
Semana Legislativa
Nossa Câmara de Vereadores aproveita a 12ª Semana Legislativa para prestar homenagens (Matéria nesta edição). A sessão de segunda-feira também foi deslocada para o Centro de Cultura da Várzea Grande, no Vale das Montanhas. Nesta ocasião foi homenageado o Empresário Destaque do ano, Jorge Maldaner, proprietário da MDR Gestão Contábil. Jorge é natural de Gramado e desde cedo se dedica muito aos estudos, sempre direcionados para a contabilidade e ao cooperativismo e também desde jovem dedica parte do seu tempo a atividades sociais através de entidades como a APAE – onde participa desde 1997, quando tinha 25 anos e segue até hoje -, Visão, GramadoTur, entre outras. Na sua fala, Maldaner destacou a realização humana que causa o trabalho voluntário e sugeriu que cada um de nós dedique algum tempinho do seu saber ao social, aos outros. “Nós não nos voluntariamos para os outros, nos voluntariamos a nós mesmos”, exemplificou. Através deste destaque a coluna se associa às demais homenagens, todas muito bem-vindas e oportunas, não somente aquelas da Câmara, mas todas, como o projeto Gramado e Suas Mães de Sempre, que teve a segunda edição ontem à noite, numa parceria da Recreio Gramadense e a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA)

O tempo não para
No aniversário do Júnior, encontrei o Walter Guizardi. Conheci o Walter, e a esposa Jandira, em 1997, na delegacia de Polícia de Nova Petrópolis, onde ele atuavam como inspetores e eu como repórter. Depois eles vieram para Canela e Gramado e eu vim atrás, com o Integração. Não nos ‘desgrudamos’ mais. Hoje ele e a esposa Jandira estão aposentados, só curtindo, eu ainda estou peleando na mesma seara. Fica o registro de uma amizade que estimo muito. E obrigado pelo churrasco Júnior, pode convidar sempre…

Festa da Colônia
Como dizem que tudo o que é bom dura pouco, está chegando a hora de dar tchau para a Festa da Colônia e para a Feito em Gramado. É o último final de semana, então ainda dá para aproveitar mais um pouco e que fique mesmo o gostinho de quero mais. Aproveito para publicar a foto do flagrante de uma conversa entre o Secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elói Borket, no dia da abertura do evento.
Também nesta ocasião registrei o abraço dos patriotas vereador Roberto Cavalin e o deputado federal, Bibo Nunes.


Nestor Trator Tissot
Na sexta passada ficamos por quase duas horas conversando na Rádio Integração Digital, ao vivo. Demos uma percorrida nos principais assuntos da administração, de ponta a ponta. É admirável sua dedicação a Gramado e a disponibilidade que ele tem para falar sobre cada detalhe para deixar a população bem a par de tudo. Quem ainda não viu, a live está salva no Facebook do JI.
Comprar o São Miguel
Nesta conversa o prefeito cogitou até em municipalizar o São Miguel. Nestor foi lá ver como está funcionando o nosocômio e gostou do que encontrou e garantiu que, se for para manter o bom atendimento, pode até comprar o São Miguel (Matéria nesta edição).
Reeleição
A legislação lhe permite concorrer à reeleição no ano que vem. E foi nesta entrevista a primeira vez que Nestor fala abertamente que pretende fazer isso junto com o vice Luia. Caso vença o pleito (será?), se tornará pela quarta vez prefeito de Gramado, igualando-se ao feito de Pedro Bertolucci.
Água benta
Casualmente enquanto aguardava sua homenagem, Jorge Maldaner teve de ouvir o embate entre os vereadores da situação e oposição, que chegou até a ser um pouco mais forte do que a média, já que estão discutindo o projeto de criação de 31 vagas de CCs. Meio constrangido, o presidente Celso Fioreze tentou justificar aos convidados o tratamento áspero entre os vereadores e usou a expressão “aqui não se usa água benta”.
CCs com formação
A oposição calca sua posição contra a contratação de CCs pela prefeitura dizendo que a remuneração seria a maior do que a relativa exigência de formação curricular. É uma discussão perigosa. Daqui a pouco para ser vereador também se abre esta discussão. E mais, quem usou cargo no governo Fedoca, tem habilitação para tais questionamentos? Vou pelo viés do presidente da Visão, Rodrigo Pazetto, entidade que indicou o empresário Jorge Maldaner para ser homenageado, que naquela mesma sessão deu uma aula a este respeito: Pazetto explicou que Gramado tem inteligência e forma de se entender, inteligência prática e cultural, não de formação acadêmica e que tem, o município, a matriz econômica que todo o mundo quer copiar. Como ele responde aos que lhe perguntam o que Gramado tem de diferente: “O que eu costumo responder é que Gramado tem inteligência, é isso que nos une de uma maneira muito interessante. E não é só inteligência individual, a gente tem uma forma de se entender que tornou a comunidade no que ela é. Então a gente tem diversas inteligências e a gente não está falando de inteligência acadêmica, a gente está falando de inteligência prática, a gente está falando de inteligência para resolver problemas do dia-a-dia, que é o que todo mundo precisa”.