InícioColunistasLivre ExpressãoCanela é um município sem o custo de um vice-prefeito

Canela é um município sem o custo de um vice-prefeito

Tempo de leitura: < 1 minuto

Audiência Pública

A Audiência Pública sobre a criação de mais duas Secretarias e mais alguns CCs pode sinalizar uma mudança de conduta por parte do Governo em eventos como este. Mal lembrou aquela fatídica Audiência sobre a permuta do Centro de Feiras por um Centro de Eventos e Convenções no Parque do Palácio, quando só tinha oposição, só contrários de carteirinha, defensores da gramínea única em perímetros urbanos daquele local, como disse um dos manifestantes. Aí eu pergunto: Será que o projeto das duas novas Secretarias é mais importante para o Governo do que aquele da permuta? Olhando por este ângulo realmente poderia, então, se concluir que a criação das Secretarias e vagas para CCs é uma ação eleitoreira. Como, no entanto, ainda estamos longe da eleição eu prefiro avaliar como uma ação pró desenvolvimento organizado do município. Há muitas lacunas, muitos projetos encalhados e a vinda de novos servidores é para dar conta disso. Não é plausível que a Secretaria do Meio Ambiente tenha que cuidar do trânsito e da fiscalização, por exemplo.

Também na Câmara

Também nas sessões da Câmara de Vereadores têm se percebido uma postura mais firme por parte dos vereadores de situação em defesa do Governo. Principalmente através do Líder de Governo, Roberto Danany e pelo secretário da Mesa Diretora, Alberi Dias. O presidente da Câmara, Jefferson Oliveira, também parece estar com mais ânimo nos últimos dias.

“E eu vou fazer o sucessor!”

Havia um descontentamento de vários membros do MDB de que o prefeito Constantino teria largado a questão sucessão às traças. Algumas atitudes suas eram entendidas até de que ele não pretendia a sucessão e vários inclusive já se articulavam para deixar o MDB e buscar espaços em siglas diferentes. A partir da entrevista ao Integração no dia 16 de maio quando repetiu com convicção que faria o sucessor, aparentemente o MDB se acalmou.

Turbulências e trepidações

É natural que um governo sem a possibilidade de reeleição anima mais os setores políticos. Todos sabem, e levam em conta, que o próximo prefeito está solto, não poderá mais ser o mesmo na próxima eleição. Claro que como o MDB é o maior partido do município também é o que mais faz barulho. Os demais partidos igualmente, todos querem encontrar os calos e apertar. É só ver o comportamento do PSDB no primeiro mandato do Constantino e agora. Claro que o vice agora percebe que sua hora pode estar chegando, coisa que até 2016 não se cogitava. Dali se as atitudes do vice caem no nosso agrado, ou não, é outro papo. Ele precisa cuidar do seu futuro.

Canela é um município sem o custo de um vice

Assim como em março quando retirou os projetos do Governo da Câmara, o então vice-prefeito surpreendeu mais uma vez esta semana, quando, segunda-feira, protocolou sua renúncia na Câmara de Vereadores. São ações que visam o seu futuro político. A primeira ação, de retirar os projetos, foi desleal, sem razão. Já a renúncia, esta é de sua livre escolha. Como diz o ditado: os incomodados que se retirem. Na real, está super na hora de mudarmos a lei para que vice que não assume nenhuma função não seja remunerado. Um vice que não assume função pode seguir suas atividades particulares normalmente. Ele não precisa ficar sentado, como um jogador de futebol reserva, esperando para ser chamado. Tanto é que na prática esta é a única coisa que mudou em Canela a partir de segunda-feira: O município não paga mais salários de vice-prefeito.

Mandato de Alberi Dias volta a ser discutido

O novo promotor de Justiça de Canela, Matheus Generali Cargnin, manifestou-se pela anulação da sessão de 30 de junho de 2022, que decidiu pela não cassação do vereador AlberiDias, julgado por decoro parlamentar no âmbito da investigação da Polícia Civil, Operação Caritas. Naquela sessão, 7 vereadores votaram pela cassação quando eram necessários 8 votos para completar os dois terços de 11 que compõem o legislativo canelense, para que o vereador perdesse o mandato. Uma ação popular foi interposta por entender que o próprio Alberi não poderia participar da votação e o Juiz da Comarca, Vancarlo Anacleto, em liminar, anulou a sessão dando quinze dias para a realização de uma nova. No recurso a defesa do vereador obteve vitória no Tribunal de Justiça em Porto Alegre, por entenderem que o voto do Alberi não era decisório. A consulta do Juízo ao MP se dá para a decisão de mérito do referido processo, que deve sair nos próximos dias. O promotor Matheus Generali Cargnin entende que o voto de Alberi foi sim decisivo, eis que, caso chamado o suplente, conforme prevê a constituição, ao seu entendimento, este poderia votar pela cassação e completar os 8 votos necessários.

Assim, aguarda-se a decisão do Juízo. Desde logo apontando que o vereador, caso tenha decisão desfavorável, o que é até provável, já que o Juiz já decidiu pela anulação da referida sessão na liminar, poderá recorrer e assim, protelar uma decisão definitiva até o transito em julgado. 

Trâmite técnico

O tramite de um processo como este do Alberi Dias parece mera formalidade. Na prática pouco efeito pode ser conseguido. Se um dia ocorrer uma nova sessão, a tendência é der ser absolvido novamente. Chamar um suplente, me parece algo errado. Se ele próprio não pode votar por ter interesse na causa, o mesmo poderia se dizer do suplente, eis que se o acusado for cassado, fica ele com a vaga. Olhando de forma ampla sobre o mérito de toda a celeuma, não há um único processo contra o Alberi derivado da Caritas, logo, como poderia perder o mandato e ficar 8 anos inelegível? Me parece ser função da sociedade, do eleitor, decidir se a partir de 2025,Alberi será vereador ou não. Principalmente porque este processo ora em andamento vai transitar em julgado só depois de terminado o mandato e assim perderia o objeto.

Sob medida

Segunda à noite, a Sicredi entregou a nova sede aos associados de Canela. Uma belíssima agência com mais de 700 metros quadrados. Há 11 anos quando chegou a primeira agência do município eram 300 associados e hoje são 5.700. A participação do mercado financeiro é de 35% no crédito (empréstimos) e 22% nos depósitos (poupanças). Porque uma sede deste tamanho se 90% dos clientes acessam os serviços digitalmente? Como explicou o diretor Executivo, SolonStapassolaStahl, há coisas que só o olho no olho resolve e é esse exatamente o diferencial da Cooperativa em relação aos bancos, o relacionamento, o toque humano. Falaram muito em humanizar naquela solenidade e em todas da Sicredi que acompanhei nos últimos tempos. A Sicredi se oferece para funcionar como uma espécie de consultoria, principalmente para investimentos maiores, como é no caso dos empreendimentos turísticos.  “E isso é de humano para humano”, explicou Stahl.

“Uma cooperativa deve ser do tamanho que os associados querem”, expressou o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmid. Para ele uma comunidade melhor se dá através de pessoas melhores, por isso o forte investimento da Sicredi na formação de pessoas através da educação, apoiando programas educacionais e iniciativas sociais para a formação de pessoas com capacidade de liderança. Por isso Schmidt se disse feliz pelos 5.700 associados de Canela, mas ressaltou que é muito mais importante o impacto social que a Sicredi promove, eis que uma sociedade melhor se faz com pessoas de princípios e valores diferenciados e que não basta cooperar, pois bandidos também cooperam entre si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido