, segundo explicou, é preciso que seja um espaço adequado para que possa ser alugado para o fim, e as construções de novas salas junto aos postos são demoradas. “Não é qualquer casa, qualquer sala que tu consiga fazer uma estrutura de saúde, pois tem regras e normas para isso”, explicou. “Estamos trabalhando na construção de espaços novos para poder ter mais atendimento à população. Isso é o que nós vamos fazer em breve, já têm até espaços licitados”, garantiu.

Relação com prefeito

O secretário de Saúde, Jean Spall, comentou que sua relação com o prefeito, Gilberto Cezar, segue como sempre foi: tranquila. E que o cargo, no entanto, é do prefeito, único que pode demiti-lo, se for o caso. Até lá, vai cumprir a missão que lhe foi dada. “A minha relação com o prefeito é tranquila, boa. Nós temos algumas situações de conversas frequentes com relação a estes atendimentos, de recursos, enfim, nossos temas são esses”, disse. “Digo com muita sinceridade: se tiver alguém que esteja lá, apto para assumir a secretaria, que fique muito à vontade. O prefeito tem toda a liberdade para me substituir a hora que ele quiser. Eu não tenho esse apego ao cargo. Como eu disse, eu fui para a secretaria para poder ajudá-lo, e no momento que ele achar que eu não estou ajudando, é só ele me substituir. Eu sou funcionário de carreira, volto para o meu cargo, não há problema nenhum. Não estou ali por beleza, nem por vaidade, estou para tentar fazer o melhor para a cidade”, explicou Jean.

Transporte e favores políticos

Jean Spall garantiu que o transporte de todos os que estão fazendo tratamento em outros municípios segue garantido. Que os contratos não foram renovados por alguma razão, em que pese encaminhado dia 27 de janeiro, mas que está sendo feita contratação emergencial para cumprir a demanda. Que, nos cinco primeiros meses da gestão, 10.231 pessoas foram transportadas para os mais diversos municípios, buscando os serviços de referência, para tratamentos especializados. “A gente enfrenta um problema criado no passado, com pessoas que não são preconizadas pelo SUS, de plano de saúde e de particulares, que isso foi por favores, creio que políticos, que se criou dentro da secretaria. E que hoje a gente tem de dizer não para estas pessoas, e é ruim dizer não, mas é necessário porque a gente não tem mais condições de atender toda a população da forma como vinha sendo, pela demanda altíssima”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido